APURAÇÃO DO
LUCRO LÍQUIDO NO COMÉRCIO
O Sr. Roberto Oliveira, empresário de uma loja
de confecções, está seria- mente preocupado com seu negócio. As dívidas não
param de crescer.
Vamos entender sua situação. Sua empresa fatura
em torno de R$ 12.000,00 por mês e tem despesas fixas de R$ 4.500,00.
Além disso, Sr. Roberto coloca preços em seus
produtos fixando uma porcentagem de 50% sobre o valor de aquisição, ou seja,
se uma camiseta custa R$ 10,00, é vendida por R$ 15,00 aos clientes da loja.
O Sr. Roberto faz uma conta simples: A loja
fatura R$ 12.000,00 por mês. Deste valor, R$ 6.000,00 correspondem ao valor
de compra para reposição das mercadorias que foram vendidas. Sobram então
outros R$ 6.000,00, correspondentes ao lucro bruto (faturamento menos os
custos das mercadorias vendidas). Assim, são pagos R$ 4.500,00 de despesas
fixas e a empresa tem um lucro de R$ 1.500,00. Certo? Como posso então estar
cheio de dívidas?
O raciocínio de Sr. Roberto não está correto e
vários aspectos merecem uma atenção especial. Um deles é a maneira como ele
coloca preços em suas mercadorias. Vamos focar nossa atenção nesse item.
A sua loja, faturando R$ 12.000,00, na
realidade tem um custo de aquisição das mercadorias de R$ 8.000,00 (e não
de R$ 6.000,00). Isto ocorre, porque os R$ 5,00 de lucro bruto que resultam
da venda por R$ 15,00 de uma camiseta que custou R$ 10,00, na verdade,
correspondem a uma margem de lucro de 33,33% do preço de venda (R$ 5,00 ÷ R$
15,00 x 100), e não de 50% como imaginava o Sr. Roberto. Podemos deduzir que
33,33% do faturamento de R$ 12.000,00 resultam em R$ 4.000,00 de lucro
bruto. Assim sendo, o custo de aquisição das mercadorias é de R$ 8.000,00,
que é a diferença entre o faturamento (R$ 12.000,00) e o lucro bruto (R$
4.000,00).
Na hora de pagar as contas, a empresa tem um
faturamento de R$ 12.000,00, paga R$ 8.000,00 de custo das mercadorias
vendidas e mais R$ 4.500,00 de despesas fixas.
Resultado: prejuízo de R$ 500,00.
É por isso que o Sr. Roberto está tão
preocupado, pois ele não conhece a maneira correta de verificar os
resultados da sua empresa.
Vamos conhecer?
A dificuldade do Sr. Roberto é também a de
muitas micro e pequenas empresas. Não se
sabe se o negócio está dando lucro ou prejuízo.
Esta questão é muito importante pois, afinal de
contas, se a empresa não estiver obtendo resultados positivos, é bem
provável que alguma coisa esteja errada. E já pensou? Estar tendo prejuízo e
nem saber disso? É jogar dinheiro fora, não é?
Pois bem, primeiro vamos entender que, de uma
maneira geral, lucro líquido é o resultado do faturamento menos os custos e as despesas da
empresa.
Lucro Líquido = Faturamento - Custos - Despesas
Desta forma, para conhecermos o lucro de um
negócio durante um perío- do, por exemplo, de um mês, devemos ter controle
de tudo o que foi vendido e gasto pela empresa dentro deste mês. No final
deste SAIBA MAIS são apresentadas algumas sugestões de como realizar estes
controles.
Pois bem, para que o Sr. Roberto passe a
conhecer os resultados de sua loja, ele deve inicialmente responder às
seguintes questões:
• Qual o valor do estoque (em preço de custo)
da empresa no início e no final do mês?
• Qual foi o faturamento obtido pelas vendas do
mês? • Qual foi o valor das compras de mercadorias no mês?
• Quais são os impostos e comissões que são
pagos sobre as vendas realizadas? • Quais os gastos fixos do mês? (lembrando
que estes gastos são todas as despesas que a empresa tem, mesmo que ela não
venda nenhuma mercadoria. Por exemplo: aluguel, salários etc.). • Houve
alguma despesa financeira, do tipo juros de empréstimos etc?
