Negócios / Empreendedorismo - Administração do Tempo
Introdução
A maioria das pessoas reclama da falta de tempo que dispõe para suas atividades
diárias devido à enorme carga de tarefas que tem para executar.
O que ocorre é que as pessoas quando aprendem em um curso acadêmico, ou mesmo
ingressam de alguma forma em uma função, profissão, são sempre instruídas sobre
“O que” fazer sendo ignorado o modo como se fazer o trabalho, principalmente aos
detalhes que fazem o diferencial para se obter uma maior eficiência e eficácia.
Não basta ser especialista no que se faz, é que preciso ter noções da melhor
maneira de realizar o trabalho.
Como administrar melhor o seu tempo?
Tempo é das coisas mais indefiníveis e paradoxais: o passado já se foi, o futuro
ainda não chegou, e o presente se torna o passado, mesmo enquanto procuramos
defini-lo, e como se fosse um relâmpago, num instante existe e se extingue.
Na maioria dos casos, a análise revela que, com alguns ajustes, o indivíduo
poderá produzir muito mais, com menos dispêndio de esforços. Chama-se “trabalho
inteligente”.
ORGANIZE UMA AGENDA DO TEMPO.
Para identificar com precisão como você ocupa o seu tempo, faça uma agenda,
dimensione exatamente o percentual de tempo utilizado em cada tipo de atividade.
Pois não podemos controlar nosso tempo se não sabemos exatamente como o estamos
utilizando. Geralmente somos levados a achar que sabemos como utilizamos nosso
tempo, mas nem sempre isso é verdade. O princípio básico para utilizar bem o
tempo é priorizar as tarefas realmente importantes e que nos trazem maiores
resultados, aquelas que sempre deixamos para executar depois das mais fáceis!
Avaliar a forma como utilizamos nosso tempo é o primeiro passo que devemos dar,
e após isso questionar: Os resultados seriam melhores se eu passasse o meu tempo
trabalhando em outra atividade? Como eu poderia executar as tarefas mais
importantes com mais freqüência e eficiência?
Um outro aviso importante: Geralmente seus colegas de trabalho tem o costume de
lhe passar material, assuntos e tarefas que não dizem respeito à sua atividade
principal(ao seu foco). Este tipo de material deve imediatamente ser retornado à
pessoa que realmente deve dar continuidade. Responda na própria correspondência
e retorne imediatamente. Não deixe nada entulhando sua mesa ou caixa postal de
e-mail. Sempre que possível evite dar respostas como: Vou ver e lhe retorno
depois!. Assim que tiver um retorno lhe informo!. Dê as informações necessárias
já no momento para que a pessoa mesmo pesquise sozinha!. Não atue como
intermediário de nada.
Você realmente sabe como usar seu tempo?
A primeira medida para melhorar a utilização do tempo é verificar como ele
vem sendo empregado. Muitas pessoas imaginam que sabem como usam seu tempo, mas
quando eles são registrados, numa “tabela de tempo”, o resultado é surpreendente
para estes indivíduos.
Algumas situações comuns observadas numa tabela de tempo:
• Decisões sobre assuntos importantes;
• Conversas telefônicas que se estendem demasiadamente;
• Períodos de interrupções constantes;
• Concentração em assuntos poucos importantes;
• Períodos de “escravidão ao papel”, onde se manuseiam muitos papéis sem
importância;
• Falta de tempo para pensar e planejar, ficando escravo da rotina;
• Períodos de grandes atividades consertando ou refazendo atividades anteriores.
Para efetivamente avaliar a utilização do tempo, é necessário questionar o
efetivo uso do mesmo.
Quanto tempo utilizar em cada tarefa?
A lei de Parkinson diz que o trabalho tende a preencher (ou adaptar-se) ao tempo
disponível ou alocado para ele. Se você alocar uma hora para uma determinada
tarefa, terá mais chances de terminar o trabalho dentro desse prazo, caso
estabeleça duas horas para o mesmo trabalho provavelmente utilizará as duas
horas para o trabalho.
Estabeleça sempre a quantidade de horas e datas para conclusão de projetos,
provavelmente descobrirá um meio de fazê-lo dentro do prazo estabelecido por
você, e sua produtividade aumentará bastante.
Dividindo seu trabalho de rotina em lotes.
A divisão em categorias e o agrupamento de seu trabalho podem ser chamados de
"agrupamento". Processe as informações e as tarefas semelhantes em lotes,
reduzindo dessa forma, o desperdício e o deslocamento. Você executará cada
tarefa de forma mais eficiente.
Muitos elementos de seu trabalho podem ser reduzidos a simples rotinas que lhe
permitirão concluir tarefas semelhantes no mínimo tempo possível. Esses tipos de
tarefas realmente se prestam ao agrupamento. As vantagens de abordar o seu
trabalho dessa maneira são várias.
Você verá que o trabalho em lotes permite que você se prepare e se organize para
ele de uma só vez, ao invés de ter de fazê-lo várias vezes se o trabalho for
feito aleatoriamente.
Superando o adiamento
O adiamento provavelmente consumirá mais tempo no seu local de trabalho do que
em qualquer outro lugar. Se você for uma pessoa que costuma adiar, a mudança de
atitude para o Faça Agora será um elemento chave para ajudá-lo a identificar
onde existe adiamento nos seus hábitos profissionais e a superá-lo.
A maioria das pessoas é muito inteligente, até mesmo engenhosa, no que diz
respeito a adiar as coisas. "Eu não tenho muito tempo" é uma desculpa comum. "Eu
acho que eles disseram que não estariam aqui hoje, então eu não liguei." "Não é
tão importante." A lista e motivos pelos quais uma tarefa não pode ser concluída
é interminável.
Seja tão esperto para concluir as coisas quanto o é para adiá-las. Insista até
encontrar a solução para cada problema sem adiá-lo. É aí que você deve
concentrar o poder de sua mente, e não em desculpas inteligentes.
As oito maneiras de superar o adiamento:
1) Faça agora e fará uma vez somente: Não fique lendo e relendo para fazer
uma ação. Leia e aja.
2) Clareie a sua mente: Não postergue nada. Programe o que você vai fazer
e realmente faça ou esqueça o que você não vai fazer.
3) Resolva os problemas enquanto eles são pequenos: Caso contrário seus
problemas crescerão e consumirão mais tempo.
4) Diminua as interrupções desnecessárias: Isso o ajudará a ser mais
produtivo.
5) Coloque os atrasos em dia: Os trabalhos atrasados criam o seu próprio
trabalho extra.
6) Comece a operar visando o futuro e não o passado: Trabalhe sempre de
forma preventiva, antecipando-se.
