Carreira / Emprego - Gerações X, Y e Z: o que as empresas ganham com a mistura dessas profissionais?
Concentrar três tipos de geração de funcionários em um mesmo ambiente
profissional pode gerar conflitos pelo ritmo de trabalho diferente.
É o que aponta a pesquisa "Convivência no Mercado de Trabalho", conduzida pela
empresa de pesquisa Bridge Research, realizada com mulheres das classes A e B,
pertencentes às gerações X, Y e Z, e moradoras da Grande São Paulo.
Basicamente, a atmosfera das empresas está composta por profissionais que já
possuem experiência em mais de uma organização, bem como aqueles que ainda estão
começando no primeiro emprego.
Comportamento
A análise comportamental mostrou divergências profundas entre as prioridades,
tanto profissionais quanto pessoais, das mulheres analisadas pela pesquisa.
Entre essas divergências, está o fato de a Geração Y se preocupar em não cometer
os mesmos erros da geração passada, ou seja, acredita que a X abandonou a
família em detrimento da carreira, segundo o presidente da Bridge Research e
coordenador da pesquisa, Renato Trindade. Já as mulheres da geração Z, segundo o
especialista, têm comportamentos infantis com relação ao trabalho.
Outro detalhe levantado pela pesquisa está relacionado às pessoas que mais
influenciam, no ambiente corporativo, as diferentes gerações de mulheres. Para a
X, por exemplo, o mentor é escolhido por critérios de admiração e empatia.
“Esse profissional inspirador, que geralmente ocupa uma posição de liderança,
direciona e ajuda a X a ponderar sobre importantes decisões; trata-se de um
chefe que se torna uma referência para a troca de ideias. No caso da Y, o modelo
é a figura de maior destaque e, algumas vezes, “inatingível”. Na prática, é uma
pessoa que oferece um modelo a ser seguido, embora não haja uma relação de
troca. Pode ser um executivo de uma grande corporação mundial ou um estadista –
Steve Jobs ou Bill Clinton, por exemplo”, descreve Trindade.
No caso da Z, o influenciador é associado a um protetor, uma figura paterna que
pacientemente ensina, protege e prepara a jovem profissional para a dura
realidade corporativa.
Cenários
As liderança foi outro ponto questionado entre as entrevistadas. As respostas
mostraram-se conflitantes entre as gerações: para a profissional X, o modelo
atual de liderança não é integralmente eficiente, sobretudo no que diz respeito
ao gerenciamento do tempo, e permanece sendo pautado pelo dinheiro.
Para a Y, o modelo atual de liderança é time consuming, ou seja, existe um
grande investimento em horas trabalhadas e tempo de dedicação para o
reconhecimento. A Z, por sua vez, acredita que o modelo de liderança atual é
exigente demais, excessivamente formal e presencial.
Empresa
Na opinião de Trindade, a junção dessas gerações pode resultar em uma nova
formação nas empresas, uma espécie de seleção de funcionários, na qual as
diferentes competências e características das profissionais se completem.
“Motivada pelas Y e Z, a profissional X deve estar pronta a quebrar paradigmas e
criar novos modelos de eficiência. Para isso, precisa focar na adaptabilidade.
Pronta para mudar o cenário atual, a Y deve colocar a alta capacitação técnica e
acadêmica a serviço da equipe. A profissional Z, considerada a mais maleável,
está apta a lidar com a diversidade e as novas características do mercado
corporativo”, afirma Trindade.
“Ao lidar com a chefe X, a Y deve evitar o apego apenas ao saber acadêmico e a
arrogância, deve mostrar respeito à hierarquia, comprometimento, reciprocidade,
flexibilidade e dedicação. Com as parceiras Y, evitar engessar o trabalho e
processos rígidos e comportamentos autoritários. As parceiras valorizam o
trabalho em equipe, as novas soluções de ver o mundo e o jogo de cintura; são
profissionais que gostam de inovações tecnológicas e evolução acadêmica”,
completa o executivo.
No caso das estagiárias Z, as Ys devem motivá-las, apresentar novidades, novas
formas de fazer as coisas. Em contrapartida, evitar alteração de humor. “As
jovens Z não estão preparadas para lidar com críticas, obstáculos e pressões;
elas não sabem como agir se a Y fizer críticas muito duras”, afirma Renato
Trindade.
As três gerações |
Item |
Geração X |
Geração Y |
Geração Z |
Prioridade |
Carreira |
Equilibrar a vida pessoal e a profissional |
Vida pessoal |
Trabalho |
Realização e status |
Afirmação da maturidade |
Mal necessário |
Mercado de Trabalho |
Executar projetos |
Crescer e ganhar dinheiro |
Oportunidades de ascenção |
Fonte: Bridge Research |
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Equipe InfoMoney
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