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Negócios / Empreendedorismo - Apuração do Lucro Líquido no Comércio 

Data: 30/05/2007

 
 

APURAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NO COMÉRCIO

 

O Sr. Roberto Oliveira, empresário de uma loja de confecções, está seria- mente preocupado com seu negócio. As dívidas não param de crescer.


Vamos entender sua situação. Sua empresa fatura em torno de R$ 12.000,00 por mês e tem despesas fixas de R$ 4.500,00.


Além disso, Sr. Roberto coloca preços em seus produtos fixando uma porcentagem de 50% sobre o valor de aquisição, ou seja, se uma camiseta custa R$ 10,00, é vendida por R$ 15,00 aos clientes da loja.


O Sr. Roberto faz uma conta simples: A loja fatura R$ 12.000,00 por mês. Deste valor, R$ 6.000,00 correspondem ao valor de compra para reposição das mercadorias que foram vendidas. Sobram então outros R$ 6.000,00, correspondentes ao lucro bruto (faturamento menos os custos das mercadorias vendidas). Assim, são pagos R$ 4.500,00 de despesas fixas e a empresa tem um lucro de R$ 1.500,00. Certo? Como posso então estar cheio de dívidas?

 

O raciocínio de Sr. Roberto não está correto e vários aspectos merecem uma atenção especial. Um deles é a maneira como ele coloca preços em suas mercadorias. Vamos focar nossa atenção nesse item.


A sua loja, faturando R$ 12.000,00, na realidade tem um custo de aquisição das mercadorias de R$ 8.000,00  (e não de R$ 6.000,00). Isto ocorre, porque os R$ 5,00 de lucro bruto que resultam da venda por R$ 15,00 de uma camiseta que custou R$ 10,00, na verdade, correspondem a uma margem de lucro de 33,33% do preço de venda (R$ 5,00 ÷ R$ 15,00 x 100), e não de 50% como imaginava o Sr. Roberto. Podemos deduzir que 33,33% do faturamento de R$ 12.000,00 resultam em R$ 4.000,00 de lucro bruto. Assim sendo, o custo de aquisição das mercadorias é de R$ 8.000,00, que é a diferença entre o faturamento (R$ 12.000,00) e o lucro bruto (R$ 4.000,00).


Na hora de pagar as contas, a empresa tem um faturamento de R$ 12.000,00, paga R$ 8.000,00 de custo das mercadorias vendidas e mais R$ 4.500,00 de despesas fixas.


Resultado: prejuízo de R$ 500,00.


É por isso que o Sr. Roberto está tão preocupado, pois ele não conhece a maneira correta de verificar os resultados da sua empresa.

 

Vamos conhecer?
 

A dificuldade do Sr. Roberto é também a de muitas micro e pequenas empresas. Não se sabe se o negócio está dando lucro ou prejuízo.


Esta questão é muito importante pois, afinal de contas, se a empresa não estiver obtendo resultados positivos, é bem provável que alguma coisa esteja errada. E já pensou? Estar tendo prejuízo e nem saber disso? É jogar dinheiro fora, não é?


Pois bem, primeiro vamos entender que, de uma maneira geral, lucro líquido é o resultado do faturamento menos os custos e as despesas da empresa.

Lucro Líquido = Faturamento - Custos - Despesas


Desta forma, para conhecermos o lucro de um negócio durante um perío- do, por exemplo, de um mês, devemos ter controle de tudo o que foi vendido e gasto pela empresa dentro deste mês. No final deste SAIBA MAIS são apresentadas algumas sugestões de como realizar estes controles.


Pois bem, para que o Sr. Roberto passe a conhecer os resultados de sua loja, ele deve inicialmente responder às seguintes questões:
 

• Qual o valor do estoque (em preço de custo) da empresa no início e no final do mês?

• Qual foi o faturamento obtido pelas vendas do mês? • Qual foi o valor das compras de mercadorias no mês?

• Quais são os impostos e comissões que são pagos sobre as vendas realizadas? • Quais os gastos fixos do mês? (lembrando que estes gastos são todas as despesas que a empresa tem, mesmo que ela não venda nenhuma mercadoria. Por exemplo: aluguel, salários etc.). • Houve alguma despesa financeira, do tipo juros de empréstimos etc?

