Quando identificamos um líder, tendemos com freqüência a caracterizá-lo como
possuidor de diversas características como assertividade, iniciativa, persuasão,
foco em resultados e, entre outras, a habilidade comunicacional.
A habilidade comunicacional é a integradora entre as demais características que
um líder deve possuir.
Mas por que ela é tão importante assim?
Se levarmos em conta o momento de mudanças contínuas baseadas principalmente na
aquisição de novas tecnologias e conseqüentes redesenhos nas estruturas
hierárquicas e nos processos de trabalho, podemos identificar uma acentuada
valorização dos processos comunicacionais.
A comunicação estratégica vai além da capacidade de verbalização do líder. A
comunicação deve levar em conta todos os processos organizacionais, a
comunicação não verbalizada, a cultura organizacional, o clima organizacional. O
uso inteligente dessa análise é fundamental para a gestão das mudanças
organizacionais.
Respeite a cultura da organização
Respeitar a cultura não significa considerá-la como imutável, mas é preciso
conceber o seu diagnóstico como fundamental para a mudança. A gestão da mudança
será possível a partir do estágio em que se encontra.
Uma organização que é gerida estrategicamente considera o estágio atual de
desenvolvimento como possuidor de ricas informações. É uma ingenuidade
organizacional acreditar que uma empresa em estágio obsoleto de gestão de
pessoas, por exemplo, possa galgar repentinamente a uma etapa em que se
transforma numa empresa baseada na cultura de valorização e fomentação do
capital intelectual e ou na gestão do conhecimento.
A análise da cultura organizacional é um princípio básico em vários momentos da
gestão empresarial. Seja nas mudanças organizacionais ou no desenvolvimento
profissional, o estudo da cultura fornece dados fundamentais para a tomada de
decisão.
Diagnostique o processo comunicacional
É preciso identificar como estão se estabelecendo as comunicações dentro da
organização. A identificação das formas comunicacionais existentes viabilizam
mudanças estratégicas. Se os procedimentos comunicacionais são rigidamente
formalizados, pode ser perigoso romper repentinamente com as formas
estabelecidas.
Leve em conta o clima organizacional
Qualquer grande idéia pode ser rechaçada se não houver motivação para a mudança.
Uma pesquisa de clima pode comprovar ou descartar hipóteses perceptivas sobre o
estado emocional de uma equipe. A intuição pode ajudar nas estratégias de
gerenciamento, mas pode também se fundamentar em motivos errados.
Uma equipe pode estar desmotivada por uma série de fatores, tais como, conflitos
entre grupos, dificuldade de assimilação de novos conceitos de trabalho,
inabilidade da liderança e salário.
Com a pesquisa de clima, fundamenta-se de forma objetiva o estado emocional da
equipe em relação às mudanças organizacionais. A pesquisa fornece dados
fundamentais para a gestão eficaz da mudança.
Finalmente: veja a organização como um sistema
A organização integra-se entre seus subsistemas internos e as influências do
sistema externo. Nesse aspecto, o processo comunicacional pode agregar valor e
dados fundamentais às análises estratégicas.