7) Pare de se preocupar: O grande dano do adiamento é o cansaço mental e
psíquico que isso causa.
8) Agora sinta-se melhor em relação a si mesmo: A conclusão de tarefas
evita o estresse e a ansiedade e traz mais autoconfiança e auto-respeito.
Esqueça lembrando
A maioria das pessoas tem certo orgulho da sua capacidade de se lembrar de
"tudo" o que deve ser feito. É um jogo mental que fazem. Embora possam ter sido
bem-sucedidas em uma certa época, o ritmo atual do trabalho e da vida particular
e o volume de atividades com as quais devemos estar em dia aumentaram tanto que
é impraticável estar por dentro de mil coisas a fazer. Essa preocupação
constante de tudo o que precisa fazer, lembrar-se de tudo, simplesmente lhe
sobrecarregam, principalmente porque acaba se lembrando de "tudo" nos momentos
menos interessantes.
Os executivos e gerentes deveriam se interessar mais em esquecer todas as coisas
que têm a fazer. Sim eu disse esquecer. O que as pessoas precisam é de ter um
sistema adequado em prática para se lembrar dessa infinidade de detalhes quando,
e só quando, for preciso.
Parece loucura? Na verdade não é.
Três princípios gerenciais clássicos de administração de tempo estão sendo
seriamente questionados pelos estudiosos.
Estes conceitos são:
1. Faça uma lista das tarefas que você precisa executar diariamente e
concentre-se nelas até que todas estejam executadas.
2. Cuide primeiro dos assuntos urgentes.
3. Distribua uniformemente sua carga de trabalho.
O fato é que todo mundo já utilizou estas técnicas freqüentemente com algum grau
de sucesso. No entanto, renomados experts como Peter Drucker, Merrill Douglass e
o filósofo do século XX, Vilfredo Pareto, afirmam que elas precisam ser
descartadas a fim de abrir caminho para métodos mais eficazes.
Aparentemente, as regras são boas. Cada uma delas, entretanto, contém aspectos
negativos. Analisemos em separado estas diretrizes para descobrirmos por que
elas precisam ser riscadas do livro de regras gerenciais.
1. Faça uma lista das tarefas que você precisa executar diariamente e
concentre-se nelas até que todas estejam executadas.
O que há de errado nisto? Uma porção de coisas. Conforme Drucker aponta, é
preciso equilibrar o trabalho com o tempo. Lembre-se que o tempo é imutável, ao
passo que o trabalho é flexível como massa para modelar. Ele pode ser
pressionado, moldado, reformulado e dividido. Portanto, o trabalho deve sempre
subordinar-se ao tempo disponível. Atacar com entusiasmo sua lista diária de
itens a fazer não é suficiente. O tempo deve ser realisticamente programado para
que as tarefas certas realmente sejam feitas.
2. Cuide primeiro dos assuntos urgentes.
Se é urgente, deve ser importante, certo? Errado! Quem é que diz que o assunto é
urgente? É você, seu chefe, sua secretária, um cliente, um empregado, um
vizinho? Urgente implica em necessidade de atenção imediata. Mas quem está
exigindo atenção imediata? Como a tarefa em questão se relaciona com os
objetivos a serem atingidos? Na realidade, existe um relacionamento matricial
entre assuntos urgentes e importantes. Esta correlação pode ser simplesmente
citada como: "Assuntos urgentes podem ser importantes, mas não necessariamente."
São quatro os possíveis relacionamentos. O assunto pode ser:
Tanto importante quanto urgente
Ex.: você está quase perdendo seu principal cliente.
Importante mas não urgente
Ex.: planejamento estratégico para os próximos três anos.
Urgente mas não importante
Ex.: a maioria do telefonemas.
Nem urgente nem importante.
Ex.: conversa fiada ou comentários excessivos sobre o jogo de futebol da semana
passada.
Conclui-se, portanto, que assuntos importantes (os que têm vínculo com os
objetivos) deverão sempre ter prioridade sobre assuntos meramente urgentes (os
que pressionam pelo tempo), uma vez que atenção deixará pouco tempo para fazer o
que realmente é importante.
3. Distribua uniformemente sua carga de trabalho.
Há quase 100 anos, Pareto questionou este conceito. O Princípio de Pareto
postula que para qualquer número de itens, um pequeno número destes itens é
muito mais importante do que o restante. Por exemplo, 20% dos clientes de uma
companhia provavelmente são responsáveis por 80% das vendas, ao passo que 20%
dos itens em estoque podem representar 80% do inventário. O Princípio de Pareto
é uma prescrição de discriminação. Ele propõe dedicar mais atenção aos itens
importantes e menos atenção aos itens de menor importância.
Conclui-se, portanto, que uma carga de trabalho uniforme, que trata de todas
as tarefas da mesma maneira, não atende à necessidade do executivo. O esforço
concentrado em poucos assuntos importantes é que abre o caminho para a
produtividade gerencial.
Alguns passos para gerenciar seu tempo com maior eficácia
Mesmo com os três conceitos "furados" colocados em perspectiva, a questão
permanece. Que regras poderão realmente ajudar-me a melhor administrar meu
tempo?
O primeiro passo para melhor administrar o tempo é determinar como é utilizado.
A maioria as pessoas acha que sabe como ocupa seu tempo mas, comumente, quando
os fatos são registrados num quadro de tempo, o resultado é surpreendente.
Situações típicas demonstradas nesse quadro são:
1. Julgamentos bruscos feitos em relação a assuntos altamente
importantes;
2. Conversas telefônicas que se estendem em demasia;
3. Períodos de incessantes interrupções nos quais nada de significativo é
feito;
4. Longo envolvimento em assuntos de pouca importância que poderiam ser
delegados ou ignorados;
5. Períodos de escravidão à burocracia, nos quais a "papelada" domina o
dia;
6. Ausência de tempo para pensar ou planejar.
A percepção de como você usa seu tempo implica num esforço de cronometrar suas
atividades diárias e registrar os resultados para análise.
Para ajudar a capturar seu dia como ele realmente é, siga estes passos:
Passo 1 - Faça um quadro de tempo.
Use uma agenda, um caderno ou um bloco e anote de 30 em 30 minutos o que você
esteve fazendo durante a meia hora que passou. Registre suas atividades por uma
semana.
Passo 2 - Reveja o quadro.
Faça um resumo dos resultados. Veja quanto tempo você gastou em assuntos
realmente importantes, quanto tempo foi gasto inutilmente e quanto foi dedicado
à rotina.
Passo 3 - Reflita.
