Carreira / Emprego - Caos nas empresas: diretoria, gerência e RH confundem suas funções
Falta comunicação clara entre diretoria, gestores e profissionais de recursos
humanos. Como conseqüência, as tarefas deles, no que se refere à gestão de
pessoas, são confundidas.
A conclusão é de levantamento realizado pela Caliper, baseado em experiências
obtidas com profissionais do mundo inteiro. "Os departamentos estão confundindo
as suas funções e também há falta de diálogo, ponto de partida para ajudar as
empresas a serem mais eficazes e gerarem mais resultados", diz o diretor
organizacional da Caliper no Brasil, George Brough.
Erros comuns
Enquanto profissionais de Recursos Humanos sofrem porque precisam cobrar dos
gerentes as avaliações de desempenho, as pesquisas de clima e vários outros
resultados relacionados às suas equipes, a maioria desses gerentes não vêem a
conexão dessas ações com os resultados da organização, desvalorizando o
trabalho.
Já os diretores pecam por não comunicar a todos os pontos principais de
planejamento estratégico, quantas vezes forem necessárias.
"Esses pontos devem ser reforçados para que todos os funcionários compreendam e
consigam relacioná-los com as atividades de seu dia-a-dia", diz Brough. À
diretoria cabe também definir e deixar claro as competências mais importantes
exigidas pela organização para que as pessoas atinjam os resultados esperados.
Quem escolhe novos profissionais?
É dever do gestor recrutar e definir quais profissionais formarão suas equipes,
mesmo que o departamento de RH seja o responsável pelo processo de recrutamento.
O motivo é que os gerentes têm mais contato com os resultados de todos em sua
equipe, decidindo quem entra nela, quem fica e quem sai. Eles também devem
avaliar o desempenho dos profissionais e desenvolvê-los.
O RH, por sua vez, deve ser responsável por levar aos gestores as melhores
práticas e ferramentas de gestão de pessoas, além de mostrar como utilizá-las, e
formar parcerias com empresas especializadas no assunto, que podem fornecer o
conhecimento que a organização precisa e não possui internamente.
Entender as responsabilidades de cada peça do jogo é só o primeiro passo em
busca do crescimento da organização. O segundo passo, e mais importante, é
colocar ações em prática, antes que a concorrência o faça. Uma vez realizado
este trabalho, as empresas gastam menos tempo e dinheiro e alcançam mais
resultados, pois todos estão sintonizados em torno de um mesmo objetivo.
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