Em momentos de crise, as características femininas são as mais valorizadas
por uma empresa. Ao menos, esta é a opinião do consultor organizacional e
presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo Shinyashiki.
De acordo com ele, cada vez mais as empresas necessitam de líderes com
características típicas femininas, como flexibilidade, adaptabilidade, inovação,
imaginação, comunicação, capacidade de ouvir.
“Essa percepção “sentida”, mais emocional, passou a ser mais exigida, tanto no
que diz respeito à equipe como no mercado. Em tempos de crise, acentua-se ainda
mais a necessidade do cotidiano, tornando mais importantes esses atributos”,
explica.
Características masculinas
Apesar da crescente valorização e importância das características femininas
nas empresas, algumas atitudes masculinas ainda são bem vistas e essenciais nas
corporações, alerta o especialista. Entre elas, estão o foco nos resultados e a
objetividade.
Além disso, ressalta ele, é importante lembrar que tanto homens como mulheres
podem ser bons ou maus líderes. Muitas mulheres, exemplifica, por insegurança
acabam cometendo equívocos e se utilizando somente do lado negativo da liderança
masculina.
“O universo da liderança tem uma mescla das qualidades femininas e masculinas (
…) O que é importante ressaltar é que as empresas têm passado por um processo de
feminilização e características que até pouco tempo atrás eram consideradas
pouco adequadas à gestão de uma empresa começam a ser consideradas importantes
para promover mudanças nas organizações, e para guiar os colaboradores nos novos
desafios que os tempos atuais exigem”.