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Carreira / Emprego - O líder competente é elegante 

Data: 15/12/2008

 
 

O líder elegante é aquele que sabe que tem de participar, de contagiar a equipe com atitudes positivas.

Para ser um bom chefe, não é necessário ser chato e rabugento. Em vez de gritar com seus subordinados, fale calmamente e procure ouvi-los para saber como está a motivação pessoal e profissional de cada um.

Seja um solucionador e não um causador de problemas. Todas as pessoas têm seus limites, inclusive você. Assim, procure não cobrar dos outros o que você não conseguiria realizar.
Atue como um funcionário-padrão, dando bom exemplo para poder ser respeitado.

Nunca esqueça de usar as frases mágicas: "Por favor" e "obrigado". O funcionário não é seu vassalo nem máquina para trabalhar por comandos.

Auto-estima é fundamental. Por meio dela, o líder transmite suas características positivas a sua equipe, contagiando o ambiente com otimismo e garra.

Seja pontual, sem exagerar. Há funcionários que gostam de "madrugar" no local de trabalho para ter um pouco de liberdade. Não precisa chegar antes deles, mas mantenha uma rotina em que a hora de chegada seja mais ou menos a mesma todos os dias úteis.

Acima de tudo, seja educado nas situações humanas ou técnicas, delicadas ou embaraçosas, sempre mantendo a calma, o controle e equilíbrio.
Agindo sempre serenamente, sem irritações, nervosismo ou agressividade, pedindo e não mandando, você transmitirá segurança e confiança a sua equipe de trabalho.

Para ser um líder elegante e eficaz, saiba delegar, de preferência, uma única vez, ou na medida em que o funcionário faça o serviço. Evite passar tarefas aos poucos e chamar a atenção dos funcionários, principalmente diante de outras pessoas, com o propósito de exibir-se.

O líder é inteligente emocionalmente e utiliza sua sensibilidade para construir o respeito ao outro, fazendo-o produzir.
Procure conversar com todos sobre os assuntos mais importantes da empresa e do departamento; saiba ouvir o que o funcionário tem a dizer, inclusive sobre a vida pessoal; não critique constantemente e saiba elogiar.
Agindo assim, seus colaboradores vão se sentir prestigiados sempre.



 
Referência: curriculum.com.br
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