Vivemos hoje um buraco de execução. As pessoas não se entendem nem entre si,
nem com a empresa para qual trabalham. Se as pessoas não falam a mesma língua,
não conseguem fazer um trabalho decente. Esse é um dos principais motivos pelo
qual as empresas quebram.
É o que afirma Stephen Covey, autor de Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente
Eficazes. Compete a um novo tipo de líder conseguir unir a empresa, a equipe
em torno de um mesmo objetivo. Para isso, o líder deve desenvolver essas cinco
características:
1. Clareza – Muitas pessoas trabalham anos em empresas e não sabem
exatamente o que fazem ali. Qual é o seu papel no andamento da produção, do
funcionamento da companhia. Sem saber isso, também têm dificuldade de
compreender a meta do grupo a que pertence. Cabe ao líder explicitar as regras
para que todos as entendam. Algumas dicas:
- Faça com que a meta a ser trabalhada por sua equipe seja anunciada de várias
formas: verbalmente, por escrito, através de uma pequena reunião. Cada pessoa
responde diferentemente a um estímulo.
- Pergunte a eles qual é a missão da empresa. E opor que cada um deles está ali.
Ouça as respostas e tente encaixar cada uma com a meta em questão.
2. Compromisso – Nenhuma liderança é imposta. Para Covey, esse é um
princípio fundamental para o líder que deseja realizar seu trabalho com sucesso.
Ele não pode impor sua autoridade, deve exercer uma liderança natural e garantir
a concordância e apoio do grupo. Veja:
- Converse com todos, peça opiniões, sugestões. Não tenha medo de mudar seu
plano.
- Esteja certo de que todos em sua equipe aceitam a meta em questão em sua
totalidade.
3. Capacitação – A essa altura sua equipe já sabe o que fazer e está
comprometida com aquele projeto. É hora de ver se todos – inclusive você, o
líder – estão prontos para começar a trabalhar na meta. Ou seja, há algum
obstáculo para a realização de um trabalho eficiente? Algum problema que deve
ser decidido antes que o pessoal efetivamente comece o projeto? Reveja todos os
passos, para identificar possíveis problemas. Lógico que isso não vai eliminar
os imprevistos, mas vai facilitar – e muito – o seu trabalho e da sua equipe.
4. Responsabilidade – É hora de prestar contas. Não apenas a você, líder,
mas uns aos outros. Uma equipe alinhada e integrada a um objetivo deve estar em
constante comunicação uns com os outros – assim, correções na rota e constantes
melhorias no projeto acontecem naturalmente. Algumas dicas:
- Reveze o comando das reuniões de sua equipe. Dar voz ativa a todos é uma forma
garantida de aumentar a comunicação entre membros.
- Crie um espaço na semana onde sua equipe informe uns aos outros de seus
compromissos e avanços.
5. Sinergia – As melhores equipes esportivas funcionam na base do olhar:
um olha para o outro, e já se sabe que jogada fazer; os casais mais felizes
comunicam-se quase telepaticamente, há um acordo que acontece sem palavras,
apenas baseado no conhecimento um do outro. Com a sua equipe, é a mesma coisa.
Você precisa se certificar que eles sabem trabalhar juntos para atingir a meta.
Algumas dicas:
- Estimule a criação de sugestões para a melhoria do processo de trabalho.
- Não crie estações fixas de trabalho; as pessoas devem trabalhar junto com
aqueles que precisam falar naquele dia ou semana.