Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Barreiras contra o fogo 

Data: 30/05/2007

 
 

Verifique se as portas corta-fogo têm, junto ao batente, um selo de conformidade com a ABNT (para as mais antigas) ou Inmetro (para as novas).

Extintores e equipamentos de segurança contra incêndio muitas vezes acabam esquecidos e sem os cuidados necessários. As portas corta-fogo são talvez os itens que menos atenção recebem de síndicos, zeladores e administradores de condomínios. O objetivo dessas portas é impedir a passagem de fumaça, calor e gases tóxicos para as escadas de um prédio. Para atingir esse objetivo, elas devem permanecer sempre fechadas. “Se houver um incêndio e uma porta estiver aberta todo o edifício pode ser comprometido”, orienta o capitão Acácio Tarcísio Guberovich, chefe da seção de análise da divisão de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

A única situação em que uma porta corta-fogo pode ficar aberta é em modelos equipados com travas eletromagnéticas: as pessoas circulam livremente pelas escadas; se houver um incêndio e soar o alarme, todas as portas, que são imantadas, se fecham ao mesmo tempo.

Prédios com apenas uma porta corta-fogo no acesso às escadas são dotados do modelo PCF-P90, que resiste a 90 minutos de fogo. Prédios com duas portas, formando uma ante-câmera, com duto para saída da fumaça, podem ter dois modelos PCF-P60 (resistem a 60 minutos de fogo). As portas têm estrutura metálica de zinco, com recheio de lã de fibrocerâmica ou lã de rocha, materiais incombustíveis. “A porta corta-fogo não pode ser molhada, com risco de perder suas características”, alerta o capitão Guberovich. Alguns modelos possuem cobertura final de eucatex.

Uma simples inspeção pode ser feita periodicamente nas portas do edifício. Abrindo a porta num ângulo de 45o , quando solta ela deve fechar bem, sem que se precise puxá-la. As portas não podem ter frestas maiores do que 10 milímetros, tanto nas laterais, como embaixo ou em cima. Buracos nas folhas diminuem o tempo de proteção exercido pelas portas. Nesse caso, é recomendável procurar empresas especializadas para reparar os danos.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :