Carreira / Emprego - Quem recebe mais feedback tem mais chance de obter sucesso profissional
"Feedback é uma crítica construtiva que se faz para outra pessoa acelerar seu
aprendizado, seu desenvolvimento", explica Sandra Betti, professora da Fundação
Dom Cabral e sócia-diretora da MBA Empresarial.
Após anos trabalhando na área de carreiras, Sandra chegou a uma conclusão: quem
recebe mais feedback tem mais chance de sucesso profissional. Sua percepção está
de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada há cerca de sete anos
junto a profissionais bem-sucedidos, que na época ocupavam cargos executivos em
grandes empresas, e pessoas desempregadas ou estagnadas.
Reações
Ela revelou uma característica comum aos bem-sucedidos: todos haviam recebido
muito feedback. No entanto, para usar o feedback a seu favor, é necessário ser
flexível. Sandra enumerou as reações possíveis dos profissionais, ao receber um
feedback. Observe:
- Raiva. "Quem é você para dizer isso? Você é muito pior que eu", pensa o
profissional;
- Mágoa. "E eu que sempre pensei que você fosse meu amigo", lamenta;
- Racionalização. "Eu faço isso porque a situação me obriga", conclui;
- Aceitação falsa. "É mesmo, você tem toda razão". No fundo, entretanto,
ele ainda acha que está certo;
- Aceitação plena. "Nunca tinha pensado nisso, vou refletir a respeito e
até gostaria que você falasse mais a respeito", diz ao superior;
Os segredos da carreira de sucesso
Para atingir o sucesso, é necessário saber receber feedback. Para tanto, Sandra
dá algumas dicas:
- Desarme-se: procure ter confiança em você mesmo e no seu
avaliador. Acredite e dê um voto em suas boas intenções;
- Respire: essa é uma sugestão simples, mas eficaz. Nossos corpos
são condicionados a reagir às situações estressantes como se essas fossem
agressões físicas. Os músculos ficam tensos. Respirar profunda e
completamente força nosso corpo a relaxar e permite que a mente fique mais
alerta;
- Mantenha o autocontrole: administre sua ansiedade, tenha
disposição para trocar idéias e tenha uma visão realista de si mesmo
(procure "enxergar" sua área cega;
- Ouça cuidadosamente: não interrompa e não rebata os argumentos de
imediato. Pense, processe, reflita e se questione. Não desestimule o
fornecedor do feedback;
- Faça perguntas para melhor clareza: peça detalhes, fatos e
exemplos específicos;
- Processe o feedback: reformule a mensagem com as suas próprias
palavras para que o outro perceba que você ouviu e entendeu;
- Reconheça os pontos válidos: concorde com o que é correto. Isso
não significa concordar com qualquer juízo de valor sobre você. Você pode
concordar que seus relatórios estão atrasados, sem, no entanto, concordar
que é irresponsável;
- Organize com calma o que você ouviu: é razoável, às vezes, pedir
ao fornecedor do feedback certo tempo para pensar no que foi dito e analisar
o fato. Não use esse tempo para evitar a questão, mas para efetivamente
aproveitar o feedback para reformular seu comportamento.
Tipos de feedback
Por fim, fique atento aos tipos de feedback existentes. O feedback
verdadeiro/afetivo é sempre bem-intencionado.
"Esta combinação é a ideal, embora ainda pouco freqüente. Aqui, as pessoas
trocam entre si mensagens autênticas, que visam o crescimento mútuo. Mesmo que o
feedback seja corretivo, ele será emitido e aceito, produzindo mudanças para
melhor. Este tipo de relação requer muita maturidade de ambas as partes e é
caracterizado pelo freqüente confronto de idéias e fatos", explica Sandra.
Já o feedback verdadeiro/destrutivo é verdadeiro, mas é motivado pela intenção
de destruir ou magoar o outro, deteriorando a relação.
"Aqui, raramente são dados feedbacks positivos, e o que predomina é a
agressividade mútua. É um dos tipos mais freqüentes de relação, pode ser
caracterizado pela agressão constante, tende a beirar a grosseria e a impedir a
formação de teambuilding".
O feedback nas relações paternalistas
O feedback falso/afetivo é típico de relações paternalistas. O componente
afetivo praticamente anula o compromisso com a verdade ou autenticidade.
"Neste tipo de feedback, uma das partes encara a outra como dependente, frágil e
incapaz de enfrentar a realidade. Os feedbacks dados são geralmente falsos,
evasivos, permeados de meias-verdades cuja finalidade é não diminuir o outro. A
simples omissão de feedbacks negativos é também freqüente neste caso".
O problema é que a fuga ao feedback, embora confortável, não leva ao crescimento
e amadurecimento das partes, e prejudica as empresas. É mantida uma relação num
mundo de "faz-de-conta". "É também um tipo muito freqüente de relação e pode ser
caracterizado pela contemporização", reflete ela.
O pior tipo
Por fim, o feedback falso/destrutivo constitui a pior das combinações, na qual o
conteúdo é deliberadamente falso, com a finalidade consciente de magoar,
diminuir, prejudicar ou destruir o outro.
"Informações fora de contexto, dissimulações, mentiras, calúnias e difamações
fazem parte do repertório de feedbacks falsos/destrutivos. Relacionamentos deste
tipo são dificilmente recuperáveis, e a única ação recomendável é a ruptura.
Assim como o feedback verdadeiro/destrutivo, caracteriza-se pela agressão, mas
esta tende a ser mais dissimulada, pela própria natureza falsa da relação",
completa.
|