Imagine que você deixou o cargo de líder para trabalhar em outra empresa. Sua
meta era mostrar um bom desempenho e, consequentemente, alcançar um cargo de
gestão novamente. Porém, seus planos não foram concretizados. E agora, o que
pode ter acontecido?
De acordo com o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, há cinco
motivos que podem explicar a situação, sendo que eles estão ligados ao
comportamento, aos relacionamentos ou à mudança.
Motivos
A primeira razão apontada por Abrileri, para o profissional não conseguir ocupar
o cargo de liderança no novo emprego, é a mudança de segmento. "O profissional
estava atuando em um determinado mercado e agora resolveu ir para um segmento no
qual não tem domínio. Diante desse cenário, não há como ocupar um cargo de
gestão".
Já o segundo motivo pode estar relacionado ao local anterior de trabalho. "Se a
pessoa atua em uma instituição por muito tempo, é natural que ela consiga a
ascensão profissional de forma mais rápida, uma vez que, durante esse período,
houve a criação de alianças estratégicas".
Além disso, Abrileri destaca que a interação com os colegas e com o chefe também
pode ser um fator determinante. "Em uma nova empresa, os colegas de trabalho são
outros e pode ou não haver empatia e interação. Com o chefe, a situação é a
mesma, porque existem vários perfis de chefes. De repente, o seu perfil agradava
o seu superior anterior, mas não agrada o atual".
O quarto motivo para não ser um líder novamente está relacionado ao momento
pessoal do profissional. "Há fases da vida em que a pessoa está mais voltada
para o trabalho, já em outras não. Uma possível explicação para o fato é a falta
de engajamento com os valores da empresa", ressalta Abrileri.
Por último, a razão depende também do nível profissional dos novos colegas de
trabalho. "É importante verificar se o seu diferencial competitivo continua
nessa nova instituição, ou seja, se o seu conjunto de qualificações oferece
destaque a você".
Como mudar?
Para alterar essa situação e se tornar um líder novamente, Abrileri destaca que
é importante identificar qual é o problema que você está passando e trabalhar
para corrigí-lo.
"Se o problema for a qualificação técnica, busque cursos de especialização. Caso
seja conflito de relacionamento, repense nas suas atitudes, seja um bom ouvinte,
responda a seus colegas com atenção e cumpra seus prazos e horários".
Abrileri finaliza ressaltando que o líder conquista sua liderança pelas ações e
caráter. "Um bom líder não cria falsas expectativas, não faz nenhum tipo de
jogo, reconhece seus erros, além de saber perguntar e aprender quando for
preciso".