O que o faz diferente dos outros? Você já parou para pensar que aos olhos dos
selecionadores, os candidatos são como produtos de uma mesma categoria, mas de
marcas diferentes, empilhados em prateleiras de supermercado, esperando para
serem comprados? Não que você seja um objeto, mas é uma unidade em meio a várias
parecidas, e ele precisa escolher a melhor.
O segredo está exatamente na palavra "parecidas". Apesar da infinidade de
marcas, apenas uma será a ideal para ele levar para a empresa. E a melhor das
notícias é que se você se conhecer bem como produto - considere aí, além da
qualidade interna, a embalagem e o efeito provocado nas pessoas -, poderá
convencer o selecionador de que é a melhor opção. Como? Descobrindo e avaliando
suas habilidades.
Veja o exemplo de Paula, Gerente de marketing de uma empresa de cosméticos
que após 3 anos de trabalho, foi demitida. Pensando sobre como encontrar uma
maneira de ser atraente para o mercado de trabalho, ela imaginou qual seria a
sensação dos selecionadores e gerentes diante da montanha de currículos que
recebem diariamente. "Como será que eles fazem suas escolhas? Quem eles
procuram? O que eu faço para que meu produto se destaque?", pensou a
profissional.
Embalagem
A sua imagem, assim como a do seu currículo, são o ponto de partida. Quando
desenvolvem produtos, as empresas procuram cuidar de sua aparência, e mais ainda
de sua embalagem, porque sabem que quanto mais práticas e bonitas elas forem,
mais saltarão aos olhos do consumidor. O mesmo vale para nós em relação ao
mercado de trabalho. Causar uma impressão agradável na outra pessoa, seja por
meio de um currículo bem formatado e escrito, seja por meio de uma aparência
discreta, é sinal de profissionalismo. Aposte nisso!
Conteúdo
As suas habilidades - o conteúdo da embalagem - são a parte mais importante
desse processo. Elas fazem de você um ser único, e se bem exploradas, auxiliam
no desenvolvimento profissional. As habilidades dividem-se em:
- Habilidades baseadas no conhecimento: referem-se à experiência e à
educação adquiridas
- Habilidades "portáteis": aquelas que você carrega consigo, esteja onde
estiver
- Habilidades pessoais: características que fazem de você o que você é
Pensando nisso, Paula resolveu relacionar suas habilidades, numa espécie de
treino de auto-conhecimento. Veja o resultado:
Experiência prévia (conhecimento)
- Conhecimentos de Marketing
- Capacidade de comunicação
- Gerência de Vendas
- Relação com a imprensa
- Marketing na Internet
- Desenvolvimento de produto
- Conhecimento de informática
Habilidades Portáteis
- Foco no cliente
- Comunicação
- Boa redação
- Organizada
- Habilidade de coordenação
- Líder de equipe
- Solução de problemas
- Gerência de projetos
- Habilidade com orçamentos e números
- Administração do Tempo
Habilidades Pessoais
- Pró-ativa
- Independente
- Amigável
- Aprendizado rápido
- Justa
- Boas atitudes
- Criativa
- Analítica
- Flexível
- Bem-humorada
Ao final, Paula espantou-se com a facilidade com que a lista foi elaborada.
Geralmente, temos dificuldade em nos definir, mas dividindo as habilidades, a
tarefa fica muito mais fácil. Tentar olhar tudo de uma só vez é complicado. Já
colocar as palavras no papel, analisando os aspectos separadamente, facilita a
definição das vantagens do "produto". Agora, Paula poderá usar a lista para
elaborar seu currículo, apontar seus pontos fortes durante a entrevista, e
também para avaliar o que pode melhorar, como se comporta no trabalho e o que
tem de melhor a oferecer.
As habilidades são a base da estratégia que o profissional pode usar para
conseguir um novo emprego. Elas são seu grande trunfo, e também o que mais
interessa aos selecionadores. Por isso, aproveite você também para se conhecer e
tirar bom proveito disso!