A resposta para a grande competitividade no mundo de negócios é: seja um
profissional preparado. Isso significa inovar nos processos, melhorar e otimizar
os já existentes e criar produtos e serviços que se diferenciem dos concorrentes
e motivem os clientes a fazerem novos pedidos.
Para que tudo isso flua, é preciso saber escolher a empresa em que trabalha. "A
arquitetura organizacional, as práticas e os procedimentos operacionais precisam
ser moldados de forma a facilitar o trabalho, permitindo que o processo criativo
esteja totalmente voltado ao cliente", diz o consultor do Insadi (Instituto
Avançado de Desenvolvimento Intelectual), Dieter Kelber.
Todas as empresas de sucesso continuam investindo na preparação dos
funcionários, pois o capital humano é, reconhecidamente, um grande diferencial
de competitividade.
Liderança
De acordo com Kelber, os líderes precisam entender a importância de promover o
treinamento contínuo, tanto técnico quanto comportamental, mas especialmente
voltado à capacitação no entendimento dos negócios. "O processo educacional deve
sempre se renovar, conforme forem surgindo novidades que agreguem valor ao
cliente, e não deve se encerrar nunca".
Outro aspecto que precisa ser pensado pelas empresas, e colocado em ação pelos
lidestores (união de líder e gestor), são as inovações na forma de lidar com a
educação de adultos. "A inovação consiste, em grande parte, em saber fazer com
que as pessoas evoluam frente a desafios reais por meio de formas diversificadas
de aprendizagem".
O uso de perguntas, metáforas, raciocínio analógico, intuição e imaginação é
essencial para mobilizar pessoas na superação de obstáculos e geração de algo
novo, diferente e impactante.