O trato com a voz é tão importante para uma boa saúde vocal quanto para o
desempenho profissional. Pois, a voz é o instrumento de trabalho de
aproximadamente 25% da população economicamente ativa, que dela depende todos os
dias para alcançar o sucesso em suas ocupações.
Durante o 16º Congresso de Fonoaudiologia, o segundo lugar do prêmio “Melhor
Campanha de Voz” ficou com Univoz, que em sua campanha abordou justamente o
bem-estar vocal e a excelência na comunicação profissional, aprimorando a
interação e o diálogo entre profissionais, empresas e clientes.
A voz expressa as condições individuais (físicas ou emocionais) e, se o
indivíduo não estiver em condições saudáveis a voz deixará transparecer algum
problema, ocasionando qualidade vocal disfônica, que pode vir a comprometer a
fala e a comunicação, o que pode atrapalhar um dia de trabalho diário ou até
mesmo em uma conferência.
Muitas vezes, as pessoas não têm consciência de como a voz é produzida e de que
como ela pode ser melhorada. Cuidar da voz significa utilizá-la de forma
adequada, servindo-se corretamente dos órgãos que produzem o som.
O uso adequado dela permite que se chame a atenção naturalmente das pessoas ao
seu redor. É um dos elementos que contribuem para facilitar a interação e até
mesmo a empatia. Juntamente com o conteúdo e a linguagem corporal, a voz é
importante para que a mensagem seja compreendida.
No ambiente profissional, a voz pode nos ajudar em inúmeras situações. Em
qualquer circunstância é possível transmitir confiança, liderança,
credibilidade, assertividade. Não são raros os profissionais com inúmeras
qualidades que não conseguem demonstrá-las por motivos associados à voz.