O que torna uma pessoa líder? A competência em gerir questões delicadas, as
ambições profissionais ou a seriedade em lidar com qualquer tipo de situação?
“O conceito de liderança, por ser extremamente amplo e abrangente, comporta as
mais variadas leituras e análises, ou seja, lideranças situacional, gerencial,
social, participativa, etc.", afirma o vice-presidente da consultoria Thomas
Brasil, Edson Rodriguez.
Segundo ele, existem aspectos, como os citados acima, que são comuns à maioria
dos líderes, pois estão interligados a sua imagem e as suas ações transmitidas.
Com a finalidade de entender o que as pessoas enxergam em um líder, Rodrigues
desenvolveu seis tópicos baseados na sistemática da liderança corporativa.
Vamos segui-lo!
Os três primeiros pontos desse perfil consistem em visualizar os aspectos
embutidos no profissional de comando. São eles:
Competência no que faz: um líder precisa ser competente na sua área. Isso
não quer dizer que ele tem de ser o melhor operador ou o melhor vendedor... Mas
tem de ter visão ampla da área, passar confiança de que conhece a operação tanto
no específico como no contexto geral;
Ambição positiva: um líder quer mais, busca mais e as pessoas querem ir
atrás. Portanto, líderes devem buscar seu crescimento e o de sua equipe;
Seriedade pessoal e profissional: líderes devem dar exemplo de seriedade,
honestidade e transparência de princípios, tanto na vida profissional como na
social. As pessoas acompanham o que acontece com seus líderes e sabem o que se
passa na vida deles muito mais do que se imagina. Existe uma autoridade moral a
ser conquistada e mantida e isso passa seguramente por esse item.
"Um ponto adicional que pode ajudar os candidatos a líderes: é extremamente
importante que possam avaliar seus perfis comportamentais de modo a terem uma
boa ideia de como são vistos, quais seus pontos fortes e os suscetíveis de
desenvolvimento", explica Rodriguez.
Esse processo, avalia, funciona como uma espécie de autoconhecimento e parte
fundamental do processo da liderança, porque os líderes normalmente sabem e
controlam a imagem que transmitem.
Moldando o ambiente
Soma-se a esse estudo de perfil, as aparências que o líder transmite a sua
volta, afinal, não foi à toa que esse profissional conquistou a confiança dos
demais funcionários. Confira:
Crença no que ele diz e faz: um líder passa confiança em seus atos e suas
palavras, na medida em que põe em prática o que diz. Se ele é competente,
ambicioso e sério, irá transmitir essa crença;
Direção: mesmo quando não está dando ordens diretamente, um líder está
transmitindo direção, ele é o timoneiro e as pessoas vão segui-lo, fazer as
coisas que irão se encaixar direta ou indiretamente nos planos gerais e isso
muitas vezes é até inconsciente nos indivíduos;
Esperança de melhoria: é o conceito do "estou com ele, estou bem...".
Bons líderes transmitem uma sensação de conforto, segurança, aliada sempre a uma
expectativa até inconsciente de que as coisas irão melhorar.
Rodriguez diz que um verdadeiro líder acredita nesses aspectos e os utiliza de
modo com que as pessoas a sua volta o identifiquem. "A artificialidade e a
superficialidade nessas práticas podem dar margem a uma interpretação de
falsidade e arrogância, e isso não é nada bom se queremos cultivar uma imagem de
liderança".
O especialista chama a atenção para um ponto no qual muitos profissionais acabam
por não dar a devida atenção: paciência. O reconhecimento é uma consequência, o
que significa tempo e maturidade na construção dessa condição assumida.