Você está realmente aplicando o tempo nos assuntos que o ajudarão a atingir seus
objetivos? (você poderá concluir que, certamente, seu tempo não está sendo bem
utilizado, mas justifica assim "não existem horas suficientes no dia e, além
disso, as pessoas vivem me interrompendo.") Para resolver este problema, examine
os maiores estranguladores de tempo e deixe mais tempo livre para os assuntos
importantes.
As seguintes atividades tendem a dominar o dia do gerente/profissional:
- Papelada - Aguardando assinatura ou leitura;
- Reuniões - Programadas ou não;
- Diálogos - Conversas e discussões;
- Chamadas Telefônicas - Recebidas e/ou feitas por você.
Para ganhar tempo, analise seu dia visando eliminar atividades inúteis. Aqui
estão alguns indicadores para manter-se livre da maioria dos estranguladores de
tempo:
Passo 4 - Pergunte a você mesmo se realmente precisa ver toda aquela
papelada.
O fato de ter sido mandada para você não significa que deva perder tempo com
ela. Faça uma lista dos documentos que recebe; classifique-os em grupos de
prioridades A, B e C. Então, delegando, eliminando e condensando, reduza
drasticamente seu gasto de tempo com os itens C e, em menor grau, com os
assuntos B, permitindo desse modo, mais tempo para os de prioridade A.
Passo 5 - Discipline suas reuniões para obter resultados mais eficazes em
menos tempo.
Volte às bases. Todos conhecem o assunto e o objetivo da reunião? É comum os
participantes não saberem o objetivo da reunião (às vezes, nem o líder tem uma
idéia clara). Estabeleça o objetivo da reunião de forma cristalina. Antes dela,
faça uma agenda detalhada e, finalmente, registre os resultados em ata.
Pergunte-se também se a reunião realmente é necessária. Talvez não seja e, sim,
uma perda de tempo para todos os participantes.
Passo 6 - Determine quanto tempo você dispõe para diálogos (para ouvir,
resolver problemas, conversar); então, racionalize o seu tempo de acordo.
Precisa receber todas as pessoas que querem falar com você? E pelo tempo que
elas quiserem? Obviamente não. Muitos dos seus visitantes poderão ser bem
atendidos por outra pessoa que não você. Se tem outras prioridades, é uma
prerrogativa sua determinar os limites de tempo dos seus diálogos. Redobre,
portanto, seus esforços para organizar sua agenda de entrevistas.
Passo 7 - Estabeleça um código de conduta telefônica.
Evite escravizar-se ao telefone. Agrupe as ligações para logo se ver livre
delas. Evite interrupções telefônicas quando estiver trabalhando em assuntos
importantes (desligue o aparelho, ou peça a alguém para anotar recados). Se
precisa fazer ligações diariamente, tente estabelecer um horário para isso.
Evite pegar o telefone impulsivamente - organize seus pensamentos e discuta os
assuntos em uma seqüência ordenada.
De volta aos antigos conceitos.
Para administrar eficazmente o seu tempo, basta fazer uma revisão nos conceitos
"furados". Com o acréscimo de algumas palavras, os velhos conceitos se
transformam em poderosas diretrizes gerenciais. Eis a versão revisada:
1) Faça uma lista das tarefas que você precisa executar diariamente;
então, estabeleça prioridades e programe as atividades, concentrando-se nestas
tarefas até que os itens programados estejam executados.
2) Cuide primeiro dos assuntos importantes; estes devem sempre prevalecer
sobre aqueles que meramente parecem urgentes.
3) Distribua sua carga de trabalho proporcionalmente de acordo com a
importância dos assuntos que você tem à mão.
Estas mudanças, aparentemente sutis, transformam os três conceitos "furados" de
tempo em regras altamente eficazes. Siga estas diretrizes e você se tornará mais
eficaz - produzindo mais em menos tempo.
COMO DELEGAR
A delegação determina em grande parte a sua eficácia como executivo, gerente ou
supervisor. A qualidade do seu trabalho também depende de sua capacidade de
delegar adequadamente. Se você o fizer, multiplicará a sua produtividade.
Quanto mais cedo detectar, no seu processo de planejamento, a sobrecarga de
trabalho, sua ou de outra pessoa, mais eficaz você será corrigindo o problema.
Não espere fazer tudo sozinho.
Talvez você perca muito tempo tentando dominar algo em que não é muito bom.
Delegar, apropriadamente, à pessoa certa, com experiência adequada, é uma das
habilidades executivas mais importantes. Quando você delega, está designando uma
tarefa a uma pessoa e a autoridade para executá-la, mesmo que não transfira a
sua responsabilidade pessoal, que continua com você.
O Delegante Eficaz
1. Identifica a pessoa certa para fazer o trabalho.
2. Delega agora, dando tempo suficiente para a conclusão.
3. Expõe claramente o objetivo.
4. Fornece todas as informações necessárias para a conclusão da tarefa.
5. Certifica-se de que o staff entendeu a tarefa antes de começar a
trabalhar.
6. Marca uma data para conclusão.
7. Incentiva um plano de projeto por escrito.
8. Monitora periodicamente a evolução.
9. É acessível para esclarecimentos e conselhos.
10. Assume a responsabilidade, mas dá crédito à pessoa que realizou o
trabalho.
11. Ajuda o staff a crescer, conferindo-lhe novas responsabilidades
Faça agora
O primeiro passo para começar a aproveitar melhor o tempo é organizando o espaço
de trabalho.
É necessário começar pelas pilhas de papéis e documentos que povoam mesas dos
escritórios.
Ao pegar no papel ou documento pela primeira vez deve-se resolver de imediato,
tratar do assunto e direcionar o papel para o lugar certo.
Não se pode usar dos adiamentos, pois quanto mais adiar-se uma tarefa, outras
mais se acumularão. Portanto, ao se tratar de um assunto, deve-se resolver no
ato ( faça agora), para não simplesmente trocar o problema ( papel) de lugar .
Além disso, é importante que se faça tudo de uma vez só, não compensa perder
tempo para ler cada um dos documentos, para ler depois analisar e por fim tomar
uma providência. O correto é logo que se começar a resolver um assunto, o
fazê-lo de uma só vez, eliminando-se etapas desnecessárias do processo de
trabalho.
Outro aspecto importante é trabalhar-se com a mente limpa. Milhares de afazeres
menores rondam a mente tirando a atenção da pessoa do assunto a ser tratado no
momento por serem puxados pela memória. Por isso, deve-se eliminar essas
pequenas coisas para depois se ter maior concentração maiores facilitando-se sua
execução.
Além do que, a importância de se tratar de pequenos problemas está no fato de
que assim evita-se que se tornem problemas maiores e mais difíceis de se
resolver.