Com
estas informações, o Sr. Roberto pode montar a tabela abaixo, ficando mais
fácil saber o resultado da empresa:
Procedimentos simplificados para você preencher
e entender a Planilha
Comece a preencher a planilha pelo
item 04,
informando o valor do estoque no início do mês. Caso você não tenha essa
informação disponível através de um controle permanente dos estoques, a
alternativa seria fazer uma contagem física das mercadorias, avaliando-as
pelo custo de aquisição. O mesmo procedimento deverá ser feito com relação
ao valor dos estoques no final do mês, correspondente ao
item 01.
Em seguida, informe o valor do faturamento
mensal no item 02.
Essa informação poderá ser obtida através de um controle diário de vendas.
O valor correspondente às compras mensais,
item 03,
também poderá ser obtido através de um controle diário de compras.
De posse das quatro informações, ou seja, o
valor do estoque no início do mês, o faturamento mensal, as compras mensais
e o valor do estoque no final do mês, conforme demonstrado na planilha,
iremos encontrar o valor correspondente ao lucro bruto mensal. Vamos agora
informar na planilha os valores correspondentes aos impostos e às comissões
sobre o faturamento da empresa, item 06.
Os impostos que incidem sobre o faturamento e as comissões dos vendedores são considerados
gastos variáveis, pois aumentam ou diminuem proporcionalmente ao volume de
vendas.
O valor apurado no item 07
chama-se margem de contribuição e corresponde a um valor encontrado
deduzindo do lucro bruto (item 05)
os valores referentes aos impostos e comissões sobre as vendas (item
06).
Após ter encontrado o valor correspondente à
margem de contribuição, o passo seguinte é deduzir os valores
correspondentes aos gastos fixos mensais e às despesas financeiras mensais,
para podermos finalmente chegar ao valor do resultado líquido mensal (item
10). O resultado líquido mensal é
conhecido também como lucratividade
sobre as vendas.
Para que o empresário tenha uma melhor visão da
sua atividade empresarial, sugerimos que o mesmo encontre sua lucratividade
sobre as vendas em percentagem, dividindo o valor correspondente ao lucro
líquido com relação ao faturamento mensal e em seguida, multiplicando por
100.
Pronto. Acabamos as contas e já é possível
saber se a empresa está dando lucro, ou pelo contrário, se está no
“vermelho”. Com esta informação, é recomendável que o empresário
compare a sua taxa de lucratividade com a média do setor em que
empresa atua e possa verificar sua posição no mercado.
Dicas do Sr. Roberto:
Quando estiver montando sua tabela, lembre-se
que:
1 Os
valores correspondentes aos estoques no início e final do mês deverão ser
informados a preço de custo.
2 O
faturamento mensal corresponde a todas as vendas realizadas no mês,
independente da forma de pagamento.
3 Os
valores das compras mensais correspondem a todas as compras realizadas
durante o mês, independente do seu pagamento.
4 Os
impostos sobre o faturamento correspondem ao SIMPLES Federal, SIMPLES
Paulista, ICMS, COFINS, PIS, Contribuição Social, Imposto de Renda, Lucro
Presumido.
5 As
comissões são valores pagos aos vendedores.
6 Margem de contribuição é o lucro bruto menos
impostos e comissões sobre vendas.
7 Gastos fixos mensais referem-se àquelas
despesas que independem das vendas.
8 Despesas
financeiras correspondem aos juros pagos a bancos, fornece- dores, cheque
especial, taxa de administração de cartão de crédito e outros.
Para finalizar, só falta lembrar que este
exemplo apresenta uma maneira de se conhecer o lucro (ou prejuízo) de uma
empresa comercial. Se a sua empresa atua no setor de serviços ou indústria,
existirão algumas pequenas variações.
Entendido? Então mãos à obra! Qual é o
resultado da sua empresa neste mês?
Sugestões de Controles Financeiros Diários
Simplificados
1 - Controle Diário de Vendas
2 - Controle Diário de Compras
3 - Controle das Despesas Variáveis
4 - Controle Mensal dos Gastos Fixos
5 - Controle das Despesas Financeiras