Carreira / Emprego - Iniciativa: como funcionário, você executa ou espera acontecer?
Não sabia que era para fazer! Ninguém me avisou sobre isso! Quantas vezes
você já disse frases como estas em seu trabalho? Analise-se com calma, antes de
se justificar tanto: esta é uma ótima forma de medir sua iniciativa.
A situação fica mais fácil de ser encarada se você for responsável pelo trabalho
de outras pessoas. Assim conseguirá se colocar no lugar do seu chefe, ao ouvir
tantas argumentações ao lhe cobrar algo. Não é horrível quando você sente que
seu subordinado não "interage"?
Pois bem: este é um dos principais fatores de "discórdia" entre empregados e
empregadores - a falta de iniciativa.
Não espere mandar fazer
A contratação de pessoas pró-ativas, que conseguem se antecipar a algumas
questões e, principalmente, dotadas de iniciativa, é o "sonho de consumo" de
todo empregador.
Sabe-se que a realidade das empresas, com estrutura bastante enxuta e
funcionários que exercem várias atividades numa mesma função, acaba dificultando
o treinamento dos mesmos.
Justamente por isso, torna-se praticamente impossível uma assistência
"personalizada". Portanto, o melhor é agir e não esperar apenas os fatos
acontecerem.
Encare sua realidade
Analise-se com calma. É claro que cada pessoa vive uma situação em seu trabalho,
e que o funcionário não pode ser penalizado por tudo o que acontece na empresa
onde atua.
Por esta razão, pense a respeito: você conhece bem a empresa onde trabalha? Tem
consciência da importância de seu trabalho? Depende da orientação de alguém para
realizar suas tarefas? Consegue se antecipar às situações, resolvendo
pendências, antes de ser cobrado por elas?
Pois bem, este é o ponto: antecipe-se, quando possível. Para isso, você deverá
ter segurança de suas atitudes e uma visão melhor do "todo": lembre-se que toda
ação reflete em algo. Você conhece bem os processos da empresa? Sabe por que o
seu trabalho é importante?
Conquiste seus direitos!
Fazer acontecer significa também batalhar por seu espaço, quando perceber que
algo não vai bem. Afinal, se você se mostra pró-ativo, executa bem suas tarefas
e ainda assim seu superior imediato não reconhece esta qualidade em você, é
preciso tomar uma atitude para reverter a situação.
Portanto, antecipe-se! Uma conversa franca com seu chefe pode ser um bom
caminho. Peça a ele que o avalie, e examine cada característica apontada com
atenção. Exponha sua opinião e apresente também seu ponto de vista. Sendo bem
conduzido, este diálogo poderá significar um ótimo aprendizado. Boa sorte!
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