Na maioria das organizações, se existe uma palavra que é reconhecida como uma
das qualidades mais desejadas e esperadas de seus funcionários, essa é:
comprometimento!
O Dicionário Aurélio apresenta "comprometimento" como a ação ou ato de
comprometer(se) e, como tal, entre outros, assumir compromisso,
responsabilidade; obrigar-se por compromisso, dar com garantia; empenhar.
Será que é possível conseguir um grau de comprometimento pleno de todos os
funcionários de uma empresa?
- Particularmente, acho muito difícil, porque as pessoas são diferentes umas das
outras em função da personalidade, atitudes, comportamentos, criação, educação,
meio em que vivem etc. Todavia, de outro lado, acho que toda organização poderá
conseguir um elevado grau de comprometimento de seus funcionários através de -
entre outras - qualidade de suas lideranças; das pessoas que fazem parte de sua
estrutura; das condições, dos recursos e dos processos de trabalho
desenvolvidos; das práticas de remuneração, benefícios, avaliação e
reconhecimento; das condições oferecidas para treinamento e desenvolvimento de
carreira; das demais políticas e práticas adotadas internamente na Gestão dos
Recursos Humanos; da reputação da organização perante a sociedade e das
condições oferecidas em termos de segurança e qualidade de vida no âmbito
interno.
Assim sendo, objetivando contribuir com o tema, sintetizarei nos tópicos
abaixo, aspectos, características e comportamentos organizacionais que
contribuem para viabilizar empresas com alto grau de comprometimento de seus
colaboradores.
1 - Em relação às pessoas - As lideranças representam as
colunas mestres das relações internas e se constituem a base e o exemplo para os
funcionários. Por isso, líderes com posturas e condutas admiradas tornam-se
verdadeiros "combustíveis" no processo da obtenção do comprometimento dos
funcionários.
2 - Em relação ao trabalho em si - Disponibilize recursos
apropriados para realização do trabalho, oferecendo as melhores condições gerais
no ambiente interno e desenvolvendo processos e meios que facilitem as
atividades do dia a dia. É essencial que o colaborador perceba o esforço da
gestão da organização na viabilização de tais coisas.
3 - Em relação à remuneração, aos benefícios e ao reconhecimento -
Embora exista um consenso geral que um bom salário e benefícios diferenciados
não bastam para criar comprometimento, é certo que práticas de remuneração e
benefícios deficientes por muito tempo tendem a desestimular até os melhores e
os mais dedicados funcionários. Por isso, é fundamental que a organização
desenvolva mecanismos abrangentes e estimulantes em suas práticas salariais e de
benefícios. Adicionalmente, o reconhecimento é uma fonte que alimenta a
autoconfiança e a auto-estima de qualquer profissional. Se você tem alguma
posição de comando, jamais se esqueça de exaltar e parabenizar seus subordinados
em relação a todo trabalho bem feito! Lembre-se que o reconhecimento fortalece,
alegra, incentiva e motiva sempre!
4 - Em relação aos mecanismos de oportunidades existentes -
As novas gerações não estão mais dispostas a aceitar o comodismo e o conformismo
em suas vidas profissionais. A organização que quer comprometimento precisa
treinar sua gente, incentivar o estudo, oferecer condições para que todos possam
aspirar à perspectiva de crescimento com chances iguais, sem protecionismos, sem
subterfúgios, sem mecanismos casuísticos para viabilizar a promoção dos "amigos
do chefe".
5 - Em relação às práticas e políticas em geral - Como sua
empresa é reconhecida pelo mercado em geral? Pelas pessoas? Na comunidade? Nos
vários círculos de relacionamentos de seus integrantes? Encontre meios de obter
respostas a essas questões. Talvez você se surpreenda - positiva ou
negativamente, é verdade - porém, é mais uma forma de saber o que pode ou
precisa ser melhorado na imagem da organização e também de fortalecer os
vínculos de comprometimento dos funcionários (quando a imagem é positiva). E no
que se refere às várias características que são enaltecidas diariamente na
Gestão das Pessoas? Elas são percebidas pelos funcionários como saudáveis e
coerentes? Incentive a diversidade (de raça, cor, formação, experiência pessoal,
profissional e cultural, credo religioso etc), pois ela contribui para o
desenvolvimento individual, fortalece a perspectiva de relações interpessoais
mais consistentes e maduras.
6 - Em relação à qualidade de vida - Os últimos anos têm
sido marcados por uma preocupação cada vez maior em relação ao desenvolvimento
de formas e mecanismos que possam harmonizar os vários contextos da vida de
qualquer pessoa (pessoal, familiar, afetivo, profissional e espiritual). Assim
sendo, é preciso desenvolver uma consciência coletiva interna de que o homem
necessita estar integrado a um conjunto harmonioso de contextos que fazem parte
da vida de qualquer ser humano. Os gestores de empresas vitoriosas sabem que a
saúde e qualidade de vida de sua gente estão intimamente ligadas em quatro
dimensões: física, emocional, social e espiritual. É, portanto, essencial,
desenvolver condições internas para que seus colaboradores possam adquirir e
expandir conhecimentos para saber lidar com essas quatro dimensões em suas
vidas.
Para finalizar, é preciso estar ciente de que os modelos de gestão
tradicionais estão exauridos e que tantas técnicas de administração vitoriosas
no passado não são mais suficientes para garantir o sucesso de um
empreendimento. Não existem fórmulas mágicas, até porque a gestão empresarial
também não uma ciência e muito menos exata. Todavia, não podemos "ver o circo
passar" e nada fazermos!
Comprometimento - em maior ou menor grau - é uma qualidade de todo ser
humano. O grande desafio dos gestores do presente e do futuro é saber encontrar
as formas ideais para conseguir isso de todos. Pense nisso! Valerá à pena! Sua
empresa só tem a ganhar!