O primeiro mês de trabalho é o momento em que, além de ser avaliado pelo
resto da equipe, você precisa conhecer seus chefes e colegas. Também tem de se
adaptar à cultura da nova empresa. Nesta fase, apesar de algumas gafes serem
compreensíveis e perdoáveis, há atitudes que podem colocar tudo a perder. Para
ajudar você a passar ileso por esta etapa, o Universia conversou com diversos
consultores de carreira e analistas de RH (Recursos Humanos) para identificar os
erros que devem ser evitados. Confira!
Ser impontual
"A pontualidade não envolve apenas o horário de entrada e saída de um
funcionário de uma empresa - o que é óbvio -, mas todas as atividades que o
empregado desempenha dentro de uma companhia. É preciso ser pontual com o
cumprimento de prazos e metas. Respeitá-los mostra o grau de interesse do
indivíduo com seu trabalho. A falta de pontualidade caracteriza um profissional
irresponsável e, sobretudo, descomprometido."
Ser desorganizado
"Depois de contratadas, há pessoas que relaxam e não se preocupam com a
organização. Hoje, a maioria das empresas utiliza mesas compartilhadas, não
salas individuais. A mesa, portanto, é seu cartão de visitas. Se o indivíduo
deixa sua mesa bagunçada, o chefe pode interpretar que sua maneira de conduzir o
trabalho também será uma bagunça. Além disso, a desorganização também pode
comprometer a produtividade do trabalhador. Um funcionário que aprende uma nova
tarefa, caso não seja organizado e tome nota do que deve fazer, fatalmente não
lembrará como executá-la.
Expor-se em excesso
"Ao entrar numa nova empresa, o recém-chegado ainda não sabe em quem pode ou
não confiar. É necessário sentir o ambiente, saber quem é quem e conhecer as
pessoas antes de fazer qualquer tipo de comentário. Muitas vezes, pessoas
extrovertidas tendem a chegar ao novo ambiente de trabalho e acabam por falar o
que não devem, sem medir suas palavras, na tentativa de fazer novas amizades. É
claro que fazer marketing pessoal é importante, mas deve-se usar o bom senso.
Pessoas que cometem esse erro ficam marcadas para os chefes como não confiáveis,
passam a imagem de que podem causar intrigas e fofocas futuras. Com a falta de
confiança dos chefes, o empregado dificilmente será indicado para uma promoção,
o que pode prejudicar seu desenvolvimento profissional. Muitas vezes, o
funcionário que sabe fazer um bom marketing pessoal pode não ser o funcionário
mais qualificado para a promoção, mas como ele tem a confiança de seus
superiores, será o indicado."
Abusar de linguagem informal
"É preciso tomar cuidado com a linguagem utilizada num ambiente empresarial.
Trata-se de um ambiente formal que exige um vocabulário mais culto. Isso não
significa que ninguém nunca poderá utilizar uma gíria, mas é preciso ter cautela
para que ela não apareça com freqüência em seu discurso. Outro cuidado a ser
observado é tom de voz. Como o espaço de trabalho entre um colega e outro é
limitado, falar alto pode atrapalhar quem está perto de você, além de conturbar
o ambiente."
Ignorar a cultura da empresa
"Ao começar em um novo emprego, muitos se sentem instigados a mostrar
serviço e competência logo de início. Não faltam idéias inovadoras e propostas
de mudança a fim de melhorar a rotina da equipe e os resultados da companhia.
Cuidado: sugerir mudanças quando mal se conhece a cultura organizacional pode
gerar fortes resistências por parte dos novos colegas. Cada empresa tem uma
forma de funcionar. É preciso que o novo profissional conheça o ambiente antes
propor inovações. Uma empresa nunca é igual à outra, ainda que sejam do mesmo
setor. Por isso, de nada adianta fazer comparações com o antigo ambiente de
trabalho. No primeiro mês, é importante se integrar com sua nova equipe e
procurar entender os valores do grupo. Aos poucos, será mais fácil propor
mudanças e contribuições mais apropriadas à estrutura da organização."
Adotar postura inflexível
"O primeiro mês de emprego é uma fase de aquisição e análise para o
empregado. É importante levar à empresa suas expectativas e convicções, mas
repetir comportamentos é um hábito que deve ser evitado. Essa fase serve para
que o recém-chegado também possa aprender. Um novo empregado não deve
desenvolver uma atividade da maneira com a qual já estava acostumado, mas
modelá-lo de acordo com a nova empresa. Ser inflexível às mudanças pode ter uma
conotação negativa para a organização. Por isso, o candidato deve se preocupar
em ter abertura para novos métodos de trabalho, isso também o ajudará a
compreender melhor o ambiente."
Isolar-se dos colegas
"Ao chegar numa nova empresa é importante que o funcionário não se isole.
Ainda que o novo empregado assuma uma função para qual há inúmeras tarefas
pendentes, não adianta se trancar na sala para dar conta do recado. Vale a pena
sair para almoçar com os colegas e pedir o apoio quando necessário. Criar uma
barreira com o restante da equipe demonstra insegurança, prejudica a
sociabilidade e a comunicação com a nova equipe. É importante que o novo
empregado recorra a seus colegas quando tem uma dúvida, que ele troque idéias
para se familiarizar com o novo ambiente e até descobrir como novas tarefas
devem ser desenvolvidas. Dessa maneira, ele transmite à equipe e aos chefes a
imagem de um profissional que não tem medo de perguntar o que não sabe e que
entende o significado de estar inserido numa equipe para atender mais facilmente
às expectativas dos superiores."
Demonstrar desinteresse em aprender
"Algumas empresas dão a ilusão de um sucesso rápido para seus funcionários.
Essa rapidez, porém, não é real, o que pode causar frustração no novo empregado.
Mesmo assim, ele não pode demonstrar desinteresse pelo aprendizado. Os primeiros
momentos da nova função servem para que o novo funcionário compreenda as regras
do lugar, entenda quais são as expectativas que os superiores têm do seu
trabalho e defina até onde há disposição para contribuir com a empresa. Ao
mostrar-se desinteressado em aprender como devem ser feitas suas tarefas, o
funcionário causa um desanimo nos chefes, que procuram por resultados, e não se
interessam por desenvolver o novo funcionário."
Ser indisponível
"No primeiro mês de emprego não é aconselhável que o profissional deixe de
atender uma ordem ou pedido que lhe é feito. Essa regra também se aplica ao
não-atendimento do telefone, ou no uso freqüente do celular. Se o empregado usa
o celular com certa freqüência, deve saber quando desligá-lo. Ao entrar em
reuniões ou atividades que precisem de concentração, é aconselhável que o
funcionário mantenha o aparelho desligado para não perder o foco da atividade.
Na visão de um chefe, quem deixa de atender ordens ou não pára de conversar ao
telefone, mostra-se indisponível e demonstra má vontade para executar as tarefas
de seu dia-a-dia corretamente."
Não ter controle emocional
"Quando o profissional começa num novo emprego, a ansiedade o invade por
querer saber se desempenha suas tarefas da maneira que esperavam. Isso faz com
que o funcionário perca a segurança, já que a ansiedade é um sentimento natural.
O que é necessário que seja aprendido é ter e manter equilíbrio emocional,
característica que hoje é muito valorizada nas empresas. No geral os chefes dão
retorno ao funcionário, mas essa resposta pode demorar um pouco. É por isso que
o empregado deve aprender ter o controle de suas emoções, já que a ansiedade
pode prejudicar sua produtividade e a faz perder o foco do trabalho, o que pode
passar uma imagem de insegurança."