Carreira / Emprego - Etiqueta empresarial
O ato de compartilhar refeições sempre foi considerado um sinal de
proximidade entre as pessoas. No mundo dos negócios não é diferente. Convidar e
ser convidado para refeições de negócios é muito comum no dia-a-dia de
profissionais de vendas.
Infelizmente, nem todas as pessoas têm as noções básicas de boas maneiras à
mesa, e é aí que se revelam sinais evidentes do nível de educação e elegância de
uma pessoa. Há casos em que se perdem clientes importantes por algum deslize em
uma refeição de negócios. Um típico exemplo de maus modos à mesa me foi contado
por um conhecido, diretor de uma empresa multinacional, que estava à procura de
um gerente comercial. Em uma etapa avançada do processo seletivo, ele convidou
para almoçar o mais forte candidato, um jovem com excelente currículo,
comunicativo e de boa aparência.
Esse meu conhecido conta que o favoritismo do candidato desapareceu quando viu o
seu convidado lamber a faca. Restou somente apressar o final do almoço, pagar a
conta e esquecer o desastre que havia sido aquele encontro. “Pelo menos percebi
a tempo que ele não era o profissional certo para a vaga”, desabafou o diretor.
“Imagine alguém com aqueles modos representar a minha empresa perante os
clientes? Nem pensar!”
Saber portar-se adequadamente à mesa é fundamental para transmitir uma boa
imagem, desde que esse comportamento seja natural, afinal, o esforço em
demonstrar bons modos pode ser tão desastroso quanto a falta deles.
Princípios da etiqueta às refeições
Quando você é o anfitrião:
» Faça o convite com alguns dias de antecedência.
» No caso de almoço ou jantar, ligue para o convidado no dia do encontro,
para confirmar. Em caso de café da manhã, ligue no dia anterior.
» Escolhido um restaurante bem conceituado, faça uma reserva. É muito
desagradável levar um cliente para almoçar e ter de ficar na fila à espera de
uma mesa.
» Chegue um pouco antes do convidado para tomar algumas providências.
Cheque a reserva, escolha uma mesa longe da passagem de pessoas.
» Se você fuma e o convidado não, é gentil escolher uma mesa na área de
não-fumantes. Se ele fuma, na área de fumantes.
» Quem convida é quem paga a conta. Confira rapidamente a nota e pague
sem nenhum comentário.
Quando você é o convidado:
» Seja pontual. Caso chegue antes do anfitrião, aguarde por ele na área
de espera do restaurante.
» Ao atrasar-se, telefone para o anfitrião e avise-o. Até 15 minutos de
atraso são toleráveis, não mais do que isso.
Quanto às refeições:
» Dê preferência à comida de leve digestão. Escolha pratos fáceis de
comer.
» Evite chamar ruidosamente o garçom, usando vocativos como "amigo",
"campeão" ou "rapaz".
» Deixe seu celular desligado, mas se espera uma ligação importante,
avise o seu acompanhante. Ao sinal do vibra call, peça licença e fale
discretamente.
» Se deixar cair o guardanapo ou um talher no chão, peça educadamente ao
garçom que o apanhe.
» Ao manusear talheres, mantenha os cotovelos próximos ao corpo, para não
atrapalhar os movimentos de quem senta ao seu lado.
» Os talheres são dispostos na ordem em que serão usados. Do lado direito
do prato são colocados: as facas e a colher de sopa; do lado esquerdo, os
garfos.
» Ao final da refeição, deixe os talheres lado a lado com os cabos
voltados para a direita ou para você.
Conversando à mesa:
» Em refeições de negócios, é bom iniciar a conversa com um assunto
ameno. Terminada a fase dos aperitivos, todos estarão mais à vontade para falar
em trabalho.
» É perfeitamente possível conversar e comer com elegância e educação.
Obviamente, só fale enquanto não estiver mastigando.
Referência:
E-Zine Motivação
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