Carreira / Emprego - Improdutividade no trabalho gera alto prejuízo; veja como reverter situação
Um estudo da consultoria global Proudfoot Consulting, realizado com 500
executivos de 15 países, mostrou que as empresas não conseguem operar todos os
dias utilizando 100% da capacidade de produção dos funcionários, sendo que 85% é
o limite. Essa improdutividade gera um custo financeiro a países de até US$ 658
bilhões (para o período de 2005 e 2006).
Na Austrália, França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido, por
exemplo, a média de tempo perdido pelos colaboradores é de 18%, levando-se em
conta a quantidade oficial de horas trabalhadas em cada uma dessas nações.
No Brasil, pesquisa realizada pelo especialista em gerenciamento de tempo e
produtividade pessoal, Christian Barbosa, que contou com a participação de mais
de 18 mil pessoas, apontou que um terço do tempo dos trabalhadores é
desperdiçado com tarefas circunstanciais, que não geram resultados.
Exemplo disso são as reuniões sem foco, os spams que recebemos no e-mail e as
constantes interrupções no ambiente de trabalho, com brincadeiras e conversas
paralelas. "O estudo revelou que, somente com o e-mail, gastamos três horas por
dia", afirma Barbosa.
Tempo perdido
Outro fator que acarreta desperdício de tempo é a falta de prioridades, mas,
neste caso, a culpa não é apenas do profissional, e também da empresa.
Explica-se: muitas pessoas têm dificuldade de se planejar e estabelecer
prioridades frente às tarefas que precisam executar, ao passo que a empresa que
não tem claras suas metas muda constantemente as prioridades do funcionário.
Também perde muito tempo aquela pessoa multitarefa, que encara várias atividades
simultaneamente, porém, no final, não dá conta de tudo e ainda percebe que não
fez nada direito. "As várias tarefas consomem mais tempo do que se o
profissional focasse em apenas uma atividade".
Como o profissional e a empresa devem agir
A solução, de acordo com o especialista em gerenciamento de tempo, não é nova:
planejamento. "Utilize uma ferramenta que funcione como agenda para ajudar no
planejamento", aconselha. "Muitos profissionais perdem tempo demais procurando
informações".
Já a empresa precisa ter uma "política de produtividade bastante clara", bem
como deve estimular o trabalho colaborativo na equipe. "O que não pode acontecer
é, quando algo não tiver sido feito no prazo, um funcionário culpar o outro. Se
não foi feito o trabalho, a responsabilidade é de todos, sem diferenciações".
Para Barbosa, os gestores precisam entender que existe uma diferença pequena
entre falta de tempo e falta de planejamento, sem esquecer que falta de equipe
também é um problema.
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