Seu chefe é do tipo que, ao menor sinal de problema, toma a frente da
situação e resolve tudo? Cuidado, ele pode estar impedindo seu crescimento
profissional e pessoal, ao sufocar uma característica importante na
personalidade: a iniciativa.
O chamado Chefe-Herói não é eficiente. Ao tentar resolver tudo, ele desorganiza
o trabalho dos seus subordinados e, por tabela, o dele próprio. Trata-se de uma
pessoa que despreza a competência dos colaboradores, não deixa a equipe
amadurecer e leva todos ao buraco da comodismo profissional.
Algum leitor pode estar comentando com seu teclado: mas, em plena era do
e-commerce, esse tipo de chefe ainda existe? Pois existe e está bem atuante.
Às vezes, não por uma vocação ao 'heroísmo', mas por não saber ou não ter
paciência para desenvolver pessoas. Pensar, mostrar idéias, correr o risco do
erro, tentar de novo, administrar os conflitos daí decorrentes, tudo isso é
muito desgastante e exige atenção total. Então, parece mais 'simples' dizer
'deixa que eu faço'. E, mesmo não dominando o assunto, vai 'resolvê-lo'. Aí, o
que parecia simples fica complicado e o funcionário que, desde o início, sabia o
que fazer, vai perguntar ao chefe novamente, reiniciando o círculo vicioso.
Se você trabalha num ambiente assim, saia dessa. Discuta com a equipe para
verificar a possibilidade de mudança. Caso não seja possível, procure outro
emprego, pois tenha certeza: continuar sendo um chefe-herói, ou subordinado a um
chefe-herói, só pode levá-lo a um único destino: o da desvalorização
profissional.