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Segurança - Comércio on-line exige cuidados contra software piratas 

Data: 12/10/2011

 
 
Já que boa parte do comércio na internet é irrestrito e autônomo, os consumidores devem ficar atentos ao comprar e usar software de vendedores desconhecidos. Softwares piratas também são arriscados, pois podem colocar em risco todo tipo de dados pessoais.

No caso dos programas adquiridos de maneira ilegal, a BSA (Business Software Alliance), organização que representa as indústrias de software comercial no mundo, alerta que consumidores desse tipo de produto têm muito a perder, por conta de altos custos de manutenção e por não terem direito a suporte técnico e atualizações de segurança.

Dicas para evitar golpes de softwares piratas
A BSA recomenda que o consumidor compre apenas de empresas originais, de distribuidores de renome ou outras fontes on-line que possuem itens de segurança. Esta atitude reduz as chances de se adquirir um produto pirata.

Atitudes como desconfiar dos sites e comparar preços também podem evitar problemas futuros. Se a compra for realizada no ambiente on-line, faça antes uma pesquisa de preços, observando os valores praticados no varejo. Confiar em seu instinto também é válido, se um produto está sendo vendido com um preço “bom demais para ser verdade”. A BSA alerta que, normalmente nesses casos, a pirataria se confirma.

É recomendável desconfiar de compilações de diversos programas de software de empresas diferentes em um só disco ou CD. Esse, de acordo com a BSA, é um caso clássico no qual o software está pirateado e alterado.

Observações que previnem problemas
Quando o consumidor possui um software original, é interessante sempre realizar as atualizações gratuitas desses produtos. As empresas frequentemente oferecem essas atualizações para cobrir falhas de segurança que não foram observadas inicialmente. Vale ainda instalar softwares antivírus e certificar que estão ativos.

A pesquisa sobre a idoneidade de uma empresa pode ser feita pela internet e pela identificação do selo de segurança. Por fim, sempre suspeite de produtos que não incluam provas de autenticidade, como discos originais, manuais, licenciamento, políticas de serviços e garantias.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
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