Ao se falar ou escrever sobre marketing pessoal é comum que seus autores
concentrem-se em fatores externos, exemplificando a aparência e postura dos
indivíduos, como fator preponderante para distinguir aqueles que o fazem ou não.
Quando iniciei minhas pesquisas sobre o tema, há mais de dez anos, percebi que
estes fatores são importantes, mas que somente eles não garantem o sucesso desta
ferramenta de alavancagem da carreira profissional e das relações sociais.
A partir de então, desenvolvi uma abordagem particular acerca do assunto: uma
visão humanista do marketing pessoal. Através dela vejo o ser humano integrando
suas habilidades pessoais de personalidade, o conteúdo interno, associado às
técnicas eficazes de divulgação de si mesmo, o fator externo.
Através desta abordagem creio que cinco competências são fundamentais para a
realização do marketing pessoal, descritas:
Empatia
É a capacidade do ser humano em colocar-se no lugar do outro. Segundo Jacob Levy
Moreno, criador do Psicodrama, todo indivíduo passa por diversas fases no
desenvolvimento de sua estrutura de personalidade, e pode-se dizer que atinge a
maturidade psicológica quando consegue “inverter papéis”, ou seja, usar da
empatia.
Exercite no seu dia-a-dia imaginando-se como seria enfrentar os desafios do
cargo do seu chefe ou subordinado, atender o público como um caixa de banco em
dia de grande movimento, fazer a faxina no escritório depois de um dia de
trabalho, dirigir no trânsito caótico por profissão etc. Após este exercício
passe a agir como gostaria de ser tratado em cada uma destas situações.
Certamente todos os envolvidos passarão a respeitá-lo muito mais do que o de
costume.
Simpatia
Antigamente, dizia-se que a educação abre portas; reforço que a simpatia é um
dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional e pessoal. As pessoas em
geral gostam de quem as tratam bem. Ser cordial, afetuoso, entusiástico e
“educado” é fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas de
seu relacionamento. Ações simples como um cumprimento, um sorriso, um abraço ou
um olhar podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal.
A alegria é um poderoso anti-estressante e contagia todos que estão por
perto. Afinal, você conhece alguém que procurou um namorado ou namorada que
fosse emburrado, pessimista ou desanimado? Claro que não! O ser humano gosta e
precisa de energia positiva para viver bem. Para isto, aja com simpatia e
lembre-se sempre das “palavras mágicas”: bom dia, obrigado, com licença e
desculpe!
Comunicação
Neste item há dois pontos que quero destacar: falar corretamente e vencer a
barreira da timidez e do orgulho. Ter uma comunicação impecável é crucial para
qualquer profissão e mais ainda quando se trata de garantir uma boa imagem
diante do seu cliente, chefe ou até mesmo parceiro ou parceira. Para isso é
fundamental adequar a linguagem para cada situação, pois só assim é possível
sobressair-se em meio ao padrão que assola a maioria das pessoas nas
corporações. Estude, leia revistas, livros e jornais, participe de cursos sobre
oratória, enfim, aprimore ao máximo sua capacidade de falar corretamente para
cada público e situação.
O outro ponto importante é fazer que as pessoas saibam quem é você e o que
tem a oferecer, ou seja, vencer a barreira da timidez e do orgulho. Há um famoso
ditado que diz: “quem tem boca vai à Roma”. À medida que se compartilha com os
demais seus planos, suas idéias, seus projetos e seus sonhos, está abrindo a
possibilidade deles fazerem parte e até mesmo ajudarem a concretizá-los. As
pessoas querem participar, mas para isso precisam saber. Portanto, comunique-se!
Ter conteúdo
De nada adianta ser um ótimo comunicador e agir com simpatia se não tiver
efetivamente conteúdo. É muito importante ter o que dizer, possuir conhecimento,
mostrar a que veio e transmiti-lo de forma natural. Nos últimos tempos parece
que a sociedade foi assolada por “carinhas bonitas”, mas que não têm nada a
dizer, não transmitem absolutamente nada e assim passam despercebidas. Estas
pessoas estão nas empresas, na mídia, na política, nas rodas de amigos, enfim,
em todos os lugares onde é possível fazer “cara de conteúdo”.
A verdade é que as pessoas se lembram daqueles transmitem segurança, que
consolidam sua imagem, sua presença através de opiniões claras, idéias firmes
ou, simplesmente, porque estão conectadas ao que está acontecendo a seu redor e
têm o que exprimir com assertividade. Para ter conteúdo é imprescindível
aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso às informações, ampliar o
contato com as diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de
interesse e também de outras diferentes, participar de movimentos profissionais,
viajar e freqüentar grupos diferentes.
Apresentação pessoal
Por fim, o cuidado com a aparência também é fator essencial para a realização do
marketing pessoal e profissional. Para isto é fundamental o bom senso. Conheço
pessoas que possuem boas roupas, muitas vezes de grife, mas não conseguem fazer
uma combinação razoável. Ora pecam nos tons, tecido e design, ora nos
acessórios. Saber adequar a vestimenta para cada situação sem perder o estilo é
das tarefas mais difíceis e, muitas vezes, é necessário o apoio de um
profissional especializado.
Há alguns fatores que você deve considerar na hora de escolher a roupa ideal:
* O tipo de evento ou compromisso que irá participar – se é formal ou
informal. Na dúvida, opte pelo formal, pois é mais fácil partir da formalidade
para a informalidade do que o inverso, muitas vezes retirando ou mudando apenas
uma peça do traje.
* Tons e cores – os tons mais claros são recomendados para pessoas mais
jovens e durante o dia. Já as cores merecem um cuidado especial com relação à
moda, pois nem sempre o que está na moda cabe a você. Um bom exemplo são o
vermelho e o pink.
* Padrões e texturas – saiba adequar as peças e tome cuidado com babados,
decotes, listras, veludo, roupa curta ou longa demais.
* Idade – não tente aparentar mais ou menos idade do que possui através
da roupa e acessórios; é mais fácil você passar ridículo e ser gozado por todos.
* Seu tipo físico – a moda de passarela é feita para pessoas muito
magras, então tome atenção para vestir-se de acordo com seu porte e medidas.
Evite roupas apertadas ou largas demais, pois transmitem uma idéia de desleixo.
Com estas informações já é possível praticar corretamente seu marketing
profissional e conquistar pontos positivos na sua carreira. Vale lembrar que
tudo isto também se aplica na vida pessoal. Sucesso!