De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing é "o processo de
planejar e executar concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e
serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e
organizacionais".
O que isto significa para você? Significa que marketing abrange tudo o que
você precisa fazer para lançar um produto ou serviço necessário, apresentar o
produto aos clientes em potencial, fazê-los desejar o produto e depois vender o
produto a eles.
Então, a venda é considerada "marketing"? Publicidade é "marketing"? Com
freqüência, você ouvirá sobre as funções de vendas como "marketing", mas, na
verdade, a venda é apenas parte do processo de marketing, assim como a
publicidade. Em outros tempos (30 ou 40 anos atrás), o marketing consistia
principalmente em vendas. Em vez de departamentos de marketing, as empresas
tinham departamentos de vendas com um gerente de publicidade e alguém que fazia
a pesquisa de mercado. Às vezes, um gerente de promoção se unia à equipe ou uma
agência era contratada para fazer a publicidade e as promoções. Hoje, mesmo as
micro e pequenas empresas têm planos de marketing bem definidos.
As coisas começaram a mudar à medida que as empresas cresciam e começavam a
oferecer muitas linhas de produtos, passando a ter seus próprios gerentes de
marca, gerentes de segmento de mercado e muitos outros cargos especializados que
cuidavam e preparavam todas as necessidades de seus mercados em particular. A
necessidade de um departamento de marketing ou profissional de marketing, no
caso das micro e pequenas empresas, começou a ser percebida como parte vital do
negócio. O departamento ou profissional de marketing também leva quase toda a
culpa se um produto (ou empresa) não faz sucesso, mesmo se a culpa não for
realmente dele.