Eu deveria ter... Eu poderia ter... Por que eu não... E se...
Nada parece chegar à altura, mesmo quando temos tudo que achávamos que
queríamos. Quanto mais perseguirmos satisfação mais difícil ela se torna. Por
que tantas pessoas parecem insatisfeitas?
Ser feliz não é tão complicado assim, mesmo quando grandes eventos acontecem e
nos obrigam a examinar as nossas prioridades. Ao invés de supor que você terá
tudo, talvez seja a hora de redescobrir os valores básicos e as pequenas bênçãos
que tornam as suas vidas realmente maravilhosas.
Uma vez que você começa a pensar sobre o que é importante, você percebe que cada
dia é um presente: tendo tempo para passar com cada pessoa que você gosta;
cultivando contentamento e espiritualidade dentro de você; dividindo com os
outros; encontrando alegria em uma vida mais simples e lembrando de sempre olhar
o mundo ao seu redor com gratidão.
Meu amigo, isso tudo é verdade e muito bonito. Mas nós, líderes de vendas,
primeiro vivemos e depois sonhamos. Isso porque acordamos com metas tangíveis e
somos cobrados de forma implacável pelos resultados tão sonhados, ou melhor, tão
esperados.
Diretriz comportamental – Liderar, em vendas, é conviver com pressão e
saber diferenciar momentos de turbulência de problemas verdadeiros. Liderar é
sempre inspirar, mas em vendas é inspirar e transpirar muito e, principalmente,
fazer com que todos transpirem.
Agora, é preciso estar atento, pois para obter sucesso no exercício da liderança
é de fundamental importância que se estruture um modelo ou uma diretriz
comportamental. Sem isso, estaríamos atravessando uma floresta sem bússola. Isso
significa que em vendas é muito comum a motivação se sobrepor ao planejamento, a
euforia não respeitar estratégias e a ansiedade atropelar as táticas.
O efetivo e bem-sucedido exercício da liderança é consagrado pelo equilíbrio das
decisões em todas as fases do processo. Lembrando que venda não é uma ação, é um
processo.
Diferenciais – Coragem e respeito pelos outros e agir corretamente é, com
certeza, um diferencial e tanto. Mas, em vendas, você tem de suprir as vontades
e as necessidades de tudo e todos. Ser um líder é se expor.
Você pode ser um ótimo de gerente de vendas mas um péssimo líder, porque
gerência é o que fazemos e liderança é “quem somos”. O líder se destaca dos
demais porque a própria atividade de vendas requer muita habilidade no
dia-a-dia. Já a liderança, na sua essência, nada mais é do que uma habilidade
desenvolvida. E, também, porque o líder de vendas está sempre direcionado de
forma vertical ao resultado. Essa é a grande, ou melhor, a enorme diferença
entre um líder servidor e um líder de resultados.
É como se ao estruturar um time de futebol você nomeasse como fundamental um
jogador de meio campo, aquele cérebro do time, que arma as jogadas, articula as
ações ofensivas e serve o ataque o tempo todo. Mas se o seu time não tem um
matador lá na área do adversário, certamente o resultado não virá. E o que
importa ainda é o resultado. O líder de vendas é esse líder de resultados de que
todas as empresas precisam.