Carreira / Emprego - Faça do seu jeito
A carreira da americana Penelope Trunk, de 40 anos, é de fazer muito
consultor torcer o nariz. Ela já foi jogadora profissional de vôlei de praia,
executiva de marketing, empreendedora (mais de uma vez) e agora é uma colunista
de sucesso dos jornais Boston Globe e USA Today e da revista Business 2.0. A
escritora ainda encontra tempo para manter um blog (blog.penelopetrunk.com).
Penelope gosta de se classificar como uma serial career changer, uma pessoa que
muda constantemente de carreira. Para ela, 'inquietação' é o outro nome para
'oportunidade' e reinventar-se é sempre uma necessidade. Natural de Boston, nos
Estados Unidos, e mãe de duas crianças, Penelope ensina como conquistar espaço a
partir de referências próprias, e não exatamente galgando a escada oferecida por
uma empresa. A escritora falou para VOCÊ S/A, por telefone, de sua casa, em
Madison (EUA). Ela explica que o sucesso na carreira passa por:
Definir bem o quer
'Decidir que um salário polpudo não é mais importante do que ter uma vida que
você ama permite negociar melhor a relação com o trabalho. Eu não estou certa de
como as coisas estão no Brasil, mas nos Estados Unidos há uma demanda absurda
por profissionais e as companhias estão competindo ferozmente por eles. Então,
as novas gerações que estão mais à vontade com o que querem para si levam
vantagem porque podem dizer coisas como: 'Quero sair mais cedo toda segunda-
feira para ir à aula de ioga'.'
Tirar proveito das incertezas
'Incerteza é um outro nome para oportunidade e a graça da vida está justamente
em não saber como as coisas serão. Quem se dá conta disso deixa de se angustiar
com suas dúvidas. O único jeito de ter uma vida interessante é escolher em meio
a tantas incertezas. Quando você faz isso está realmente tomando as rédeas da
sua vida — e não sendo conduzido.'
Manter o foco além da promoção
'Os conselhos que dou são baseados na minha própria carreira. Eu acredito que
não há nada intrinsecamente bom em uma promoção e é crucial que o profissional
se conscientize disso para investir no que efetivamente vale a pena. Com uma
promoção você ganha mais trabalho, o que não significa necessariamente
aprendizagem, e alguns poucos por cento de aumento, o que não muda efetivamente
a vida de ninguém. Sem falar que assim você segue um caminho traçado por outra
pessoa, quando poderia estar trilhando o seu.'
Aprender com os outros
'O que efetivamente faz diferença na vida de um profissional na busca de um
caminho próprio de sucesso é conviver com bons gerentes, ter qualidade na
relação com os colegas de trabalho, contato com os mentores certos e acesso a
projetos que o ajudarão a crescer. E, na essência, nada disso tem a ver com um
cargo.'
Delegar e parar de se preocupar
'Isso quer dizer parar de ficar checando toda hora se o projeto está andando do
jeito que você imaginava. Lembre-se que, se você morresse hoje, em dois dias
suas atribuições seriam naturalmente distribuídas para outra ou outras pessoas.'
Lidar com conflitos
'Evitar conflitos ou esperar que eles se resolvam por si só é para quem quer
ficar na zona de conforto, parado na carreira. O papel do gestor é justamente
gerenciar conflitos. Essa prática vai ensiná-lo a jogar bem com cartas difíceis
e moldará suas habilidades de juiz e de mediador.'
Dançar o balé corporativo
'Esse é um recado para as pessoas que dizem não ter estômago para isso: 'Vocês
terão um fim de carreira longo e doloroso'. O balé corporativo é inevitável
porque tem a ver com lidar com pessoas, tem a ver com networking e isso faz
parte da vida, do trabalho.'
Referência:
curriculum.com.br
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Autor:
Gabriela Simionato Klein, de Chigado (EUA) - Você S.A
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