Negócios / Empreendedorismo - Como incrementar seus resultados
As empresas de todos os segmentos, indústria ou comércio, de pequeno, médio
ou grande porte, atacado ou varejo, têm entre seus objetivos aumentar a
rentabilidade, reduzir custos, ampliar o mercado e prospectar novos clientes.
No entanto boa parte desses objetivos está relacionada diretamente ao aumento
das vendas ou do valor agregado às vendas.
Acreditar que apenas oferecer preço competitivo é garantia de grandes vendas e
bons negócios é um tremendo engano. O diferencial de preços é muito importante,
mas jamais deve ser considerado como única forma de se gerar resultados,
até porque a similaridade de custos durante o processo de desenvolvimento e
fabricação dos produtos e a disponibilidade tecnológica têm tornado esta
característica cada vez mais distante de se tornar um diferencial exclusivo.
E o que se pode fazer para incrementar suas vendas, considerando tais
circunstâncias? Vamos conhecer algumas sugestões práticas para melhorar a
possibilidade de agregar valor aos negócios e buscar atingir alguns dos
resultados desejados.
Treine sua equipe constantemente. Todos os colaboradores devem
passar por treinamentos específicos ao menos uma vez a cada dois meses, seja do
departamento de produção, marketing, vendas, qualidade ou administrativo.
Precisam estar atualizados e interagindo em todos os setores, entendendo que os
resultados não dependem de uma área ou outra, e sim de todas.
Conheça seu negócio. É bom saber detalhadamente o que você
representa. O que é seu produto ou serviço? Onde o processo se inicia e onde
termina? Quais as vantagens e os benefícios? Quais as dificuldades encontradas
pelo caminho? Quem são os responsáveis pelos projetos? Qual a sua relação direta
com o produto ou serviço? Como você tem participado das propostas de melhoria
nos resultados?
Conheça seus fornecedores. A aproximação, quebrando a frieza do
relacionamento comercial pode criar oportunidades de melhorar os processos e até
mesmo reduzir custos. Saiba quem são, onde se localizam, quem eles atendem,
quais as certificações que possuem, quantos anos têm a empresa e desde quando há
relacionamento entre sua empresa e a de seus fornecedores.
Acompanhe o destino final do produto ou serviço. Entenda o
perfil dos consumidores que os utilizam. Verifique se os intermediários (lojas,
mercados, conveniências etc) que são responsáveis pelo atendimento aos clientes,
representam exatamente a missão, valores e princípios de sua empresa.
Visite seus clientes intermediários. Conheça seus concorrentes
e as ações diretas ou indiretas desenvolvidas por eles. Verifique de perto como
está sendo a aceitação dos intermediários e principalmente dos clientes finais.
Inove sempre. Seguindo apenas os passos dos concorrentes poderá
deixar sua empresa sempre nessa mesma condição. Inove, analise tendências, crie
oportunidades de novos negócios, seja pioneiro. A inovação poderá ser
responsável por sua diferenciação e arrancada em direção ao pódio.
Após obter todas essas informações, examine-as cuidadosamente. Realize uma
análise SWOT e desenvolva um excelente planejamento estratégico para assim
minimizar ou eliminar as fraquezas e ameaças existentes e potencializar os
pontos fortes, aproveitando ao máximo suas oportunidades.
Estas são algumas sugestões básicas para incrementar os
resultados da empresa. No entanto, realizar reuniões periódicas com todos os
departamentos e analisar as informações, dificuldades e ações bem sucedidas de
cada um, com certeza irá oferecer novas idéias e alternativas que melhorarão
ainda mais os resultados.
Referência:
artigonal.com
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