As redes sociais já se consolidaram como ferramentas úteis para o
desenvolvimento das carreiras dos profissionais, tanto como meio para se
informar sobre uma determinada área, quanto para buscar oportunidades de emprego
ou mesmo anunciar que se está em busca de um. Mas será que a forma como os
profissionais mais seniores utilizam as redes não deveria ser diferente da dos
mais jovens?
A resposta é: depende. Segundo o executive coach e sócio da Phoenix
Consultoria, empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos,
Ricardo Porto, se o objetivo for divulgar o currículo na rede, não há restrição
entre as faixas etárias, mas se a intenção for mostrar que se está desempregado
e em busca de uma vaga, alguns aspectos devem ser considerados.
No caso dos jovens, sobretudo os recém-formados, não há muitas implicações ao
anunciar nas redes sociais que se está desempregado e em busca de uma
oportunidade, mesmo porque, pela faixa etária, é comum estar procurando emprego.
Assim, anunciar aos quatro cantos sua situação profissional pode ajudá-lo a
encontrar uma vaga.
No caso dos executivos, ou seja, aqueles que possuem uma carreira mais
extensa, Porto observa que a exposição nas redes sociais deve ser feita com uma
cautela maior. Na avaliação de Porto, colocar em todas as redes sociais que se
está desempregado e em busca de emprego pode dar uma ideia de desespero e acabar
desvalorizando o profissional.
Nesse sentido, já é comum observar que essa classe de profissional mostra-se
menos disposta a se expor do que os mais jovens. No entanto, a sugestão não é
deixar de se expor, mas sim fazer com certa cautela, ou seja, divulgando sua
situação e objetivos em poucos canais e para um núcleo de contatos mais
restrito.
Pensando com a lógica do selecionador
Por outro lado, a diretora da Right Management, empresa especializada em
desenvolvimento de carreira, Elaine Saad, sugere que os profissionais, ao
definir uma estratégia para encontrar novas oportunidades na rede, tentem pensar
com a lógica do selecionador.
Elaine explica que o objetivo dos selecionadores é encontrar um profissional
que possua o perfil definido pela empresa, assim, “quanto mais exposto, maiores
são as chances de ser encontrado”. A diretora não vê problemas em divulgar sua
situação profissional em todas as redes sociais, independente da faixa etária ou
posição, “as empresas estão preocupadas em achar o candidato certo e não se ele
se expõe muito ou pouco”, avalia.
Levando em consideração a imensidão da internet e a alta escassez de mão de
obra qualificada, que as empresa estão enfrentando ultimamente, a sugestão é se
mostrar. Elaine ainda pontua que o profissional tem que se sentir confortável
com o que faz e, se não se sentir a vontade com a alta exposição, não deve
fazer.
Por fim, tanto Elaine quanto Porto sugerem que os profissionais tenham uma
postura mais ativa do que passiva na rede, ou seja, vasculhando os sites atrás
das oportunidades, seja nos sites das empresas, nas redes sociais ou em sites de
vagas. Com a difusão da internet, empresas já usam a rede para encontrar
profissionais de todas as áreas e posições.