Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Preparação de um orçamento 

Data: 17/09/2008

 
 

Quanto você pode gastar com comida por semana? Precisará trabalhar para pagar pelos livros e outras despesas? Um orçamento o ajudará a responder estas perguntas e é absolutamente essencial para administrar suas finanças pessoais. Todos precisam de um orçamento? Sim.

Desenvolva seu orçamento anotando seus gastos para saber para onde vai o seu dinheiro. Utilize seus gastos passados como um guia para avaliar seus hábitos de consumo. A partir daí, faça uma estimativa de quanto serão suas novas contas. Não esqueça de incluir gastos com lazer, roupa e outras categorias de gastos importantes. Inclua uma porcentagem para simplesmente economizar. Talvez você demore alguns meses para afinar o seu orçamento para que coincida com seus hábitos.

Agora prepare uma estimativa de suas receitas mensais. Não inclua as receitas potenciais - somente o dinheiro que receberá com certeza.

Verifique seus gastos e suas receitas. Sai mais dinheiro do que entra? Se for assim, você precisa reduzir os gastos. As contas de lazer são fáceis de reduzir, os custos fixos como os de serviços públicos e moradia são mais difíceis. Continue reduzindo até ter o suficiente para cobrir os gastos.

Pensando no seu planejamento, considere a possibilidade de arcar com os custos de um seguro. O que, num primeiro momento, pode lhe parecer “despesa”, lhe dará condições de garantir certo respaldo em determinadas situações, como o ressarcimento no caso do roubo do seu carro, ou a assistência no caso de um acidente onde você, involuntariamente, tenha causado certo prejuízo a alguém.


Morando fora de casa

É comum que muitos estudantes saiam da casa dos pais quando chegam ao ensino superior, pela localização da universidade ou apenas pela busca da independência. A nova moradia pode parecer emocionante no primeiro momento e até uma aventura, mas será na verdade um desastre se não for planejada com antecedência. Isto inclui a revisão de seu orçamento, e uma avaliação honesta de suas necessidades e desejos.
As opções serão muitas, você poderá morar com parentes ou amigos, viver em repúblicas ou ainda morar sozinho.

Seja qual for a sua escolha, você terá que se responsabilizar por suas despesas. Portanto, atenção! Alguns itens que podem parecer simples, como contas de telefone, por exemplo, acabam por sabotar os planos futuros.


Contas de telefone

Se você está morando longe da sua família e de seus amigos pela primeira vez, naturalmente o telefone se tornará um dos recursos mais importantes para você, e também um dos mais caros.

Por conta disso, determine o valor que você pode gastar com o aparelho e respeite este limite de consumo. Talvez sinta saudades da sua família e amigos, mas, se efetuar muitas ligações de longa distância, pode acabar sendo obrigado a voltar pra casa!

Existem maneiras mais práticas de reduzir a conta de telefone. Ligue para a sua operadora de longa distância e informe-se sobre o melhor plano de tarifas para o seu perfil, que depende de para quantas cidades você costuma ligar e do horário em que efetua suas chamadas. Se ligar para alguém durante o dia, na maioria dos planos telefônicos você estará pagando a tarifa mais alta.

Evite ligações para celulares e use e abuse das formas de comunicação via Internet, como e-mail e mensagens instantâneas. Existem até alguns softwares que permitem que você converse com outro internauta, como se estivesse em um telefone comum.


Livros

Livros universitários parecem ser cobrados por quilo - e pesam muitíssimo! Pesquise e avalie o custo dos livros novos e usados e inclua esses valores no seu orçamento. Pense no fato de que os usará por um longo período. Se o livro está relacionado com a sua carreira e você planeja usá-lo como referência mais tarde em sua vida, talvez faça sentido comprar um novo. A maioria dos livros, que depois do último dia de aula não são necessários, pode ser comprada de segunda mão diretamente de outros alunos ou na livraria da própria faculdade.

Comprar livros usados é como comprar fruta - cada um é diferente. Por isso, selecione com cuidado. Caso faça suas compras em um sebo, compre logo no começo do semestre para evitar ter à sua disposição somente livros em más condições.

Antes de ir a uma livraria, fale com amigos e vizinhos para ver se eles têm o livro que você precisa. Talvez seja melhor para ambos se você comprar diretamente deles. Certifique-se de que o livro seja o livro exato que precisa: confira com cuidado o título e a edição.

Você ainda pode dispor de informações diversas e gratuitas, acessando sites de bibliotecas online, como Biblioteca Virtual do Estudante ou sites especializados em assuntos estudantis, como Guia do Estudante.
 

Descontos para estudantes

Outra forma de adaptar o orçamento de acordo com as necessidades estudantis e sem deixar o lazer de fora é utilizar as carteiras de estudantes, onde os descontos são aplicados de acordo com o estabelecimento.



 
Referência: financaspraticas.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :