Carreira / Emprego - Competências essenciais: quem pode ser promovido a líder?
O professor do Ibmec e diretor da BPI no Brasil, Gilberto Guimarães, afirma que
existem cinco competências essenciais a um líder e, antes de promover um
funcionário a um cargo de liderança, o gestor deve estar atento a elas.
Ele lembra que, muitas vezes, o gestor promove aquele que mais se parece com
ele, ou quem ele acredita que seja parecido, o que é muito perigoso, pois sua
percepção pode estar equivocada. Felizmente, hoje, de acordo com o diretor da
BPI no Brasil, existem ferramentas e consultorias especializadas em avaliação de
competências, que determinam quem pode ser promovido a líder e quem ainda não
está preparado.
"Não tem essa de feeling para promoções", garante ele, ao lembrar que é
fundamental, para a empresa, criar um processo que demonstre equidade nas
escolhas, dando segurança e sensação de justiça aos funcionários.
As cinco competências fundamentais
Confira as competência que, segundo Guimarães, não podem faltar em um líder:
- Capacidade de influenciar e convencer as pessoas o tempo todo. Lembre-se
que status não é poder. Só tem poder, verdadeiramente, aquele que é
respeitado pelo demais;
- Capacidade de saber escolher e optar, com coragem, sem medo de assumir
os riscos inerentes às escolhas. Isso é fundamental na tomada de decisões
estratégicas;
- Capacidade de controlar suas emoções, evitando, desta maneira,
injustiças no tratamento dado aos funcionários;
- Empatia. Perceber do que as outras pessoas precisam e o que elas desejam
e fazer com que elas notem do que você precisa. Isso acarreta um acordo
inconsciente de apoio e ajuda mútua selado entre líder e funcionário, sendo
fundamental. "Tem líder que não percebe ninguém", lamenta Guimarães;
- Resiliência. Capacidade de antecipar acontecimentos do futuro, que irão
afetar a empresa e a equipe. Por isso, o candidato a líder deve ser uma
pessoa super antenada no mercado e nas práticas das empresas concorrentes,
bem como alguém que pensa estrategicamente, e não operacionalmente. Essa
necessidade independe da área de atuação da empresa. Pode ser uma editora de
jornais, um banco ou uma fábrica de roupas.
|