Negócios / Empreendedorismo - Como conquistar e manter clientes fiéis
Ter clientes satisfeitos é essencial em qualquer negócio bem-sucedido, mas
isso não é suficiente. É preciso ter clientes satisfeitos, fiéis e
multiplicadores, criando assim um vínculo sólido, duradouro e importantíssimo
para a sustentação do negócio.
Mas como conquistar clientes fiéis? Esta é uma resposta muito simples quando
temos um foco claro no cliente. Muitas empresas apostam na melhoria continuada
do produto, outras optam em oferecer planos de desconto e programas de benefício
com o intuito de reter sua carteira ativa e constante. Porém, nenhuma dessas
ações é significativamente expressiva a longo prazo, pois a minoria delas tem
foco nas necessidades reais do cliente e visam atender uma grande massa sem
nenhuma diferenciação.
Então, para fidelizar é necessário compreender a individualidade de cada um dos
clientes e, com base nessa definição, implantar sistemas personalizados; pois
existem clientes que buscam descontos, outros que buscam qualidade, há aqueles
que buscam rapidez e agilidade enquanto outros querem atenção pessoal e laços de
amizade.
Fica claro, portanto, que ações generalizadas não são a melhor solução. É
preciso ir além, surpreendendo seu cliente e oferecendo exatamente o que ele
deseja.
Veja abaixo alguns itens em que devemos refletir:
»Coloque o seu foco totalmente no cliente, pois ele é a sua razão de
existir.
»A qualidade do produto ou serviço será sempre a base para o
desenvolvimento da fidelidade, mas essa qualidade isolada não tem grande
serventia. Por exemplo: o produto é muito bom, mas o atendimento é ruim e a
entrega não é feita no prazo.
»Tenha claro quem é o seu cliente e o que ele deseja. Não crie produtos e
estratégias com base naquilo que suponha que ele queira.
»Fidelização não é uma palavra restrita a gerentes e vendedores, pois é
uma cultura que deve estar disseminada por toda a empresa.
»É muito mais fácil e barato manter clientes do que conquistar novos.
»Coloque sempre a estratégia na frente da qualidade. Agregar qualidade a
um produto ou serviço ruim é perda de tempo e dinheiro
Referência:
vendamais.com.br
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