A relação com o chefe ou superiores merece atenção especial. Objetivos, metas
e novos projetos devem ser tratados com prioridade. Algumas vezes, porém, a
intimidade com o gestor dá liberdade para o funcionário exagerar no tratamento,
nas maneiras de se expressar, brincadeiras e atitudes impulsivas. Muitas vezes
essas coisas ultrapassam a barreira e o limite entre chefe e funcionário. Para
não deixar dúvidas de como se comportar com o seu superior, o Universia ouviu
dez profissionais que comentam os principais erros a serem evitados.
Mentir
"Quando o funcionário mente, o risco do chefe descobrir pode ser fatal. Atitudes
como esta geram quebra de confiança. Além disso, a mentira é sinal de falta de
profissionalismo. Falar que vai fazer alguma coisa e fazer o contrário ou mesmo
dizer que vai a algum lugar e ir para outro, são mentiras que mancham a imagem
tornando-a irrecuperável. A depender da gravidade da mentira isso pode até gerar
demissão".
Deixar de emitir opinião
"Opiniões que agreguem valor ao que está sendo discutido são importantes para a
construção de idéias bem-sucedidas. É preciso, porém, saber o momento certo de
emitir uma opinião ou discordar do que o chefe fala. Ao mesmo tempo em que é
importante expor seu ponto de vista, deve-se analisar o momento certo de
argumentar. Em alguns casos, pode ser mais útil pedir um horário individual para
emitir sua opinião ao chefe. Habilidade para falar e sensibilidade para acertar
o momento são importantes".
Esquecer dos limites
"O funcionário precisa saber que há limites no relacionamento com o chefe e que
esse limite não deve ser ultrapassado com comentários excessivos ou brincadeiras
de mau gosto. Alguns chefes dão abertura para uma relação mais próxima, mas
saber até que ponto ir é fundamental para o funcionário. O chefe pode ser
próximo, acessível e conversar com todos, mas ele ainda é o chefe. Entender a
relação é uma questão de postura profissional no trabalho".
Não cumprir prazos
"Prometer algo e não cumprir é sinal de desorganização e desrespeito com os
colegas e com o chefe. Tal comportamento também revela falta de comprometimento
do funcionário com o trabalho. Se você marcou um compromisso, cumpra. Caso não
seja possível entregar uma tarefa no prazo tente negociá-lo com antecedência e
não deixe nada para a última hora".
Aceitar tudo sem questionar
"Aceitar tudo o que é dito pelo chefe e não contestar é errado. Isso serve tanto
para ações, erros de planejamento e de organização, quanto para atitudes
comportamentais e de trabalho consideradas grosseiras. Muitas vezes, as ações
podem gerar conseqüências negativas. 'Engolir todos os sapos' e não falar sobre
algo que te ofendeu, por exemplo, é ruim para os dois lados. Quando o clima está
tenso, é sinal de que daí para frente a conversa deixará de ser produtiva,
portanto, aguarde o momento adequado para falar o que pensa. Isso mostra
maturidade e contribui para o crescimento profissional tanto do chefe como do
subordinado".
Ser pessimista
"O funcionário que não enxerga as oportunidades de trabalho e o lado bom das
coisas já começa um projeto sem motivação e, conseqüentemente, não terá razões
para apresentar bom resultado. Quem é pessimista também tende a 'contaminar' os
outros, além de colocar inúmeros empecilhos para o andamento dos projetos.
Inevitavelmente, o pessimista cria um ciclo de fracasso em torno de si. Ele
reclama de tudo. Logo, não receberá oportunidades do chefe que o indicará para
trabalhos menos criativos. Assim, não restará alternativa a não ser continuar a
reclamar do sucesso dos outros e de sua estagnação".
Faltar e não avisar
"Faltar no trabalho sem avisar mancha sua imagem profissional, além de
prejudicar os colegas. Caso haja trabalho a ser feito, certamente ele não ficará
a esperar por você, recairá sobre um companheiro de trabalho que pode estar
atribulado com as próprias tarefas. Isso significa que você deve ter
responsabilidade e que vida pessoal não deve invadir a profissional. Portanto,
avise seu chefe quando tiver algo para resolver no horário de expediente e evite
transtornos".
Desrespeitar a hierarquia
"Hoje, as empresas são fortemente hierarquizadas. Os funcionários devem atentar
para essas posições e fazer do respeito por essas regras uma atividade diária.
Passar por cima e não respeitar a hierarquia são faltas graves. Os cargos
existem para serem respeitados. Sem esta postura, criam-se problemas na vida
profissional e o funcionário desrespeitoso acaba mal visto, pois busca
informações em outros setores e com outras pessoas que não seus superiores. Se
existe hierarquia, respeite-a".
Ser impulsivo
"Antes de negar um pedido da chefia, o funcionário deve ponderar a tarefa para
qual é designado. Por mais que esteja ocupado e com uma demanda grande de
trabalho, é necessário analisar as possibilidades ou alternativas para a
situação, além de saber como se expressar para não ter uma atitude impulsiva e
negativa. Isso vale tanto para novos projetos e produtos quanto para atividades
corriqueiras. É nessa hora que o funcionário deve mostrar que sabe negociar
prazos e tarefas, no caso de resposta negativa é preciso ter embasamento na hora
da explicação. Portanto, pare, pense e depois aja".
Querer subir rápido de cargo
"O jovem normalmente quer aprender tudo de uma vez e isso leva tempo. Não
adianta achar que vai captar tudo o que precisa aprender de uma hora para a
outra. É um erro grave ser novo na empresa ou na função e achar que já pode
pleitear uma vaga ao lado da chefia. Conquistar um cargo de liderança faz parte
de um processo de aprendizagem que deve ser respeitado. A ansiedade deve ser
administrada, isso é ter maturidade profissional".