A internet tem assumido papel fundamental na venda de pacotes turísticos pela
internet. De acordo com o relatório Web Shoppers, realizado pela e-bit, 62% dos
clientes que compram um pacote buscam informações na rede, para a escolha do
destino, e 44% efetivam a compra em lojas virtuais.
Os preços e facilidades de pagamento são apontados por 72% dos entrevistados que
ainda não compram pela rede como sendo os motivos que os levariam a fazer a
aquisição virtualmente. Entre os que compram, mais de 70% também citaram os
preços como o motivo por terem escolhido esse canal de compra.
No entanto, comprar pacotes de viagem pela rede exige cuidados específicos, além
dos tradicionais para compras virtuais.
Cuidados
Segundo orientações do Procon, o consumidor que optar por escolher o destino
da viagem pela internet, deve consultar alguém que já tenha estado no local,
buscar informações mais precisas e não se basear apenas nas informações que
estão no site da agência de turismo.
Também é indispensável que o consumidor exija receber uma confirmação da compra
por fax ou e-mail e um comprovante de pagamento com a assinatura de alguém da
agência, mesmo que seja uma assinatura digital. O cliente também deve guardar
qualquer documento e anúncios publicitários referentes ao pacote adquirido,
pois, no caso de não cumprimento de algum item comprado, os folhetos podem
funcionar como prova do que foi prometido.
Em caso de pacotes com serviços incluídos, deve-se imprimir a programação e
levá-la junto, caso o oferecido no local seja diferente do que foi prometido.
Além disso, o Procon afirma que é fundamental que a compra seja feita em uma
loja cadastrada no site da Embratur e que, na hora de pagar, o depósito para
reserva seja do menor valor possível e que o resto só seja pago mediante
comprovante por escrito.