Muitas vezes durante o dia as pessoas são interrompidas pelos chefes,
companheiros de trabalho, subordinados e clientes, justamente por não resolverem
pequenos problemas piorados com os adiamentos.
Atrasos geram problemas, e problemas geram interrupções que atrapalham o
desenvolvimento das atividades nas quais está-se trabalhando.
Desta forma faz-se necessário identificar as prioridades de trabalho,
reservando-se tempo para elas, identificar-se as causas e remediá-las.
Devemos focalizar aquelas atividades que mais podem contribuir para atingir os
objetivos globais previstos.
Questionar sempre as urgências, usando os seus critérios e comprando-os com os
do interlocutor.
Preocupações impedem pessoas de visualizar o futuro, as prendem a fatos
passados, impedindo-as de desempenharem boas ações no presente.
Resolvendo primeiramente as tarefas mais desagradáveis ao invés de adiá-las,
evita-se tais preocupações e, sentindo-se melhor, as pessoas trabalham melhor.
Naturalmente, não são todas as tarefas que são possíveis de ser resolvidas no
exato momento, algumas dependem de outras pessoas ou fatos, dados indispensáveis
momentaneamente, e são essas que devem ser classificadas como pendências. Há
também de se ter pertinência pois há tarefas que são verdadeiramente bobas e não
devem merecer atenção imediata.
LIDANDO COM AS INTERRUPÇÕES.
Nem todas as interrupções, obviamente são ruins. Na verdade, existem algumas
interrupções boas, aquelas onde se discutem boas idéias.
Para cortar interrupções indesejáveis:
- Elimine os assuntos atrasados para não ter de enfrentar as conseqüências;
- Lide com as coisas de forma total e correta, para reduzir os pedidos de
correções.
- Dê instruções claras e completas para os seus subordinados a fim de reduzir os
pedidos de esclarecimento e as suas frustrações quando as coisas não forem
feitas da maneira certa na primeira vez.
- Lembre-se de que a sua função é educar os seus funcionários quanto à forma de
executar tanto as tarefas de rotina quanto os trabalhos maiores.
- Quando deixar recados, deixe informações completas.
- Peça que se anotem recados completos quando os outros lhe ligarem.
- Lide com as interrupções expondo as suas limitações de tempo. "Temos apenas 20
minutos para esse assunto!"
- Apóie uma cultura com menos interrupções.
- Comece a dividir a sua comunicação em lotes. Evite a cada assunto que surge
discutir imediatamente com o responsável por isso. Em vez disso discuta vários
problemas no mesmo momento.
Como prioritarizar assuntos em função de importância e urgência?
A TIRANIA DA URGÊNCIA RESIDE NA SUA DISTORÇÃO DE PRIORIDADES - PELO SUTIL
DISFARCE DE PROJETOS MENORES COM STATUS MAIOR, COMUMENTE SOB A MÁSCARA DE
“CRISE”.
Assuntos importantes são aqueles que são relevantes em termos de nossos
objetivos.
Urgências são caracterizadas por uma necessidade premente de se realizar
atividades dentro de um prazo específico, podendo ser ou não coincidente com um
assunto importante.
Programar seu tempo ou seu trabalho?
“O que é que eu realmente consegui fazer hoje?”, quando, no fundo, você já sabe
qual é resposta. Como é que pode acontecer este fenômeno?
É porque nos deixamos ser controlados pelas urgências dos outros, mesmo quando
estes assuntos não contribuem de nenhuma forma para objetivos em mira.
Devemos nos perguntar onde estamos e para onde estamos tendendo
PETER DRUCKER fala que: não conseguimos atingir nossas metas diárias
porque, em termos de administração de tempo, procedemos de maneira totalmente
inversa, isto é, procuramos espremer uma “massa” que se encontra em processo de
constante expansão, dentro de um compartimento rígido e limitado.
O importante é procurar alocar previamente uma parcela de tempo para a execução
de tarefa, executando, em primeiro lugar, aquela tarefa que produzir mais
resultados ou conseqüências.
• Aceitar o fato de que nunca conseguirá dar conta de todo o trabalho que lhe
for atribuído;
• Aceitar que outras pessoas podem ser tão competentes do que você e, portanto,
têm capacidade para executar tarefas que “só você sabe fazer”;
• Manter-se no ataque;
• Concentrar-se naqueles itens que realmente são importantes;
• Delegar;
• Planejar seu dia em termos de tarefas específicas a serem executadas durante
períodos pré-determinados;
• Começar seu dia sempre pela execução das tarefas mais importantes.
Tarefas importantes e tarefas urgentes
O combate a URGÊNCIAS é fundamental para a concentração do tempo nas
IMPORTÂNCIAS.
Para combater as URGÊNCIAS é preciso que:
• Evite sempre o uso da palavra NÃO;
• Transfira para outra pessoa o atendimento;
• Determine o momento que você vai resolver o problema do outro.
O que é inesperado não é necessariamente importante! Diante do inesperado,
resista à tentação de execução imediata, procurando antes identificar a
importância/urgência da tarefa.
Ordem
Pessoas têm mania de guardar coisas sob o pretexto de talvez precisar delas mais
tarde.
No entanto, deve-se guardar somente o que realmente é importante e pode ser útil
mais tarde.
Há um conceito de que a desordem instiga a criatividade, o que não é verdade.
Segundo o “Wall Stret Journal” as pessoas passam em média 6 semanas por ano
procurando coisas no escritório.
Além da ordem ajudar no acesso às informações de maneira rápida, possibilita um
ambiente confortável, e isto ajuda a aumentar a produtividade.
Para trato dos papéis, usa-se o sistema de bandejas, sendo uma para entrada de
documentos, uma de pendências e outra para saída.
Entrada: assuntos novos; materiais ainda não analisados a serem tratados.
Pendências: aqueles que não podem ser resolvidos de momento; não podem
ficar mais de 24 ou 48 horas pendentes.
Saída: assuntos resolvidos, aqueles que já podem ser arquivados ou
eliminados.
Um outro ponto crucial é a eficiência, eficácia e rapidez no trabalho, é
necessário ter-se todo o material, ferramentas funcionando perfeitamente e
saber-se utilizá-los. Esses materiais vão desde clipes, grampeadores e tesouras
até copiadoras, fax e computadores. É sempre bom manter-se atualizado acerca de
novas ferramentas de trabalho que surgem.
Arquivos
Os arquivos devem estar divididos em arquivos de trabalhos do momento, arquivos
de referência e arquivo morto.
