Todos querem crescer na vida, mas quando se fala em assumir novas
responsabilidades muitos profissionais temem suas conseqüências. Não tema essa
nova fase de sua vida. Veja alguns pontos que irão lhe ajudar no momento de
transição:
Não tema riscos. O risco pode ser administrado. Em um primeiro instante o novo
desafio pode parecer ambicioso demais ou fora de sua capacidade técnica, mas dê
tempo ao tempo, pois sempre existe a fase de adaptação.
Aprenda a lidar com a pressão. A tendência não é a pressão diminuir, mas sim
aumentar. A concorrência é forte, liderar pessoas não é fácil, além dos famosos
fatores políticos e externos. A pressão é algo que estimula a atingir novos
resultados, mas cuidado com o seu excesso.
Conquiste o respeito da equipe. Ao assumir uma nova função deixe claro que você
veio para ajudar e ser ajudado. Prove seu valor com naturalidade e aprenda tudo
o que puder o mais rápido o possível. Mesmo que você tenha de impor mudanças
drásticas faça isso sempre explicando o porquê e comunicando com transparência
as razões de determinadas atitudes.
Desenvolva as pessoas. Liderar é desenvolver e educar pessoas. Mostre que
existem formas de crescer na empresa e que você está disposto a ajudar a todos
que mostrarem seu valor. Investimento em pessoas é um forte componente
motivacional. Deixe as pessoas demonstrarem suas competências.
Prepare sucessores. Esteja atento a atitudes e ao trabalho de outras pessoas que
podem vir a substituí-lo. Descentralize atividades e deixe sempre alguém
preparado para a sua função.
Aprenda a lidar com as pessoas. É a capacidade de lidar com pessoas que
determina o sucesso ou fracasso da sua carreira. O que move sua empresa, o que
traz lucro e inovação são as pessoas. Elas são a razão de tudo. Ponto.
Assumir novas responsabilidades implica em aprimorar competências e não temer
novos desafios. Uma jornada que será muito estimulante na sua carreira.