Haja paciência para escutar o que alguns chatos nos dizem! Falam pelos
cotovelos e, no fim, por mais que você esprema as palavras, não sobra nada. A
conseqüência grave dessa história toda é corrermos o risco de generalizar e nos
fecharmos para quase todos aqueles que desejam falar conosco.
Embora muita gente fale bastante sem dizer nada, nem todo mundo é assim. Na
verdade, o problema está também na outra ponta. A maioria efetivamente não sabe
escutar. Pesquisas recentes realizadas por Larry Barker apresentam resultados
impressionantes.
Segundo seus estudos, de maneira geral, usamos apenas 25% da nossa capacidade de
audição, e depois de dois meses, se a comunicação for de muito boa qualidade, do
total ouvido só 25% serão lembrados. Ou seja, além de ouvirmos mal, nossa
memória auditiva também não é lá uma maravilha.
Por isso se você quiser crescer, prosperar, ser vitorioso nas relações sociais e
na carreira profissional, vai precisar aprender a ouvir melhor. Veja como pode
ser simples aprimorar a habilidade de ouvir e descubra benefícios e vantagens
que irá obter.
Para alguns autores, há diferença entre ouvir e escutar. Ouvir é apenas uma
atividade biológica, que não exige maiores esforços do nosso cérebro, enquanto
que escutar pressupõe um trabalho intelectual, pois após ter ouvido, é preciso
interpretar, avaliar e reagir à mensagem.
Como nem entre esses estudiosos há consenso, pois o que para uns é ouvir, para
outros é escutar, e vice-versa, vamos desconsiderar essa polêmica.
Independentemente do termo empregado, para a nossa análise vamos levar em conta
a atividade da audição que põe o cérebro para funcionar e agir.
Por que temos dificuldade para escutar
Velocidade em descompasso - Diferentes estudos mostram que o nosso
pensamento trabalha numa velocidade quatro vezes mais rápido do que as palavras
transmitidas oralmente.
Por esse motivo, às vezes, temos dificuldade de concentração. A pessoa precisa
de um minuto inteiro para expressar o que podemos compreender em 15 segundos.
Sobram, portanto, 45 segundos para voar com o pensamento ocioso. Depois de algum
tempo, podemos ficar entediados e em muitas situações deixamos de escutar o que
estão falando.
Talvez essa diferença entre a velocidade do pensamento e das palavras ajude a
explicar também por que a maioria das pessoas sente muito mais prazer em falar
do que em ouvir.
Ouvidos interesseiros - Nossa audição é seletiva. De maneira geral,
prestamos atenção nas informações que favorecem a nossa causa e os nossos
interesses, e nos afastamos das mensagens que julgamos desfavoráveis aos nossos
anseios.
Prejulgamos e distorcemos - Quando ouvimos uma mensagem que contraria a
nossa forma de pensar, iniciamos um processo defensivo onde passamos,
mentalmente, a debater as idéias contrárias, criticando as informações já
transmitidas e procurando antecipar e resistir às novas mensagens.
O ambiente distrai - Todos os elementos e fatos que estão à nossa volta
podem interferir na concentração. O ranger das cadeiras, a temperatura, uma
pessoa tossindo, as máquinas que fazem barulho fora da sala podem desviar nossa
atenção.
Escutar dá trabalho - Já vimos que escutar exige uma atitude ativa,
concentração e esforço intelectual. Ocorre, entretanto, que a maioria de nós
prefere ouvir de maneira passiva, sem analisar ou interpretar o que está sendo
falado.
Por que escutar melhor
Agora que já vimos alguns dos motivos que nos levam a ouvir mal, vamos analisar
por que é importante escutar. Só o fato de saber que muito do que conhecemos foi
aprendido ouvindo as pessoas já justificaria mais dedicação para escutar melhor.
Pesquisa revelada por S. Moss e S. Tubbs revela como dividimos o tempo em que
passamos acordados -17% lendo, 16% falando, 14% escrevendo e 53% ouvindo. Não é
difícil deduzir as vantagens que obteríamos se aproveitássemos melhor todo esse
tempo desperdiçado.
A maneira como escutamos pode interferir de forma decisiva no sucesso
profissional e na qualidade do nosso relacionamento pessoal. As pessoas que têm
dificuldade para escutar apresentam baixa produtividade no trabalho e
dificuldade para se relacionar.
Se você tiver de se submeter a um processo de seleção de emprego, por exemplo, o
fato de saber escutar irá se constituir num importante diferencial para
perceber, de maneira correta, quais são as intenções da empresa e o que ela
espera de você.
Como escutar melhor
Para aprimorar a habilidade de escutar, dedique-se à prática de algumas
regrinhas muito simples e que dão excelente resultado:
Entenda antes de interpretar ou criticar - O primeiro passo para escutar
melhor é refrear a tendência de interpretar ou criticar uma mensagem, antes
mesmo que ela tenha sido concluída ou perfeitamente entendida.
Meça a sua compreensão - Pelo fato de termos, de maneira geral, uma
audição passiva, quase sempre não nos preocupamos em saber quanto do que ouvimos
efetivamente conseguimos lembrar. Um bom exercício para escutar melhor é
procurar lembrar quais as informações que ouviu e quanto da mensagem conseguiu
guardar.
Faça anotações - Um bom método para se concentrar nas informações que
ouve é fazendo anotações dos tópicos que julgar mais importantes. É evidente que
esse exercício deverá ser reservado para a participação em palestras, aulas e
reuniões.
Saia um pouco de si mesmo - De maneira geral, ficamos tão preocupados
conosco que acabamos nos esquecendo de que as outras pessoas necessitam ser
reconhecidas e consideradas. Por isso, para melhorar sua capacidade de escutar,
procure aceitar as pessoas como elas são e não como você gostaria que fossem.
Reconheça que existe a possibilidade de estar enganado em algumas opiniões e dê
um voto de confiança para a maneira de pensar dos outros. Prepare-se para se
empenhar nessa empreitada porque, com freqüência, poderá ficar tentado a
desistir e se voltar novamente para si mesmo.
Não interrompa - Quando alguém estiver falando tente não interromper. A
pessoa não irá ouvi-lo, pois ainda estará preocupada com o que teria a dizer. A
pessoa que ouve pode ser mais bem vista do que a que fala.