Arquivo de trabalho do momento: São aqueles em que se trabalham nos
projetos atuais. Devem estar sempre à mão, de fácil acesso como telefones,
códigos, política da empresa, endereços, etc.Depois de serem discutidos
(reuniões), há os arquivos de rotina e os de acompanhamento que devem ser
divididos de 1 a 12 (representando os meses) e outra parte de 1 a 31(dias);
Nestes devem ser colocados aqueles trabalhos diários, substituindo-se lembretes
escritos em papéis por anotações na agenda e coloca-se cada arquivo no dia
correspondente do mês a ser tratado.
Arquivos de referência: São os projetos futuros e passados, informações
sobre os recursos da empresa, informações sobre o pessoal, dados
administrativos, verbas, contas de clientes. Procura-se guardar o que é
necessário e, se for possível, entregar documentos a outras pessoas que seja
mais conveniente.
Arquivo Morto: Normalmente, arquivos de até três anos, para fins
jurídicos e tributários da empresa. Para os arquivos eletrônicos, é muito útil
distribuí-los em pastas a serem criadas por categorias, de acordo com o tipo de
arquivo e o tipo de aplicativo existentes.
As mensagens do correio eletrônico devem ser filtradas logo na tela,
selecionando os relevantes, apagando as mensagens inúteis e se for realmente
preciso, guardá-las. Porem as que não precisarem ser guardadas devem ser logo
apagadas para que não fiquem ocupando espaço.
ORGANIZE SISTEMAS DE FOLLOW-UP EFICIENTES
Porque ter lembretes sempre à frente, não vai necessariamente nos levar à
concentração, ao foco e à produtividade. Se esses lembretes ficarem pendurados
durante um determinado tempo, você não os verá mais. Olhá-los e não tomar uma
atitude em relação a todos eles, reforça um hábito: NÃO FAÇA AGORA.
Coloque em prática sistemas simples, que permitem superar esses problemas e
fazer o trabalho realmente importante.
1. Transfira seus papéis para um arquivo que lhe permite agendar material,
através de lembretes, de acordo com o dia: - (1 a 31) ou por mês (de 1 a
12). Se você envia uma carta e espera resposta em uma semana, coloque o lembrete
com uma cópia da carta que irá lembrá-lo de que precisa falar novamente com o
cliente.
2. Também poderá consolidar todas as pequenas tarefas em um caderno de
registros o que elimina a necessidade de pequenos pedaços de papel. Use
quando você se lembrar de algo e precisa um lugar para escrever. Mantenha nele
um diário de atividades em ordem cronológicas. Você deve datar cada um dos
registros. Escreva em letras grandes e separe cada registro. Quando concluir uma
tarefa, faça um (X) grande sobre ela. Até criar o hábito, deixe-o sempre em cima
de sua mesa.
3. No sistema de agenda, como são datadas, elas prevêem as necessidades
futuras e você pode utilizá-las, como um sistema linear de lembretes. A boa
regra para qualquer sistema de agenda é você escolher um sistema para mesa com
várias seções e características, ou uma de bolso. Utilize agenda que tenha a
função de visão rápida da semana. Aprenda a utilizar todos os recursos do seu
sistema de agenda.
4. Existem sistemas de agendas eletrônicas portáteis que podem nos fornecer
uma grande quantidade de informações. Qualquer que seja o tamanho existem
alguns inconvenientes. Um sistema/agenda do tamanho da palma da mão pode ter um
teclado difícil de se trabalhar. Existem programas com várias funções que você
pode utilizar para fazer anotações rápidas e depois revisar e ajustar como
acontece quando você planeja no papel.
5. Muitas pessoas combinam os sistemas de agenda de papel e eletrônica,
que pode imprimir a sua agenda em qualquer tamanho e você poderá levar o
impresso ao invés do computador.
Quanto tempo para cada atividade?
Aumentar, manter ou diminuir o tempo gasto em cada atividade?
Em pesquisa realizada com mais de 1000 executivos em 10 países, os professores
Cooper e Arbose constataram que os fatores que mais contribuem para o “stress”
gerencial são:
1. Falta de tempo para cumprir prazos;
2. Carga excessiva de trabalho;
3. Subordinados mal treinados;
4. Horas de trabalho além do normal;
5. Participação em reuniões;
O tempo é um recurso impossível de ser recuperado depois de gasto.
Administração do tempo: quem pode ajudar?
ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Ao implantar qualquer idéia/sugestão para racionalização do uso do tempo,
procure:
1. Mostrar à outra parte envolvida;
2. Negociar com sua chefia apoio para as mudanças;
3. Explicar, antes de aplicar qualquer medida;
4. Implantar as idéias gradualmente, evitando a tentação de implantar 10
ou 20 sugestões;
5. Iniciar pela idéia/sugestão;
6. Ser flexível, evitando radicalismos;
7. Ter persistência; isto é fundamental;
8. Evitar qualquer juízo de valor sobre a utilização do tempo pelos
outros;
9. Respeitar o tempo do outro.
ASPECTOS TÁTICOS
O CHEFE
• Se for interrompido pelo chefe proceder assim: “Fulano, você pediu para eu ir
até aí agora, mas estou com sicrano”;
• Marcar 2 ou 3 contatos em horários predeterminados com seu chefe toda semana;
• Manter o chefe informado do progresso dos seus esforços na administração do
seu tempo;
SUBORDINADOS
• Solicitar a seus subordinados que, junto com os problemas, tragam também
alternativas de solução;
SECRETÁRIA
• Definir dois momentos diários para despacho com sua secretária;
• Solicitar a ela que coloque por escrito e arquive toda instrução sua;
• Pedir que a documentação lhe seja entregue empilhada e arrumada, colocando na
parte superior o que for mais importante;
• Instruir sua secretária para interrompe-lo o mínimo necessário e sempre
através de bilhetes.
CLIENTES
• Reservar horário pré-determinado para atendimento de clientes;
• Definir previamente, de comum acordo com os clientes, o momento do “início” e
“término” de cada entrevista, reunião etc..
Marcar contatos sociais ou pessoais com clientes para o horário de almoço.
Agenda de tempo:
A organização do trabalho e a distribuição das tarefas diárias podem ser melhor
feitas utilizando-se uma agenda de tempo.
Filtra-se todo o material de entrada (papéis, correio eletrônico, correio de
voz, ligações), dedicando-se um tempo definido para tratar deles.
Deve-se dividir o dia de trabalho em lotes, criando-se blocos de tempo com
horários definidos, ou seja, reservar horários fixos todos os dias para tratar
do correio eletrônico, das ligações, dos papéis, etc.