 

Com estas informações, o Sr. Roberto pode montar a tabela abaixo, ficando mais fácil saber o resultado da empresa:

 

Procedimentos simplificados para você preencher e entender a Planilha

 

Comece a preencher a planilha pelo item 04, informando o valor do estoque no início do mês. Caso você não tenha essa informação disponível através de um controle permanente dos estoques, a alternativa seria fazer uma contagem física das mercadorias, avaliando-as pelo custo de aquisição. O mesmo procedimento deverá ser feito com relação ao valor dos estoques no final do mês, correspondente ao item 01.


Em seguida, informe o valor do faturamento mensal no item 02. Essa informação poderá ser obtida através de um controle diário de vendas.


O valor correspondente às compras mensais, item 03, também poderá ser obtido através de um controle diário de compras.


De posse das quatro informações, ou seja, o valor do estoque no início do mês, o faturamento mensal, as compras mensais e o valor do estoque no final do mês, conforme demonstrado na planilha, iremos encontrar o valor correspondente ao lucro bruto mensal. Vamos agora informar na planilha os valores correspondentes aos impostos e às comissões sobre o faturamento da empresa, item 06. Os impostos que incidem sobre o faturamento e as comissões dos vendedores são considerados gastos variáveis, pois aumentam ou diminuem proporcionalmente ao volume de vendas.


O valor apurado no  item 07 chama-se margem de contribuição e corresponde a um valor encontrado deduzindo do lucro bruto (item 05) os valores referentes aos impostos e comissões sobre as vendas (item 06).


Após ter encontrado o valor correspondente à margem de contribuição, o passo seguinte é deduzir os valores correspondentes aos gastos fixos mensais e às despesas financeiras mensais, para podermos finalmente chegar ao valor do resultado líquido mensal (item 10). O resultado líquido mensal é conhecido também como lucratividade sobre as vendas.


Para que o empresário tenha uma melhor visão da sua atividade empresarial, sugerimos que o mesmo encontre sua lucratividade sobre as vendas em percentagem, dividindo o valor correspondente ao lucro líquido com relação ao faturamento mensal e em seguida, multiplicando por 100.


Pronto. Acabamos as contas e já é possível saber se a empresa está dando lucro, ou pelo contrário, se está no “vermelho”. Com esta informação, é recomendável que o empresário compare a sua taxa de lucratividade com a média do setor em que empresa atua e possa verificar sua posição no mercado.

 

Dicas do Sr. Roberto:

Quando estiver montando sua tabela, lembre-se que:

 

1 Os valores correspondentes aos estoques no início e final do mês deverão ser  informados a preço de custo.

2 O faturamento mensal corresponde a todas as vendas realizadas no mês, independente da forma de pagamento.

3 Os valores das compras mensais correspondem a todas as compras realizadas durante o mês, independente do seu pagamento.

4 Os impostos sobre o faturamento correspondem ao SIMPLES Federal, SIMPLES Paulista, ICMS, COFINS, PIS, Contribuição Social, Imposto de Renda, Lucro Presumido.

5 As comissões são valores pagos aos vendedores.

6 Margem de contribuição é o lucro bruto menos impostos e comissões sobre vendas.

7 Gastos fixos mensais referem-se  àquelas despesas que independem das vendas.

8 Despesas financeiras correspondem aos juros pagos a bancos, fornece- dores, cheque especial, taxa de administração de cartão de crédito e outros.

  

Para finalizar, só falta lembrar que este exemplo apresenta uma maneira de se conhecer o lucro (ou prejuízo) de uma empresa comercial. Se a sua empresa atua no setor de serviços ou indústria, existirão algumas pequenas variações.

 

Entendido? Então mãos à obra! Qual é o resultado da sua empresa neste mês? 

 

Sugestões de Controles Financeiros Diários  Simplificados 

 

1 - Controle Diário de Vendas

 

2 - Controle Diário de Compras 

 

  

3 - Controle das Despesas Variáveis


 

4 - Controle Mensal dos Gastos Fixos

 

 

5 - Controle das Despesas Financeiras


 

 



 
Referência: U. O. Orientação Empresarial do Sebrae-SP
Autor: José Carlos Cavalcante
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :