Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Colaborador valorizado: motivação em alta 

Data: 09/11/2009

 
 

"Olha filho, se você tirar boas notas na escola, eu compro o game que você tanto quer"; "Papai Noel só traz brinquedos para crianças que se comportam bem e obedecem aos pais"; "Passou no vestibular? Claro que merece um presente, escolha"; "Comprou seu primeiro carro? Isso merece uma comemoração". Em todas as fases da vida, seja na infância, na adolescência e até mesmo da quando se é adulto, inúmeras pessoas ouviram essas frases ou algo semelhante, que relacionam o recebimento de uma "premiação" graças à conquista.

No ambiente organizacional, de forma direta ou indireta, esse mesmo comportamento acompanha os profissionais. Afinal, quem não deseja ver sua dedicação reconhecida pelo gestor, pela organização em que atua? E quem imagina que o reconhecimento financeiro é o único foco almejado pelos colaboradores, é melhor atualizar-se com as tendências do mercado. Claro que contar com uma remuneração extra é sempre agradável, mas hoje as pessoas também valorizam outros mecanismos de reconhecimento que podem ser materializados através de ajuda de custo para uma graduação, uma especialização, um curso de línguas ou até mesmo uma viagem a um destino turístico badalado.

Atualmente, há organizações que adotam a meritocracia - um modelo de gestão em que cada profissional é recompensado mediante os seus méritos. Vale ressaltar que o termo "meritocracia", no âmbito da Ciência da Administração, tem sua origem atribuída a Max Weber, que no ano de 1904 criou a Teoria da Burocracia.

Mas como aplicar a meritocracia no dia-a-dia, quando uma liderança se vê frente a frente com dois profissionais que recebem a mesma remuneração e possuem iguais planos de benefícios? A situação complica-se mais ainda quando o gestor observa que o colaborador A, por exemplo, respeita o horário de expediente e cumpre os prazos na realização de suas atividades. Já o outro funcionário, o B, deixa a desejar em vários fatores, mas possui competências que podem ser desenvolvidas e acrescentarem um diferencial significativo ao negócio. Surge, então, uma questão: caso essa situação permaneça, o profissional A se manterá motivado por muito tempo ou, logo, buscará uma nova colocação no mercado? O dilema está no ar e precisa de uma solução.

Uma empresa que adotou a meritocracia na sua política de Gestão de Pessoas foi o Instituto Infnet - faculdade especializada em TI e Design Digital. O resultado culminou na criação do Prêmio Top Desempenho - iniciativa que tem como principal objetivo premiar os funcionários que se destacam em suas atividades. Todos os profissionais do corpo discente, docente e da área administrativa são beneficiados por essa ação.

A implantação da meritocracia no Instituto Infnet começou em 1998. Contudo, teve um salto significativo a partir da criação do programa de participação nos resultados em 2006. De acordo com Gabriela Simonaci, que atua no RH e Gestão Central do Infnet, a adoção dessa prática foi motivada pela necessidade de cumprir a missão de prover educação orientada ao mercado e de alto nível em TI e Design Digital.

"O nosso objetivo é dar as maiores notas aos melhores alunos, promover e premiar os melhores professores reconhecer e recompensar os membros do corpo técnico-administrativo com melhor desempenho nas suas funções. O reconhecimento de quem se empenha é fundamental para a motivação no dia-a-dia", complementa, ao lembrar que quando o programa de participação nos resultados começou não havia um conjunto de indicadores bem definido como existe hoje. Por essa razão, a participação dos gestores foi fundamental, para que a definição dos indicadores fosse alinhada às metas individuais.

O processo - A processo adotado pela instituição é todo coordenado pelo RH e Gestão Central , mas para garantir a sua aplicabilidade ao público-alvo, a meritocracia está presente nas diretrizes e nos procedimentos de todas as áreas da organização. Como se trata de um processo de mudança na cultura organizacional e como tal exige tempo e persistência para que seja absorvido pelas pessoas, a ação tornou-se uma iniciativa educativa.

Para isso, a empresa aplica, sobretudo, clareza nos critérios de avaliação. Os alunos sabem os critérios adotados pelo professor de cada módulo, por exemplo. Os mestres precisam entender de forma transparente o que significa ser um "bom professor" para a Coordenação Pedagógica do Infnet. Assim também, os colaboradores do corpo técnico-administrativo devem compreender, em detalhes, o que a organização espera deles e quais são os indicadores que medem tais metas, definindo, então, como será avaliado o desempenho ao final de cada período.

As metas do Prêmio Top Desempenho, fruto da meritocracia, são avaliadas em função de indicadores individuais que variam em decorrência das atividades de cada colaborador em uma escala de pontuação que varia de "um" a "cinco". Na apuração dos resultados destes indicadores, o colaborador deve ter desempenho individual mínimo de "três" para concorrer à premiação. Para completar este processo, os gestores preenchem uma avaliação do alinhamento dos colaboradores com os valores da instituição.

Benefícios - Para Tina Lírio, que atua no RH e Gestão Local, a meritocracia tem direcionado muitas ações do Infnet, em todas as áreas da instituição. No que diz respeito à área de Recursos Humanos, por exemplo, essa metodologia traz benefícios para as iniciativas de seleção e alocação de recursos, desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores.

Ela comenta que é interessante perceber como nas instituições a meritocracia é normalmente aceita na relação com os alunos e menos aceita na relação com professores e corpo técnico-administrativo. "Cada um de nós é bom em algo e somos mais felizes e realizados quando descobrimos aquilo em que somos melhores. Por que não funcionar exatamente assim também dentro das instituições?", indaga, ao acrescentar que esse entendimento é construído aos poucos, com a participação de todos.

Hoje, após alguns anos de exercício da meritocracia, já é possível notar no Instituto Infnet uma participação mais efetiva dos colaboradores na definição das metas de desempenho individual e nos eventos de premiação, por exemplo, quando as equipes se unem para torcer pelos companheiros que têm mais chance de vencer.

"Na realidade, utilizar os princípios da meritocracia é aplicar às instituições o aprendizado da vida real. Praticamente todos, quando crianças, a praticaram em suas brincadeiras. Por exemplo, ao formar times de futebol os melhores jogadores sempre eram escolhidos primeiro, enquanto os outros eram colocados em posições mais fáceis ou ficavam no banco de reservas. Os melhores se esforçavam para continuar assim, recebendo as recompensas e os outros davam o máximo para melhorar a qualidade do jogo ou descobriam outros interesses em que fossem mais capazes", cita Tina Lírio.

Premiações - Ao final do semestre, é realizado um evento onde são convidados todos os colaboradores e homenageados os vencedores do Prêmio Top Desempenho. Mas, para manter aumentar a expectativa e gerar mais emoção entre os concorrentes, nomes dos vencedores só são divulgados durante a realização da premiação. Os ganhadores recebem o troféu Prêmio Top Desempenho, mas as premiações variam a cada edição. Há colaboradores que já foram contemplados com viagens com direito a acompanhantes, acessórios para escritório e cestas de chocolates.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Patrícia Bispo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :