Pode-se entender a liderança como a capacidade para influenciar pessoas.
Exatamente. Liderança e influência são duas palavras bem próximas, porém, não se
trata aqui de uma influência simplesmente, no sentido mais restrito da palavra,
mas sim, algo diretamente ligado a uma espécie de "conscientização" das pessoas,
pensando grosso modo. Trata-se de liderança uma atitude capaz de obter das
pessoas o que elas têm de melhor, em prol de um objetivo único, normalmente, o
desígnio do grupo ao qual fazem parte.
Vale ressaltar aqui, que a pessoa considerada líder pode, algumas vezes, não
ter o que chamamos de "liderança formal", ou seja, aquela dada formalmente por
uma empresa, posição social, familiar, entre outras. Mas sim, pode deter apenas
o reconhecimento e validação dos demais e deste modo ocupar o lugar do que
conhecemos também como "liderança informal". Isso justifica o velho jargão
comparativo de que "nem sempre o chefe (liderança formal) é quem lidera o
grupo (liderança informal ou formal)".
Então nos aparece o questionamento: mas quais as características de um líder?
O que devo fazer para ser um líder? A liderança é, na verdade, um estilo
pessoal, porém, atravessada não apenas pela habilidade de lidar com pessoas,
como também pelas situações e contextos onde estas acontecem. Sendo assim, uma
postura de líder não precisa necessariamente excluir a postura de chefe.
O bom líder é aquele que sabe dosar sua porção de liderança de forma a criar
abertura suficiente para, sendo exigido pelo contexto, utilizar seu lado "chefe"
sem que isso, na verdade, seja prejudicial ou afaste as pessoas com as quais
convive. É assim também que podemos diferenciar o conceito de liderança e poder.
Ambos os conceitos tratam de uma influência no comportamento do outro, porém,
diferindo-se na forma e objetivo. Como assim?
Como já mencionado, a liderança é algo não necessariamente advindo de alguém
que ocupe uma posição hierarquicamente superior a outrem. Já o poder é um
conceito exercido de cima para baixo e, ainda, em prol de um objetivo individual
daquele que o exerce e não do que pretende ser alcançado pelo grupo, como ocorre
na liderança.
Sendo assim, apesar de próximos e, por vezes, até mesmo entrelaçados,
liderança e poder vão lidar com a complexa subjetividade humana, sendo
conceitos, portanto, relativos / subjetivos. Desta forma, um líder não é aquele
que detém um poder necessariamente formalizado, assim como, nem sempre aquele
que alcança seu objetivo por meio de uma relação de poder é aquele que detém a
liderança do grupo.
Estando definido o conceito de liderança, vamos à figura do líder. Entendo
que o mesmo, além de ter sensibilidade e percepção aguçadas, deve ser aquele
capaz de contextualizar as situações onde precisa atuar, favorecendo assim a
visão do todo, de forma a possibilitar o exercício da empatia - se colocar no
lugar do outro. Neste mecanismo, o líder é aquele que, exercendo sua habilidade
de lidar com pessoas, atrelado às características mencionadas, sabe das
necessidades de cada indivíduo da sua equipe, bem como o que os caracteriza.
Assim, entende todo o contexto, consegue aproximar os membros da equipe, fazendo
brotar de dentro de cada indivíduo a vontade própria de seguir o que diz, o que
orienta e assim por diante.
É exatamente isso. O líder é aquele que, em sua essência, serve de exemplo
para os demais, sua forma de agir, seus valores fomentam nas pessoas o que elas
têm de melhor e desta forma, exercendo uma influência positiva para com os
demais, além de agregar valor pessoal. Enquanto exercício de sua função social
possibilita o alcance enfim, do objetivo do grupo, qual seja, produtividade
válida e resultado eficaz.