Mesmo com as mudanças constantes no mundo moderno e o avanço da
tecnologia, para desenvolver sua carreira e manter amigos na vida pessoal, é
fundamental ser bem-educado.
Para ser bem-sucedido, conquistar e manter o sucesso tão desejado, é
imprescindível que tenhamos uma postura pessoal e profissional adequada.
Sendo bem-educado, conquistamos as pessoas ao nosso redor e estamos sempre com
"as portas abertas" em qualquer local.
Por mais que o mundo esteja evoluindo, acarretando mudanças de conceito a todo
momento, transformando as formas de conduta e procedimentos na vida do ser
humano, jamais sairão da moda e vocabulário de uma pessoa considerada "fina" e
elegante as seguintes frases:
Por favor
Com licença
Obrigado(a)
Desculpe-me
Estas frases, além de serem consideradas mágicas, não são sinônimo apenas de
pessoas educadas, mas também cultas!
Educação pode não valer nada, mas quando não usada pode custar muito.
A educação é o termômetro e o diferencial das pessoas que não só evoluem mas
também marcam presença nos relacionamentos interpessoais.
Devemos respeitar todos, e ser bem-educado é um dever de todo ser humano. Além
de abrir as portas sociais e conquistar pessoas, a educação garante respeito
mútuo e capacidade para garantir a solução de todos o problemas. Portanto,
lembre-se: da portaria à diretoria, dos subordinados aos líderes, dos
mais humildes aos mais importantes, independente da posição social ou
hierárquica: a educação caberá a todos.
Em uma organização, não há explicação nem justificativa para um chefe
mal-educado que, além de bloquear o potencial do funcionário, o tornará
insatisfeito e descontente no seu desempenho profissional, até mesmo pelo fato
de se sentir menosprezado como pessoa e ser humano.
O funcionário que é mal-educado poderá "denegrir" a imagem de toda a empresa, de
um patrimônio e de uma profissão, comprometendo sua integridade, envolvendo,
inclusive, os colegas de trabalho.
Vencem na vida e no mercado de trabalho as pessoas consideradas "qualificadas",
preparadas, esclarecidas, bem resolvidas consigo mesmas e com o semelhante, que
sabem lidar com as pessoas, e o segredo é exclusivamente este diferencial: sua
educação.
Educação não se vende em estabelecimentos comerciais; adquire-se e aproveita-se
ou não, de acordo com nossa evolução ou formação de nossa personalidade.
Educação é uma forte aliada do senso. Infelizmente, há pessoas que não possuem
nem uma nem o outro!
Conviver com uma pessoa mal-educada no dia-a-dia é desgastante. Para esta
situação, é necessário não somente equilíbrio como também muita paciência para
que no final tenhamos consciência de que agimos corretamente, fizemos nosso
papel social e
profissional com dignidade dentro dos nossos padrões convencionais neste
aprendizado contínuo.
Uma pessoa considerada educada trata todos os seres humanos com igualdade e
respeito, além de respeitar a si mesma, as leis da natureza e sociais.
Ser educado é você exercer sua cidadania.
Ser educado é você ser útil, prestativo, solidário, gentil e atencioso com as
pessoas.
Ser educado é você marcar presença seja pelo seu jeito carismático de ser como
também de encantar e tratar bem as pessoas.
Uma pessoa educada entra e sai dos lugares com dignidade e é capaz de deixar
boas recordações e até saudades.
Um cliente mal-educado será lembrado eternamente por suas atitudes,
procedimentos indelicados e falta de respeito com o profissional que destratou.
"Somos incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou bem, como também somos
incapazes de esquecer uma pessoa que nos tratou mal."
Marque presença, acumule pontos a seu favor, mesmo numa situação delicada, seja
ela humana ou técnica: mantenha classe, seja diferente, não dê como desculpas o
procedimento negativo alheio para "descer" no mesmo nível; sua educação será seu
troféu nesta maratona que enfrentamos a cada dia e que, para chegarmos na reta
final com dignidade e respeito, não podemos abandonar nem tampouco esquecer para
nos tornarmos vitoriosos, ocupando sempre o primeiro lugar no pódio.
Ser educado é:
Você sorrir
Saber agradecer
Tratar bem todas as pessoas
Cumprimentar
Respeitar-se acima de tudo
Manter um padrão qualitativo
Manter o equilíbrio
Colocar-se no lugar do outro para poder entendê-lo melhor
Reconhecer um erro e desculpar-se
Evoluir a cada dia sem esquecer suas origens
Ser humilde