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Carreira / Emprego - Estratégias comunicacionais para a liderança nas organizações  

Data: 15/12/2008

 
 

Quando identificamos um líder, tendemos com freqüência a caracterizá-lo como possuidor de diversas características como assertividade, iniciativa, persuasão, foco em resultados e, entre outras, a habilidade comunicacional.

A habilidade comunicacional é a integradora entre as demais características que um líder deve possuir.

Mas por que ela é tão importante assim?

Se levarmos em conta o momento de mudanças contínuas baseadas principalmente na aquisição de novas tecnologias e conseqüentes redesenhos nas estruturas hierárquicas e nos processos de trabalho, podemos identificar uma acentuada valorização dos processos comunicacionais.

A comunicação estratégica vai além da capacidade de verbalização do líder. A comunicação deve levar em conta todos os processos organizacionais, a comunicação não verbalizada, a cultura organizacional, o clima organizacional. O uso inteligente dessa análise é fundamental para a gestão das mudanças organizacionais.

Respeite a cultura da organização

Respeitar a cultura não significa considerá-la como imutável, mas é preciso conceber o seu diagnóstico como fundamental para a mudança. A gestão da mudança será possível a partir do estágio em que se encontra.

Uma organização que é gerida estrategicamente considera o estágio atual de desenvolvimento como possuidor de ricas informações. É uma ingenuidade organizacional acreditar que uma empresa em estágio obsoleto de gestão de pessoas, por exemplo, possa galgar repentinamente a uma etapa em que se transforma numa empresa baseada na cultura de valorização e fomentação do capital intelectual e ou na gestão do conhecimento.

A análise da cultura organizacional é um princípio básico em vários momentos da gestão empresarial. Seja nas mudanças organizacionais ou no desenvolvimento profissional, o estudo da cultura fornece dados fundamentais para a tomada de decisão.

Diagnostique o processo comunicacional

É preciso identificar como estão se estabelecendo as comunicações dentro da organização. A identificação das formas comunicacionais existentes viabilizam mudanças estratégicas. Se os procedimentos comunicacionais são rigidamente formalizados, pode ser perigoso romper repentinamente com as formas estabelecidas.

Leve em conta o clima organizacional

Qualquer grande idéia pode ser rechaçada se não houver motivação para a mudança. Uma pesquisa de clima pode comprovar ou descartar hipóteses perceptivas sobre o estado emocional de uma equipe. A intuição pode ajudar nas estratégias de gerenciamento, mas pode também se fundamentar em motivos errados.

Uma equipe pode estar desmotivada por uma série de fatores, tais como, conflitos entre grupos, dificuldade de assimilação de novos conceitos de trabalho, inabilidade da liderança e salário.

Com a pesquisa de clima, fundamenta-se de forma objetiva o estado emocional da equipe em relação às mudanças organizacionais. A pesquisa fornece dados fundamentais para a gestão eficaz da mudança.

Finalmente: veja a organização como um sistema

A organização integra-se entre seus subsistemas internos e as influências do sistema externo. Nesse aspecto, o processo comunicacional pode agregar valor e dados fundamentais às análises estratégicas.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Renato Dias Baptista
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :