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Negócios / Empreendedorismo - Como Competir com Grandes Empresas  

Data: 13/11/2008

 
 

Quando grandes corporações enfrentam pequenos negócios em um determinado mercado, a briga em princípio parece desleal. A disponibilidade financeira e o ganho de escala das grandes empresas assustam os empreendedores que não gozam das mesmas vantagens. Na prática, vemos muitos pequenos negócios sendo fechados quando os principais players de cada segmento começam a competir em seus mercados.

No entanto, é totalmente possível para o empreendedor virar o jogo contra as grandes organizações. No parágrafo anterior citei as armas que estas corporações possuem para abocanhar fatias cada vez maiores de mercado. Isto não quer dizer que empresas menores não consigam competir. Muito pelo contrário, há diversas ações que podem ser tomadas para que empreendedores obtenham uma importante vantagem competitiva contra seus “irmãos maiores”.

A seguir listo algumas dicas para o pequeno empresário que se encontra nesta situação de concorrência:

Atitude Vencedora

Ninguém gosta de ver os outros choramingando e reclamando da vida. Não adianta ficar culpando as grandes empresas pela sua desgraça e não tomar nenhuma atitude, torcendo para que continuem comprando de você por pena. Ao invés disto, adote uma postura vencedora, mostre que conhece os desafios para vencer no mercado e prove que está preparado para oferecer o melhor a seus clientes. Esta é a atitude que dará confiança a seus clientes para continuarem fazendo negócios com você.

Não Lutar com as Mesmas Armas

Vamos tomar o exemplo do varejo. Se uma grande rede chega a seu bairro oferecendo os mesmos produtos a preços inferiores, de nada serve entrar em uma guerra de preços. Você certamente perderá, já que a disponibilidade financeira das grandes organizações certamente superará o tempo que você conseguirá manter suas margens de lucro reduzidas. Ao invés disso, busque estratégias alternativas e dispute o mercado com SUAS armas.

Atitude e Imagem Igualmente Profissionais

Ser pequeno não quer dizer ser menos profissional. Independente do mercado em que você atue, sua empresa pode ter a mesma imagem profissional que as grandes corporações. Isto passa pelo material de divulgação da empresa, o ambiente da loja ou do escritório, o website e a postura dos funcionários. Seus clientes devem enxergá-lo com igual ou maior admiração do que enxergam seus grandes concorrentes.

Oferecer Produtos Diferenciados

Grandes empresas possuem um mix de produtos definido de forma centralizada. Mesmo que exista flexibilidade para que cada filial adapte seus produtos ou serviços ao mercado local, ainda assim há limitações para o que pode ser oferecido. Em sua empresa, isto pode ser diferente. Busque produtos diferenciados e ofereça serviços inovadores, para fugir da concorrência direta. Vale também buscar fornecedores locais de itens que as grandes empresas não conseguem oferecer devido à amarração de seu sistema de compras.

Atendimento Personalizado e Customizado

Não importa quão avançados sejam os sistemas de CRM das grandes organizações. Você sempre poderá oferecer um atendimento mais personalizado e produtos e serviços mais customizados a seus clientes. Para eles, os clientes são números. Para você, deve ser o João e a Maria. O contato pessoal que você pode oferecer será um fator decisivo na decisão de compra de seus clientes. Invista também em sistemas CRM, não para transformar seus clientes em números, mas para que você consiga ter e usar detalhes que não caberiam somente em sua memória.

Oferecer um Serviço Excepcional

Além de personalizado, seu serviço deve ser excepcional. Grandes empresas tentam elevar a qualidade de seus serviços a outro nível, mas poucas conseguem atingir o que uma pequena empresa conseguiria com menor esforço. Com pouquíssimas exceções, nas grandes corporações temos uma padronização no atendimento, e processos devem ser seguidos rigorosamente. Isto, inevitavelmente, limita a possibilidade de atender excepcionalmente bem a todos dos clientes. Sua pequena empresa deve ter processos, mas estes devem ser flexíveis. Você e sua equipe devem poder tomar decisões instantâneas que garantam que cada cliente que passe por seu negócio saia satisfeito e com sua necessidade resolvida.

Conhecer Melhor seu Mercado ou Nicho

Este conceito anda de mãos dadas com os dois últimos itens. Enquanto grandes organizações dependem de estudos de mercado para conhecer seu público e tomar suas decisões, você tem a oportunidade de conhecer pessoalmente aqueles que compram da sua empresa. Estudos geram estatísticas, e estatísticas nunca são perfeitas, além de poderem ser facilmente manipuladas e esconder fatos importantes. Se você participa da comunidade que compra de você, saberá como ninguém como atender seu mercado da melhor forma possível.

Agilidade nas Mudanças

Deixei este item por último, mas talvez seja um dos mais importantes. Uma grande organização tem um processo decisório e de implementação lento e burocrático. A simples introdução de um novo produto pode demorar várias vezes o que demora para sua empresa fazer o mesmo. Use esta agilidade para chegar antes, oferecer primeiro, melhorar mais rápido e estar sempre na frente. Seu mercado perceberá isso, você terá a satisfação de ver o gigante correndo atrás do prejuízo.



 
Referência: Empreenda JA
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :