Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aposentadoria - Mulheres precisam se preparar melhor para aposentadoria 

Data: 11/09/2008

 
 

Quando o assunto é aposentadoria, a situação das mulheres é mais preocupante do que a dos homens. De acordo com a pesquisa "O Futuro da Aposentadoria", realizada pelo HSBC, enquanto os grupos de renda mais alta e homens tendem a ter mais de uma fonte principal de renda depois que param de trabalhar, o grupo de mais baixa renda e mulheres tendem a depender de apenas uma fonte.

"O índice de pobreza entre mulheres na terceira idade é bastante grande, mesmo entre mulheres que durante toda a vida fizeram parte da classe média ou da classe alta", afirma a diretora-executiva do Bank Brasil, Sylvia Coutinho.

Para o diretor de seguros do banco no Brasil, Fernando Moreira, isso acontece porque as mulheres pensam em prover recursos para a família e em melhorar a educação dos filhos e esquecem de pensar nelas. "A maioria das mulheres só consegue pensar na família, algumas até sentem culpa se gastam o dinheiro que elas ganham em benefício próprio e não em coisas para a família. E elas esquecem que precisam pensar no futuro e planejar a aposentadoria", explica.

Preparação
Para Carlos Guerra, vice-presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a mulher precisa se conscientizar do que será sua terceira idade. "Elas precisam mudar o jeito de pensar. Há um consenso de que a mulher assume um ônus grande com a família e não se preocupa com sua aposentadoria e elas precisam pensar nisso, precisam mudar seu jeito de pensar", e completa: "Ela tem que ter em mente que pode faltar dinheiro na terceira idade e, por isso, um plano de previdência é uma ferramenta importante".

"Eu também aconselho que elas façam um plano de previdência para elas, individual, e que comecem a pensar nisso desde cedo, se possível até antes de casar e ter filhos, para que estejam bem preparadas para quando pararem de trabalhar", complementa Moreira.

Medo
A pesquisa revelou que grande parte dos brasileiros tem medo de depender dos outros na velhice e de não ter dinheiro suficiente.

"Durante muito tempo se falou que a situação era preocupante, porque o brasileiro não estava se preparando para a aposentadoria. A situação ainda preocupa e poucos já se preparam para o momento em que deixarem de trabalhar, no entanto, vivemos em um momento muito bom, porque as pessoas estão cada vez mais abertas para conversar sobre planejamento e, conseqüentemente, para começar a agir", afirma o diretor.

De acordo com o levantamento, entre os brasileiros de 50 a 59 anos, 79% têm medo de depender dos outros e 68% de não ter dinheiro suficiente na velhice. Já entre as pessoas com idade entre 60 e 69 anos, 73% disseram ter medo da dependência e 61%, da falta de dinheiro, enquanto entre os cidadãos de 70 a 79 anos os índices foram de 72% e 52%, respectivamente.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoViva a utopia nas empresas!
Economizar / PouparFérias baratas com a comida local
Carreira / EmpregoProfissional que trabalha como pessoa jurídica deve estar atento às obrigações
ImóveisConfira dicas para manter a casa segura durante longas viagens
Análise técnica (ações)Análise técnica: conheça o oscilador estocástico e como fazer a leitura de seus sinais
Investimentos / FundosO que a gestão de fundos NÃO é
ConsumidorÀ vista não é só dinheiro
Carreira / EmpregoConfira cinco passos que ajudam na implementação do coaching nas empresas
Investimentos / FundosFundos de investimento: qual o mais indicado para o seu perfil?
Dívidas / Endividado ?O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?