Carreira / Emprego - Especialista aponta como líder deve agir em momento de crise
Manter a motivação dos liderados é sempre um desafio, ainda mais em um momento
de crise, quando surge uma insegurança em relação ao emprego. "A agitação dos
mercados financeiros causa, obviamente, preocupação para os trabalhadores",
afirmou o diretor regional de Retirement da Watson Wyatt, Segundo Tascon.
Por isso, o líder deve se esforçar para manter o grupo bem informado, aliviando
os temores da crise e explicando os possíveis impactos em seus planos de pensão,
programas de benefícios, remuneração e outros.
Para a empresa, fica a função de ajudar os funcionários a entender as
implicações de suas estratégias de investimentos, em especial com o objetivo de
aposentadoria, incluindo a importância de economizar, diversificar as carteiras
e manter uma perspectiva de longo prazo.
Para os líderes
O diretor regional orienta que os líderes mantenham em mente alguns princípios,
sendo o primeiro deles "ser líder". Isso significa dizer aos funcionários o que
sabe e o que não sabe, explicar as medidas que estão sendo tomadas e estar
sempre disponível. Abaixo estão outros pontos a que os líderes devem estar
atentos:
- Mostre sua força. Explique para os profissionais como eles
poderão ajudar a empresa a passar por esta fase;
- Seja visível. Deixe evidente seu engajamento, sua credibilidade,
convicção e paixão, que são mensagens importantes a serem transmitidas;
- Use sua equipe. Faça com que sua equipe saiba o que e como
comunicar, para que não existam rumores e fofocas;
- Seja coordenado. Coordene suas mensagens internas e externas. Os
funcionários devem saber das notícias da empresa em primeiro lugar;
- Delegue. Em momentos como este, as pessoas querem ajudar, para se
sentir úteis, então, compartilhe responsabilidades;
- Abra mão do mito do controle da mensagem. É preciso saber o que
está na mente dos funcionários. Tenha em mãos um processo rápido para
contra-atacar rumores e esclarecer incertezas, como a possibilidade de
demissões;
- Seja humano. A crise pesa no bolso dos funcionários, seja por
meio dos investimentos, da inflação ou da renda. Reconheça sua dor e mostre
a eles os recursos que a empresa coloca à disposição para auxiliá-los.
Referência:
InfoMoney
|
Autor:
Flávia Furlan Nunes
|
|