Consumidor - Tendências de consumo: pessoas pagam mais para economizar tempo
Quem nunca passou em um mercadinho perto de casa e não comprou o primeiro
produto de que precisava, sem nem mesmo olhar a marca ou o preço, quando estava
com pressa? Esta ação, comum para quem tem a rotina agitada, mostra quem é o
novo consumidor: uma pessoa disposta a pagar mais para economizar tempo.
A afirmação faz parte da pesquisa Future Shapers, que será apresentada
pela diretora de planejamento da TNS InterScience, Karina Milar, em seminário no
dia 15 de maio. De acordo com a pesquisa, este consumidor ainda gosta de comprar
em lojas pequenas e especiais, onde a procura pelos produtos pode ser mais
rápida.
Consumidor informado
Apesar de comprar com pressa, este consumidor tem o hábito de se informar sobre
os produtos adquiridos, por meio de leitura de rótulos e embalagens e da
discussão de marcas e produtos com os demais. Além disso, esses consumidores
ainda influenciam pessoas quanto a compra de produtos.
Quantas vezes você já deixou de leva um produto para a casa por que era de uma
marca que não o agradava, mesmo sendo um lançamento e uma mercadoria mais
barata? Se a resposta for positiva, você segue as tendências apontadas pela
pesquisa, que mostram que outro fato que faz com que o consumidor pague mais é a
marca.
Hábitos de consumo
As empresas devem atentar a estes hábitos, principalmente porque eles indicam
onde elas devem investir para atingir seu público alvo: em produtos com mais
informação? Na exposição de mercadorias em supermercados? Em distribuição maior
em pequenos ou grandes estabelecimentos? Veja abaixo outros hábitos dos
"consumidores do futuro" apontados pelo estudo:
- Admira marcas que inovam e adquirem produtos e marcas recém lançados;
- Está atento a demonstrações de produtos, se esforça para encontrar
produtos genuínos e autênticos e os adaptam a sua realidade;
- Valoriza empresas que colaboram com a comunidade e analisam a ética da
empresa na hora da compra;
- Tem preocupação com a imagem refletida frente aos produtos comprados e
com relação ao meio ambiente.
|