Negócios / Empreendedorismo - Como Competir com Grandes Empresas
Quando grandes corporações enfrentam pequenos negócios em um determinado
mercado, a briga em princípio parece desleal. A disponibilidade financeira e o
ganho de escala das grandes empresas assustam os empreendedores que não gozam
das mesmas vantagens. Na prática, vemos muitos pequenos negócios sendo fechados
quando os principais players de cada segmento começam a competir em seus
mercados.
No entanto, é totalmente possível para o empreendedor virar o jogo contra as
grandes organizações. No parágrafo anterior citei as armas que estas corporações
possuem para abocanhar fatias cada vez maiores de mercado. Isto não quer dizer
que empresas menores não consigam competir. Muito pelo contrário, há diversas
ações que podem ser tomadas para que empreendedores obtenham uma importante
vantagem competitiva contra seus “irmãos maiores”.
A seguir listo algumas dicas para o pequeno empresário que se encontra nesta
situação de concorrência:
Atitude Vencedora
Ninguém gosta de ver os outros choramingando e reclamando da vida. Não adianta
ficar culpando as grandes empresas pela sua desgraça e não tomar nenhuma
atitude, torcendo para que continuem comprando de você por pena. Ao invés disto,
adote uma postura vencedora, mostre que conhece os desafios para vencer no
mercado e prove que está preparado para oferecer o melhor a seus clientes. Esta
é a atitude que dará confiança a seus clientes para continuarem fazendo negócios
com você.
Não Lutar com as Mesmas Armas
Vamos tomar o exemplo do varejo. Se uma grande rede chega a seu bairro
oferecendo os mesmos produtos a preços inferiores, de nada serve entrar em uma
guerra de preços. Você certamente perderá, já que a disponibilidade financeira
das grandes organizações certamente superará o tempo que você conseguirá manter
suas margens de lucro reduzidas. Ao invés disso, busque estratégias alternativas
e dispute o mercado com SUAS armas.
Atitude e Imagem Igualmente Profissionais
Ser pequeno não quer dizer ser menos profissional. Independente do mercado em
que você atue, sua empresa pode ter a mesma imagem profissional que as grandes
corporações. Isto passa pelo material de divulgação da empresa, o ambiente da
loja ou do escritório, o website e a postura dos funcionários. Seus clientes
devem enxergá-lo com igual ou maior admiração do que enxergam seus grandes
concorrentes.
Oferecer Produtos Diferenciados
Grandes empresas possuem um mix de produtos definido de forma centralizada.
Mesmo que exista flexibilidade para que cada filial adapte seus produtos ou
serviços ao mercado local, ainda assim há limitações para o que pode ser
oferecido. Em sua empresa, isto pode ser diferente. Busque produtos
diferenciados e ofereça serviços inovadores, para fugir da concorrência direta.
Vale também buscar fornecedores locais de itens que as grandes empresas não
conseguem oferecer devido à amarração de seu sistema de compras.
Atendimento Personalizado e Customizado
Não importa quão avançados sejam os sistemas de CRM das grandes organizações.
Você sempre poderá oferecer um atendimento mais personalizado e produtos e
serviços mais customizados a seus clientes. Para eles, os clientes são números.
Para você, deve ser o João e a Maria. O contato pessoal que você pode oferecer
será um fator decisivo na decisão de compra de seus clientes. Invista também em
sistemas CRM, não para transformar seus clientes em números, mas para que você
consiga ter e usar detalhes que não caberiam somente em sua memória.
Oferecer um Serviço Excepcional
Além de personalizado, seu serviço deve ser excepcional. Grandes empresas tentam
elevar a qualidade de seus serviços a outro nível, mas poucas conseguem atingir
o que uma pequena empresa conseguiria com menor esforço. Com pouquíssimas
exceções, nas grandes corporações temos uma padronização no atendimento, e
processos devem ser seguidos rigorosamente. Isto, inevitavelmente, limita a
possibilidade de atender excepcionalmente bem a todos dos clientes. Sua pequena
empresa deve ter processos, mas estes devem ser flexíveis. Você e sua equipe
devem poder tomar decisões instantâneas que garantam que cada cliente que passe
por seu negócio saia satisfeito e com sua necessidade resolvida.
Conhecer Melhor seu Mercado ou Nicho
Este conceito anda de mãos dadas com os dois últimos itens. Enquanto grandes
organizações dependem de estudos de mercado para conhecer seu público e tomar
suas decisões, você tem a oportunidade de conhecer pessoalmente aqueles que
compram da sua empresa. Estudos geram estatísticas, e estatísticas nunca são
perfeitas, além de poderem ser facilmente manipuladas e esconder fatos
importantes. Se você participa da comunidade que compra de você, saberá como
ninguém como atender seu mercado da melhor forma possível.
Agilidade nas Mudanças
Deixei este item por último, mas talvez seja um dos mais importantes. Uma grande
organização tem um processo decisório e de implementação lento e burocrático. A
simples introdução de um novo produto pode demorar várias vezes o que demora
para sua empresa fazer o mesmo. Use esta agilidade para chegar antes, oferecer
primeiro, melhorar mais rápido e estar sempre na frente. Seu mercado perceberá
isso, você terá a satisfação de ver o gigante correndo atrás do prejuízo.
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