Já que boa parte do comércio na internet é irrestrito e autônomo, os
consumidores devem ficar atentos ao comprar e usar software de vendedores
desconhecidos. Softwares piratas também são arriscados, pois podem colocar em
risco todo tipo de dados pessoais.
No caso dos programas adquiridos de maneira ilegal, a BSA (Business Software
Alliance), organização que representa as indústrias de software comercial no
mundo, alerta que consumidores desse tipo de produto têm muito a perder, por
conta de altos custos de manutenção e por não terem direito a suporte técnico e
atualizações de segurança.
Dicas para evitar golpes de softwares piratas
A BSA recomenda que o consumidor compre apenas de empresas originais, de
distribuidores de renome ou outras fontes on-line que possuem itens de
segurança. Esta atitude reduz as chances de se adquirir um produto pirata.
Atitudes como desconfiar dos sites e comparar preços também podem evitar
problemas futuros. Se a compra for realizada no ambiente on-line, faça antes uma
pesquisa de preços, observando os valores praticados no varejo. Confiar em seu
instinto também é válido, se um produto está sendo vendido com um preço “bom
demais para ser verdade”. A BSA alerta que, normalmente nesses casos, a
pirataria se confirma.
É recomendável desconfiar de compilações de diversos programas de software de
empresas diferentes em um só disco ou CD. Esse, de acordo com a BSA, é um caso
clássico no qual o software está pirateado e alterado.
Observações que previnem problemas
Quando o consumidor possui um software original, é interessante sempre
realizar as atualizações gratuitas desses produtos. As empresas frequentemente
oferecem essas atualizações para cobrir falhas de segurança que não foram
observadas inicialmente. Vale ainda instalar softwares antivírus e certificar
que estão ativos.
A pesquisa sobre a idoneidade de uma empresa pode ser feita pela internet e
pela identificação do selo de segurança. Por fim, sempre suspeite de produtos
que não incluam provas de autenticidade, como discos originais, manuais,
licenciamento, políticas de serviços e garantias.