Carreira / Emprego - Relacionamento interpessoal: O poder das relações no ambiente de trabalho
Como está o seu relacionamento com os pares na empresa onde você trabalha?
Acredito que boa parte das pessoas ainda convive com esse tipo de problema na
organização onde atua; seria injusto generalizar e falar que todas as empresas
têm algum tipo de conflito interno, causado pelos indivíduos que interagem
diariamente no ambiente de trabalho, mas o fato é que no mundo empresarial eles
existem e podem prejudicar o desempenho da equipe, assim como os resultados
esperados pelas empresas, impactando inclusive no clima organizacional. Às
vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis, ficam mascarados e
embutidos intrinsecamente em cada um, onde só podemos percebê-los por meio de
ações, do comportamento e no modo de agir com os outros membros da equipe.
A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe
permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo imprescindível
para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade; o
relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que
influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de
parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é
importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um cenário muito
dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as
mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante
de troca de lideranças.
A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam o colaborador
atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira eficaz. Para isso,
é necessário saber lidar com a diversidade existente na empresa, respeitando as
diferenças e as particularidades de cada um; com isso, é possível conquistar o
apoio dos demais e fazer um bom trabalho, afinal, ninguém trabalha sozinho.
O papel do gerente nesse processo é de extrema importância, pois é de sua
responsabilidade administrar os conflitos existentes entre as pessoas do time, e
fazer com que o clima interno seja agradável, permitindo um ambiente sinérgico e
que prevaleça a união e a cooperação entre todos. Essa forma de conduta está
relacionada ao estilo de gestão que se aplica e suas ações, e pode influenciar
no desempenho dos liderados; este gestor terá que dar o exemplo para os demais,
saber como falar com seus colaboradores, pois a maneira com que irá tratá-los
poderá refletir no relacionamento entre a gerência x colaborador e,
conseqüentemente, nas metas e objetivos da empresa.
No entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar com pessoas adversas e
com opiniões diferentes da sua, e deixam se levar por uma impressão negativa sem
ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las mais detalhadamente. Outro vilão
que pode prejudicar o relacionamento entre os membros de uma equipe é o mau
humor; o que faz com que essas pessoas (mal humoradas) criem uma espécie de
escudo e fiquem isoladas das demais. Isso impede que seus colegas se aproximem
para pedir algum tipo de ajuda, ou até mesmo para bater um papo.
Essa dificuldade de relacionamento acaba impactando no desempenho de uma pessoa
em relação às tarefas que desenvolve na organização, pois ela irá evitar a sua
exposição e nem sempre poderá contar com alguém para auxiliá-la, e devido a isso
acaba fazendo, na maioria das vezes, seu trabalho de maneira individualizada.
Deixa-se, também, de ouvir opiniões diferentes e de compartilhar escolhas e
alternativas com os demais, o que pode causar certo risco dependendo da decisão
tomada. Em outras palavras, o mau humor certamente causará prejuízos ao trabalho
em equipe e, por tabela, aos resultados em geral.
Quando a empresa enfrenta problemas de relacionamento, a área de Recursos
Humanos junto à gerência tem a missão de sanar a dificuldade o quanto antes para
não comprometer o clima de trabalho. É necessário identificar as causas para
minimizar o efeito que este fator pode gerar, assim como sensibilizar os
colaboradores para que eles não deixem que essa variável prejudique o
desenvolvimento das tarefas, pois os clientes interno e externo podem não ser
atendidos com prontidão e eficácia, resultando em queda na qualidade do
atendimento e na produtividade.
As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com um bom
treinamento e atividades grupais, procurando valorizar a integração e focar a
importância de se ter um excelente relacionamento com os membros da equipe. O
gerente também terá que fazer o seu papel, dando apoio, feedbacks e fazendo
coaching com seus colaboradores, evitando, assim, qualquer tipo de atrito que
possa ocorrer futuramente no time. Contudo, isso não depende somente do gestor:
todos terão que estar envolvidos nesse processo. Os funcionários também têm um
papel importante para a construção de uma ambiente saudável, pois depende de
suas condutas e atitudes para acabar com problemas desse tipo.
Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que
as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma
equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar
com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se
todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar a lugar algum.
Pense nisso!
Ronaldo Cruz da Silva possui graduação em Administração de Empresas é
especialista em Administração de Recursos Humanos, Psicologia Organizacional e
atualmente cursa um MBA em Gerenciamento de Projetos, tem experiência de mais de
15 anos na área Administrativa/Recursos Humanos. É professor universitário e
atua como consultor de RH em uma consultoria.
Referência:
administradores.com
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