Telefonemas em lotes:
Criar uma rotina de atender à ligações em horários curtos todos os dias, fazendo
com que as outras pessoas possam também se habituar a ligar sempre nos mesmos
horários. Uma mensagem de correio de voz indicando o seu tempo disponível e
solicitando uma escolha por parte de quem liga, pode auxiliar em muito.
Correio Eletrônico:
Como o fluxo de informações via correio é maior e mais variado, pode-se reservar
dois horários durante o dia para cuidar dele, sempre lembrando-se de eliminar a
mensagem, se possível, assim que terminar de lê-la (tratá-la). É de fundamental
importância que se passe mensagens claras e objetivas, não distribuir-se
mensagens para muitas pessoas incidindo em muitas respostas também e não tratar
mais de um assunto por mensagem, para deixá-la mais clara.
Recomendo as seguintes regras ao enviar mensagens:
1. Discuta um assunto por mensagem.
2. Defina claramente o tópico no cabeçalho.
3. Crie uma mensagem curta, mas que inclua todas as informações
necessárias para que o receptor possa tomar uma atitude ou responder.
4. Os programas de correio eletrônicos têm funções de bloqueio para
mensagens indesejadas, quando for o caso, peça ao remetente para retirar seu
nome da lista de e-mail ou simplesmente bloqueie a mensagem a partir do
programa.
Não deixe para depois para tomar uma atitude em relação à mensagem. A regra é
Faça Agora ou Exclua Agora. Não trate a mensagem logo que ela chega, ao invés
disso trate as mensagens em bloco para ser mais eficiente. Caso a mensagem seja
interessante crie pastas por assunto e transfira-as para lá ou exclua-as.
Quando se faz algo corretamente, evita-se que outras pessoas interrompam o
trabalho das outras para corrigir os erros. Da mesma forma , as mensagens e
telefonemas devem ser claras para que não haja a necessidade de uma nova
comunicação para tratar do mesmo assunto.
É preciso dizer não!
Dizer não poderá causar algumas conclusões negativas, mas também poderá trazer
grandes benefícios, por exemplo:
• Ganhar tempo;
• Definir claramente situações;
• Manter prioridade;
• Economizar esforços.
É preciso saber o momento certo para dizer não, porque existe vário significado
do NÃO, mas se for preciso dizer não, diga.
Quando dizer não
O NÃO é indicado quando:
• A atividade é estranha ao plano estratégico da empresa;
• Há outra prioridade mais importante;
• O esforço relativo à execução da atividade na compensa o resultado;
• A atividade aumenta o custo, sem trazer o benefício correspondente;
• A atividade diminui o lucro, sem trazer contrapartida positiva.
Planejamento:
Um planejamento permitir obter-se uma visão geral do trabalho a longo prazo,
definindo as principais metas e objetivos.
Primeiramente, cria-se um planejamento mensal onde aparecerão todas as tarefas,
semana a semana a serem desenvolvidas no mês.
A partir daí, cria-se um planejamento semanal, voltado para as atividades
principais da semana nos seus respectivos dias e horários reservados para
execução. Da mesma maneira é que chega-se, por fim, ao planejamento diário.
Um planejamento para desenvolvimento dos projetos consiste em dividir cada
projeto em etapas, constituindo tarefas menores e definir quem as executará e
quanto tempo terá para fazer, não se esquecendo da importância do acompanhamento
.
Bons hábitos de trabalho
Para um bom desempenho do trabalho, cada pessoa deve definir quais são seus
planos, metas pessoais e valores, cruzá-los com os objetivos da organização e
realmente se engajar no projeto da empresa, podendo visualizar melhor o futuro.
Persistir e atualizar-se observando os pontos ainda falhos que podem ser
melhorados.
Nunca se deve confiar inteiramente na memória, até mesmo para não
sobrecarregá-la.
Para isso deve-se eliminar os pequenos lembretes que as pessoas costumam usar,
pendurados aqui ou jogados ali e substituí-los por um caderno de lembretes,
sempre acessível, que permite um melhor acompanhamento daquilo que já foi ou
será feito.
Porém, o uso de uma agenda ainda é indispensável, podendo-se encontrar tipos e
sistemas de agenda que melhor se enquadrem no gosto pessoal.
Mesmo com as agendas eletrônicas, não se perde a importância do uso de uma de
papel, pois não são todas as agendas eletrônicas que são portáteis ou práticas
para carregar.
Delegação
A pessoa mais apropriada para se delegar uma tarefa não é aquela que não faz
nada, porque provavelmente continuará a não fazer.
A delegação consiste na escolha da pessoa apropriada para se delegar a tarefa,
informá-la com clareza acerca da execução, dar o tempo suficiente para
realização.
Atribuir novas responsabilidades e dar crédito às pessoas não faz com que o
delegante perca o seu posto, mas sim possa ser visto como um bom organizador.
Ordem – 4 “S”
1. Sei-ri: Organização
2. Sei-ton: Ordem
3. Sei-kez: Asseio
4. Sei-sou: Limpeza
A organização é fundamental para um bom desenvolvimento do trabalho.
Uma padronização do sistema de trabalho e arquivamento (principalmente em locais
onde há rotatividade de funcionários) permite o fácil acesso a materiais por
outras pessoas que precisem acompanhar certos trabalhos.
Assim, deve-se tomar uma pessoa como referência exemplo e buscar-se a melhora a
cada projeto, aperfeiçoar-se.
Gerência peripatética
O termo decorre do modo aristocrático de ensinar caminhando.
Um gerente deve estar sempre por perto de seus subordinados para estar a par dos
acontecimentos, identificar os problemas, dar auxílio e acompanhar o trabalho,
pois assim não será interrompido em má hora, nem terá de enfrentar de uma vez
grandes problemas decorrentes de outros menores não resolvidos nem problemas no
processo de trabalho, estando a par das reivindicações imediatas e atendendo-as.
Um decálogo contra a patologia burocrática
Um dos fatores de desperdício de tempo é o excesso de documentação.
Tenha pouco papel sobre a mesa, o papel só faz tomar mais seu tempo. A melhor
maneira de se comunicar é OLHO A OLHO.
Sugestões de administração do tempo
• Respeite o tempo do seu cliente;
• Confirme as visitas por telefone;
• Elimine a “visita inesperada” - para sempre!;
• Dê ao seu cliente uma estimativa da duração da entrevista;
• Planeje i seu tempo para quando o cliente desperdiçar o dele;
• Fale com quem toma decisão;
• Aproveite bem seu tempo de viagem/deslocamento;
• Desenvolva hábitos saudáveis da venda;
• Trate do mesmo assunto com vários clientes, ao mesmo tempo;
• Divulgue o material sobre administração do tempo;
• Identifique os melhores dias para contatos comerciais.
