Negócios / Empreendedorismo - As 3 Regras da Boa Imagem
Uma imagem qualquer que nossos olhos vêem, nossa mente processa, avalia,
filtra e em questões de segundos, através de um processo natural, decide se ela
ficará ou não gravada em nosso subconsciente. Uma simples imagem gravada
torna-se a informação mais importante que acabamos armazenando em nossa memória
a respeito de um determinado acontecimento, lugar, pessoa ou objeto.
Somos guiados pela nossa percepção e com o tempo, aquela informação armazenada,
acaba passando de simples referência à algo realmente significante sobre o que
tal acontecimento, lugar, pessoa ou objeto representou na ocasião ou ainda
representa para nós.
Devemos, portanto, ter muito cuidado com tudo que nós, nossa empresa ou produto
possa estar transmitindo, pois é através da comunicação visual, que podemos
conquistar facilmente o cliente ou perdendo a oportunidade únicas de estarmos
vendendo uma boa imagem daquilo que somos, dos serviços que prestamos ou dos
produtos que vendemos. Acabamos descobrindo que a imagem de uma empresa é mais
forte do que a própria empresa. Veja a seguir, 3 regras simples, para trabalhar
esta imagem, que são na verdade, o segredo do sucesso de muitos profissionais,
empresas e produtos:
1. O cartão de visitas é a fachada do seus serviços.
Aquilo que passamos em um cartão de visitas, representa claramente a imagem que
as pessoas terão de nossa empresa. Moderna ou antiquada, atualizada ou
retrógrada, limpa ou confusa, completa ou remediada, profissional ou amadora.
Tudo estará comunicado nas entrelinhas. Quem, por exemplo, não acabou procurando
os serviços de um advogado de quem nem se recordava muito bem, mas que algum
tempo atrás lhe entregou um cartão de visitas lindíssimo?
2. A fachada é a embalagem de sua empresa.
Ao olharmos a fachada de uma determinada empresa podemos normalmente imaginar
claramente qual é o nível de qualidade dos serviços ou produtos por ela
oferecidos. O estilo arquitetônico, o cuidado com a comunicação, a eficiência da
sinalização, a aparência geral, a localização, a manutenção ou os tipos e a
quantidade de carros parados na frente, são signos que fatalmente estarão
comunicando aos clientes muito daquilo que uma empresa, uma loja, ou uma escola
apresenta no seu interior. Você nunca acabou marcando uma consulta com um médico
que você nem conhecia direito, só porque ele atendia em uma clínica moderníssima
ou andou comprando em uma loja, só porque a fachada dela era super moderna e
encantadora?
3. A Embalagem é o cartão de vista de seu produto.
Cada vez mais os produtos tornam-se parecidos. As lojas e supermercados, estão
cada dia maiores, entretanto, já não comportam tamanha diversidade de marcas e
produtos. A publicidade por mais que seja forte, é proibitiva à maioria dos
produtos nas prateleiras e como já foi provado, é no PDV (ponto-de-venda) que a
pessoa decide comprar ou não determinado produto. Dentro deste cenário, a
embalagem e o display empenham papeis fundamentais na decisão de compra. Quantas
vezes já nos pegamos comprando produtos que muitas vezes nem precisávamos
comprar, somente por causa de embalagens atraentes e displays revolucionários?
Os profissionais, empresas e produtos em questão, com certeza, oferecerem uma
qualidade real para quem os procura. Essa qualidade não seria tão claramente
difundida, mesmo antes de testada, sem uma preocupação estética por trás, ou
seja, um bom design aplicado no cartão de visitas, no interior design da clínica
e da loja e nas embalagens e displays atraentes.
A preocupação e o cuidado de uma empresa ou de um profissional com a sua
apresentação visual torna claro seu profissionalismo, seu posicionamento global
com a qualidade e é traduzida como uma extensão da qualidade de seus produtos e
de seus serviços. Portanto, não subestime seu público e analise como está a
aplicação da marca da sua empresa.
Dê uma olhada na fachada de sua loja, na porta de seu escritório, nos impressos,
nos uniformes e nas embalagens. Pense: Sua marca é atual? Ela transmite
exatamente o que é sua empresa? Ela é padronizada? Apresenta o mesmo desenho e
as mesmas cores em todas as suas aplicações? Lembre-se: Você tem apenas uma
chance para causar uma boa primeira impressão!
Referência:
portalbrasil.net
|
|
|