Carreira / Emprego - Conflitos na equipe
Você certamente já precisou administrar algum conflito em sua equipe. Como
não foi o primeiro nem será o último, uma vez que o surgimento deles entre
colaboradores é mais que normal, você precisa estar preparado para
administrá-los de forma eficaz. Confira algumas dicas:
» A maioria dos conflitos tem início por divergência de opiniões. Então,
possibilite que cada colaborador diga o que pensa sobre o problema em questão.
Ouvir a opinião de todos os envolvidos é o primeiro passo para não agravar a
crise e manter o espírito de equipe. Além de que, decisões apressadas podem
gerar ressentimentos e mal-estar.
»Após ouvir o relato de todos, ensine-os a separar as boas idéias das más, as
ações benéficas das que podem prejudicar o grupo. E sempre foque no
conflito, nunca em um ou outro integrante da equipe, ainda mais quando estiver
em público.
» Recapitule a situação que deu origem ao conflito. Muitas vezes,
discussões têm início em pequenas divergências que poderiam ser resolvidas com
uma boa conversa, caso as pessoas enxergassem a situação pelo ponto de vista do
outro. Para que isso se torne freqüente, estimule sua equipe.
» Procure não levar o conflito exageradamente a sério. O que menos se
recomenda em situações assim é que o líder se deixe contaminar pelo ocorrido e
esqueça que está ali para intermediar e resolver o problema. Às vezes, uma piada
ou a lembrança de um fato engraçado, semelhante ao ocorrido, já relaxam o
ambiente e acalmam os ânimos.
Nem sempre a solução do conflito será imediata. Até porque sua equipe
está emocionalmente envolvida com o acontecido. Portanto, dê tempo ao tempo,
convide as pessoas para retomarem suas atividades e ressalte que a troca de
idéias é muito bem-vinda, mas desde que não venha acompanhada de ataques
pessoais ou posicionamentos inflexíveis que possam originar novos conflitos, não
é mesmo?
|