Em que usar o tempo ganho?
Saber administrar o tempo nos torna mais eficaz, podendo assim ter mais tempo
livre. Mas se você não sabe como usar esse tempo livre, tudo que você aprendeu
até agora de nada valerá.
MUDANÇA CONTÍNUA
A melhoria contínua se resume em mudanças constantes. As pessoas têm dificuldade
em lidar com mudanças.Os gerentes mais eficazes preferem que o seu pessoal se
envolva com o trabalho. É difícil lidar com a mudança contínua se as metas
pessoais e os resultados finais desejados não forem expostos com clareza e
revistos periodicamente. Do ponto de vista do PEP (Programa de Eficiência
Pessoal) a melhoria da qualidade possui três ingredientes principais:
1. Identifique o que precisa ser melhorado
2. Planeje atitudes para melhorar
3. Leve os planos adiante
METAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS
O item de maior importância na Administração do Tempo é, sem dúvida o
estabelecimento de metas. Saber para onde se quer chegar é primordial para
orientar todas as decisões de nossas vidas. Um velho provérbio diz: "Se você não
sabe para onde está indo, qualquer caminho fará com que você chegue lá.", porém
é ai que está o problema. Quem não sabe o que realmente é importante fica sempre
"dando voltas" gastando esforços, sem saber a direção.
Quem tem metas definidas consegue direcionar ações e esforços, e todas as suas
atitudes possuem um propósito, o de alcançar a meta definida.
A meta é a visualização de um alvo.
A meta é o significado e o sentido da vida e é nela que está a felididade e o
prazer do trabalho.
Lembre-se sempre: As metas devem ser SMART.
Específica
Mensurável
Alcançáveis
Representarem um desafio pessoal
Temporais
Materiais interessantes pesquisados sobre Administração do Tempo na Internet, as
fontes de pesquisa estão no final de cada artigo.
Como Fazer Reuniões Criativas
1. Só convoque uma reunião quando totalmente indispensável;
2. Estabeleça os objetivos;
3. Elabore uma pauta, fixando tempo para cada assunto;
4. Coloque só as pessoas às quais o assunto interessa;
5. Não castigue os pontuais, premiando os atrasados;
6. Mantenha o rumo da discussão;
7. Designe um participante para secretariar a reunião;
8. Sintetize as conclusões;
9. Faça o acompanhamento de todas as decisões tomadas.
Administração do Tempo
A administração do tempo é uma ferramenta gerencial, que pode ser utilizada
tanto nas empresas quanto na nossa vida particular, permitindo a organização de
metas pessoais e profissionais, com menor dispêndio de energia física e mental.
A boa administração do tempo é, provavelmente, o fator mais importante na
administração de si mesmo e do trabalho executado. Ela começa com a
auto-descoberta, isto é, com a identificação de como utilizamos o nosso tempo,
do que não nos satisfaz e do que desejamos mudar.
Dicas Para se Economizar Tempo
"O tempo uma vez gasto, nunca é recuperado,
e ele proporciona oportunidades iguais para todos"
• PLANEJAMENTO - Toda hora aplicada em planejamento eficiente poupa três
ou quatro na execução e produz melhores resultados;
• ORGANIZAÇÃO - A organização é um outro fator facilitador na execução
das tarefas; uma aliada do tempo. Ela deve existir principalmente nas
informações;
• DELEGAÇÃO - Atribuição de tarefas para outras pessoas a fim de liberar
o tempo para tarefas mais importantes. É a chave da administração eficaz;
• TELEFONE - Use-o para evitar deslocamento desnecessário para obter
informações;
• COMUNICAÇÃO - A linguagem simples, concisa e isenta de ambiguidades
assegura a compreensão e poupa o tempo com mal-entendidos;
• TOMADA DE DECISÕES - A análise de decisão tem que ser precisa e baseada
em informações seguras, para que possa ser atacado o problema, imediatamente;
• CONCENTRAÇÃO - Tempo mínimo (anterior a ação) em que se julgar
necessário para conseguir progresso em menos tempo.
Economizadores de Tempo
• Utilização de uma agenda ou um calendário de reuniões;
• Criação de listas de afazeres;
• Definição de metas;
• Manutenção de suas metas em vista;
• Definição de prioridades;
• Acompanhamento das prioridades;
• Organização das tarefas;
• Organização e acesso com rapidez de informações usadas com frequência.
Erros e Falhas na Administração do Tempo
• Excesso de tempo em conversações;
• Consolidação insuficiente de conclusões;
• Sou o dono do meu tempo. Ele só depende de mim;
• O subordinado sempre pode me esperar;
• Nunca vou me tornar escravo do relógio;
• Não vejo diferença entre o urgente "para ontem" e o importante;
• Eu faço o tempo: os outros devem fazer o seu tempo, em função do meu;
• Pela posição que ocupo, não preciso dar satisfação do meu tempo para ninguém;
• Pelo meu grau de responsabilidade perante a empresa, não tenho condições de
planejar o meu tempo.
Causas do Desperdício do Tempo
Falta de:
• Planejamento;
• Informações eficientes;
• Disciplina no cumprimento da agenda;
• Definição clara de objetivos na execução das tarefas;
• Delegação;
Compromisso com os resultados;
• Menosprezo ou ênfase inadequada em certas atividades;
• Indefinição de prioridades e cobrança incompleta e descontínua;
• Fragmentação e superficialidade;
• Excesso de reuniões e burocracia interna;
• Indefinição de prioridades;
• Incapacidade de dizer "não";
• Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador);
• Centralização de poder;
• Execução de serviço particular, em horário comercial;
• Resistências às mudanças.
Soluções Práticas Para Economizar Tempo
• Estabeleça metas: anuais, mensais, semanais e diárias;
• Programe suas tarefas e atividades da semana e do dia, em função dessas metas;
• Identifique as atividades que levem aos resultados e concentre-se nelas;
• Faça as coisas em ordem de prioridade;
• Controle, diariamente, as atividades realizadas e os resultados alcançados;
• Saiba onde seu tempo é realmente empregado;
• Estabeleça data e hora para início e fim de cada atividade;
• Elimine desperdiçadores de tempo;
• Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho.
Processos envolvendo reuniões
• Custos de ambiente organizacional improdutivo e ineficiente
Promover a conscientização dos custos reais de reuniões improdutivas e veículos
de comunicação organizacional limitados.
Gargalos de produtividade em reuniões nas organizações.
Os sete pecados de reuniões improdutivas!
