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Negócios / Empreendedorismo - Como a Criatividade pode agregar valor às empresas! 

Data: 01/10/2008

 
 

Hoje, fala-se muito em criatividade, competência indispensável à inovação. Mas, afinal qual a definição mais exata do que seja criatividade? Após vários conceitos pesquisados optei por registrar aqui o apontado pelo Método Wolf: CRIATIVIDADE É A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FORMA ORIGINAL E COM VALOR RECONHECIDO.

Certamente esse é o perfil que almejamos para os profissionais das empresas que gerenciamos. Mas, onde buscar esses profissionais? Infelizmente, a realidade é que as Universidades se tornaram fábricas de desempregados. As pesquisas apontam que existe uma grande demanda no mercado de trabalho por profissionais criativos e inovadores e vagas que não conseguem ser preenchidas, pois são milhares de profissionais despreparados para a complexidade e versatilidade que se requer hoje em qualquer profissão. Ou seja, profissionais commodities que não possuem o reconhecimento pelo mercado deste potencial criativo, capaz de inovar com originalidade.
Nosso processo de capacitação profissional possui vários vícios e o maior deles é valorizar a memorização do conhecimento e dos processos de trabalho sem uma participação ativa como protagonista na criação e avaliação dos processos. Tudo isso em detrimento do pensar. Os programas de Desenvolvimento e Capacitação, após diversas iniciativas continuam sendo a da educação depositária.

O potencial criativo do profissional é inibido e bloqueado por ausência de estímulo e motivação no exercício da função. Os métodos de treinamento não focam a formação integral do sujeito. A imaginação é algo que fica fora dos muros das empresas. O profissional se forma sem o menor preparo para enfrentar o ato criativo e por sua vez, não aprende no exercício da profissão. Portanto, é também um desafio para as organizações aprofundarem as ferramentas e metodologias de desbloqueio para alavancar múltiplas abordagens em seus programas com a solução de problemas.

Num modelo de educação massiva, com tendência a subestimar as capacidades criativas do aluno e mais tarde do profissional, propiciando a vitalidade de ambos buscarem um pensamento criativo e divergente não venceremos os desafios de um mundo em constantes mudanças.

A Profª Eunice Alencar, da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora sobre o processo de criatividade, desmistifica alguns dos principais mitos no processo de aprendizagem:

• O de que a criatividade é um dom, privilégio de poucos. Sinalizando que todo indivíduo nasce com o potencial criativo e durante a sua trajetória de vida esse potencial pode ser estimulado e desenvolvido ou inibido e castrado;
• Consiste em um insight, inspiração que ocorre sem razão explicável;
• A receita de como se tornar criativo não existe e não se pode aferir onde nasce ou termina o processo de criação.

A proposta da educação continuada no mundo contemporâneo precisa contemplar a reconstrução desse potencial, num ambiente inspirado em que o facilitador e o profissional tenham liberdade e vitalidade para ousar.

Sabendo que a criatividade é um processo humano natural, qual o caminho da reconstrução? Primeiramente há a necessidade de se mapear os obstáculos, sejam eles de natureza social ou emocional, que severamente inibem a criação. Pesquisar os conceitos equivocados e ultrapassados que podem estar profundamente arraigados dentro de cada um de nós e conseqüentemente nas práticas empresariais.

Desenvolver um programa de capacitação de gestores com o objetivo de sanar as lacunas de sua própria formação e dar-lhes condições mais favoráveis para o desenvolvimento de suas próprias habilidades de inovar em posição de liderança, e ao mesmo tempo, dar um espaço maior para desenvolver o seu potencial criador. Assim, terá o profissional condições de impactar a formação profissional dos seus colaboradores.

Um processo de capacitação com essa abordagem deverá fazer com que os profissionais:

• Estimulem seus liderados para a construção de um pensamento divergente e criativo;
• Promova a auto-estima;
• Reconheça os componentes básicos de um profissional criativo: EXPERTIZE + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS.



 
Referência: administradores.com
Autor: Maria Carmem Tavares
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :