Carreira / Emprego - 11 dicas para melhorar o aproveitamento de um treinamento
O desenvolvimento dos profissionais é fator determinante, para que a
organização torne-se competitiva e sobreviva às exigências do mercado cada
vez mais competitivo. A seguir, listo algumas dicas que podem melhorar o de
aproveitamento do treinamento em sua empresa.
- O local escolhido para o treinamento deve passar a imagem de uma
instalação acadêmica.
- Se o treinamento ocorrer em um hotel, é preciso ter cuidado para que
aquele momento não pareça com uma oportunidade de lazer, de sair da rotina
da empresa.
- O facilitador deverá chegar antes dos treinandos.
- É fundamental que os equipamentos usados no treinamento como datashow,
sejam fixos, permanentes. Isso evitará que ocorram improvisos de última hora
possam comprometer o transcurso do evento.
- Tenha alguém para receber os treinandos, pois isso logo de início
mostrará que eles são esperados e farão parte do processo que será
realizado. As pessoas devem chegar ao local e perceber que participarão de
uma aprendizagem e não meramente verão uma "troca de cartões".
- Solicite que os treinandos cheguem ao local do treinamento, com
antecedência de uns 15 minutos, no mínimo. Isso permitirá que eles se
acomodem melhor, bebam água ou usem o banheiro com calma.
- Não forme turmas exageradas, acima de 30 participantes. Muitas pessoas
em um ambiente estimula a dispersão e o facilitador pode perder o controle
da situação.
- O facilitador deve dominar algumas técnicas acadêmicas. Isso permitirá
que o conteúdo seja melhor assimilado pelos participantes do treinamento.
- Recorra a trabalhos em grupo, atividades para serem resolvidas em casa e
estudos dirigidos. Estimule o pensamento, a criatividade dos treinandos.
- O local para o coffee break não deve ser na sala de aula, nem
em um ambiente de circulação de pessoas não participantes do treinamento.
- Ao término do treinamento, busque o feedback dos participantes.
Isso permitirá que você conheça os pontos fortes e os que precisam ser
melhorados em uma próxima oportunidade. Para isso, utilize questionários e
peça que os participantes respondam as questões e abra espaço para
observações.
Referência:
RH.com.br
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Autor:
Marco Antonio Lampoglia
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