• Redefinindo o processo de reuniões
Promover discussão sobre os problemas encontrados no processo de reuniões e como
solucioná-los.
Razões para as pessoas se reunirem.
Porque as reuniões são improdutivas?
• Três níveis de trabalho em grupo e três processos de produtividade
Identificar os níveis de trabalho em grupo e as tecnologias necessárias para
suportar estes níveis.
Os níveis individual, coordenação e grupo.
Os processos de comunicação, pensamento e acesso a informação
• Forças que impulsionam a utilização de Tecnologia da Informação para aumentar
a produtividade
Identificar na organização as forças que impulsionam as mudanças.
Porquê precisamos mudar? (O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã!)
• As fases de um processo decisório
Identificar e explorar as fases do processo decisório.
Fase de Discussão
Fase de Projeto
Fase de Escolha
Fase de Acompanhamento
• A importância do Brainstorming
Promover novas idéias, explorando o fato de que boas idéias são uma fração do
número de idéias geradas.
A importância de gerar idéias.
• Os papéis dos participantes
Explorar a funcionalidade e as responsabilidades dos participantes de uma
reunião.
O papel do coordenador
O papel do relator
O papel do facilitador
• Ferramentas para aumentar a produtividade
Análise e exemplificação de algumas ferramentas de tecnologia ou não para
auxiliar o processo de reuniões.
Estudos de Caso
Ferramentas de Groupware
Ferramentas Intranet
Procedimentos Gerais
• Resultados: fazendo as reuniões produtivas
Avaliação e discussão dos resultados aplicáveis na empresa.
Administração do tempo é um assunto que há anos vem sendo tratado pela ciência
do desenvolvimento humano, dentro de diversas atividades, seminários, cursos e
publicações em livros, jornais e revistas.
Peter Drucker em seu livro “O Gerente Eficaz”, publicado em 1966, já dizia que
um gerente eficaz tem que conhecer bem o seu tempo. Nessa publicação, Drucker
reserva um capítulo sobre administração do tempo.
Mas, mesmo assim, muitos gerentes e executivos hoje consideram o tempo como um
inimigo que tem que ser enfrentado no campo de batalha. Desta forma, grande
parte dos executivos tentam dominar racionalmente o tempo e este escapa pelos
dedos, ou melhor, pela vida, com a facilidade de um pulo de gato.
Mas qual é o “pulo do gato” na Administração do Tempo?
A resposta é simplesmente considerá-lo como parceiro, não em um campo de guerra,
mas um “Parceiro na Vida”. Com o objetivo primeiro de uma melhor qualidade de
vida e, conseqüentemente, uma melhor qualidade no trabalho.
O grande avanço tecnológico tende a transformar tudo para o instantâneo, a
comida, as viagens aéreas, a comunicação e outras coisas mais.
Mas e nós, seres humanos? Corremos atrás tentando ser mais rápidos do que o fax.
Nenhum destes avanços serve se não for para facilitar a nossa vida e, em muitos
casos, não é isto que estou vendo e sentindo. Executivos correndo cada vez mais
e produzindo menos ou com esforço inútil em trabalhos sem resultados. Aí sim, a
vida no trabalho vira uma luta a ser enfrentada como heróis enfartados a
guerrear.
Mas voltamos a perguntar: como ter o tempo como parceiro? Listaremos pontos que
possam ajudá-los neste desafio:
Pare e faça uma revisão de como você está agindo com o seu tempo. Volte a
instrumentos que você leu ou aprendeu em seminário que participou, eles são
sempre úteis.
Faça um diagnóstico através da seguinte análise do tempo:
Efeito : qual o efeito que o atual uso do meu tempo provoca em mim?
Causa : O que provoca ansiedade? Quais os sentimentos desagradáveis que
sinto na minha vida cotidiana?
Exemplo : O trânsito? A mesa cheia de papéis? O entrar e sair de pessoas
na minha sala? O relacionamento com o colaborador? O telefone? Dificuldades
financeiras?
1ª medida : Avaliar os pontos prioritários que lhe provocam
insatisfação.
2ª medida : Buscar as causas destas situações.
• Causas de caráter
• individual (depende de você)
• cultural (comportamentos e hábitos da sociedade)
• gerencial (sua postura como gestor de equipe)
• organizacional (imposição da empresa)
• ambiental (ambiente físico: escritório, casa, etc.)
Reflita sobre seus objetivos na vida, para facilitá-los trace pequenas metas
para atingir cada um deles e coloque prazos.
Focalize todas as oportunidades (pontos fortes) e as oportunidades surgirão,
tornando você muito mais auto-suficiente para rebater as influências negativas
que aparecerão como “contribuiçãozinha”.
Lembre-se que o “workaholic” (pessoa obcecada por trabalho) não tem capacidade
de fazer um trabalho com qualidade como aquele executivo que sabe dividir o seu
tempo com o trabalho, família e lazer.
Na administração do tempo como parceiro, a delegação é uma função básica.
Delegação é a transferência de responsabilidade (tarefas) e autoridade (poder do
subordinado de tomar decisões na tarefa delegada).
Como estão suas reuniões? Quais os resultados? As reuniões são esbanjadoras de
tempo imensos. Porém, já que são inevitáveis, é vantajoso nós a conduzirmos ou
participarmos de forma mais eficaz e lucrativa possível.
Evita a procrastinação: comece um trabalho quando você tiver condições de
terminá-lo. Saber tomar decisão pode ser aprendido e desenvolvido.
Submeta toda solicitação de seu tempo ao teste de prioridade.
Diga não a uma solicitação inadequada de ajuda, de maneira cordial, mas com
firmeza.
Planeje seu trabalho e trabalhe a partir de seu plano: o combate a incêndio é
uma forma dispendiosa de fazer as coisas, deixe para os bombeiros.
Lembre-se: a crise é “fabricada”. Saiba dar “peso” certo para as tarefas
urgentes e importantes. Muitas vezes, o urgente não é importante.
Utilize o tempo ganho com a boa administração do seu tempo em projetos e
contribuições inovadoras e criativas. Atenção! Não deixe que a rotina absorva
novamente este tempo conquistado.
Organize-se: cuidado com os papéis em sua mesa, procure uma agenda
prática e atenção com seus arquivos. Ser organizado acrescenta poder e confiança
às suas ações, fazendo do tempo o seu parceiro e tornando-o um executivo eficaz.
A Apis Consultores Organizacionais Ltda. vem desenvolvendo há 8 anos, o
Seminário Administração do Tempo, com uma carga horária de 16 horas, em diversos
hospitais do Brasil, para diretores, provedores e chefias.
Referência:
tudogratuito.com.br
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