Como fazer a Análise de Mercado do seu Plano de Negócios
Há dois componentes do plano de negócios que se relacionam com o marketing
da organização: a Análise de Mercado e a Estratégia de Marketing. A Análise
de Mercado apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes,
seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o
mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o
ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo
ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo
perfil do consumidor. A definição do mercado leva em conta:
• Análise da Indústria/Setor
• Descrição do Segmento de Mercado
• Análise SWOT do produto/serviço
• Análise da Concorrência
1. Análise da Indústria/Setor
A análise da indústria deve apresentar as informações a respeito do
tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que sua organização
está inserida. Inicia-se com a coleta de informação do setor ao qual
pertence o produto/serviço. Essa informação é geralmente discriminada em
termos dos objetivos e pode estar relacionada com a estrutura da indústria e
do setor em termos estatísticos, práticas de marketing e o composto de
marketing. Essa informação pode ser usada para monitorar mudanças no setor e
aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos
específicos.
2. Descrição do Segmento de Mercado
Definido o setor em que atua e seu mercado geral, você também quer e
precisa saber identificar e clarificar quais porções particulares, ou
segmentos deste mercado são seu alvo. O segmento de mercado é definido a
partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade,
sexo, renda, profissão, família, personalidade etc) e outros fatores que
afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização
geográfica por exemplo. O mercado-alvo não é aquele que você gostaria: é
aquele que pode consumir o seu produto. Geralmente, para segmentar um
mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente
qualitativo mas também quantitativo do mesmo. Para uma análise inicial
procure responder às seguintes questões:
• Qual o market-share (participação de mercado) dentre os principais
concorrentes?
• Qual o potencial de mercado?
• O mercado encontra-se bem atendido?
• Quais as oportunidades para o seu produto/serviço obter uma maior
participação?
Um segmento de mercado é um conjunto de clientes que tem necessidades e
desejos em comum. Ao agrupar clientes semelhantes, você pode satisfazer suas
necessidades específicas de forma mais eficaz. Quanto mais recursos e opções
esses clientes demandam, mais razões você tem para dividi-los em grupos. A
figura 6 apresenta uma forma esquemática de como definir o segmento de
mercado para seu produto/serviço. Para isso, deve-se responder, basicamente,
às seguintes perguntas:
• Quem está comprando?
• O que está comprando?
• Por que está comprando?
Quem está Comprando?
Uma boa forma para se determinar quem está comprando seu produto ou
serviço, é conhecer seus hábitos e como eles vivem. Se seus clientes são
outras empresas, descubra como eles operam seu negócio. Pense em seus
clientes nos seguintes termos:
• Geografia (onde eles moram?). Ex.:
- País, Região, Estado, Cidade, Bairro etc.
- Qual a proximidade de seus vizinhos mais próximos?
- Qual é a temperatura da região onde vivem no verão?
- Quanto tempo levam para chegar ao aeroporto?
• Perfil (Como eles são?). Ex.:
- Pessoas: Idade, Sexo, Tamanho da Família, Educação, Ocupação, Renda,
Etnia, Nacionalidade, Religião etc.
- Empresas: Setor, Porte da Empresa, Número de Funcionários, Anos no
Negócio, Faturamento etc.
• Estilo de Vida (O que eles fazem?). Ex.:
- Pessoas: Passatempos, Hábitos ao assistir TV, Atividades sociais,
Afiliação a clubes, Preferências para férias etc.
- Empresas: Proteção do meio ambiente, Doações a eventos beneficentes,
Investimento no treinamento dos funcionários, Oferta de benefícios
aos funcionários, Promoção de funcionários da empresa etc.
• Personalidade (Como eles agem?) Pode-se classificar em cinco os tipos
básicos de personalidade:
- Inovadores (5% da população): Correm todos os riscos; Jovens e bem
educados; Familiarizados com novas idéias e tecnologias; Têm
computadores portáteis e estão conectados a redes; Informados por
fontes externas.
- Primeiros adeptos (10% da população): Líderes de opinião em suas
comunidades; Avaliadores cautelosos; Abertos a argumentos bem
justificados; Respeitados por seus companheiros etc.
- Maioria inicial (35% da população): Evitam riscos sempre que
possível; agem de forma deliberada; Não experimentam novos produtos,
a não ser que se tornem populares etc.
- Maioria tardia (35% da população): Céticos; Extremamente cautelosos;
Desapontados com outros produtos; Relutantes com novos produtos,
Respondem apenas à pressão de amigos etc.
- Retardatários (15% da população): Esperam até o último momento;
Esperam até os produtos ficarem desatualizados; Ainda hesitam! Etc.
O que está comprando?
Uma descrição de clientes baseada no que eles compram permite que você os
veja de uma perspectiva com a qual está bastante familiarizada: seus
próprios produtos e serviços. Depois de criar segmentos de mercado baseados
no que seus clientes compram, você pode abordar as necessidades de cada
grupo, modificando os seguintes aspectos de seu produto ou serviço.
- Características
- Embalagem
- Preço
- Opções de entrega
As características referem-se a todas as especificações de um produto ou
serviço. Quando você agrupa os clientes em função das características do
produto que eles procuram, descobre que os clientes têm muito em comum. Suas
semelhanças incluem:
- A freqüência com que usam o produto (pouco, moderadamente, muito)
- Sua habilidade em usar o produto (novatos, intermediários,
especialistas)
- O que eles fazem com o produto (lazer, educação, negócios)
- Que tipos de clientes são (consultores, revendedores, usuários)
A embalagem envolve muito mais do que caixa, o papel ou plástico. A
embalagem refere-se a tudo o que cerca a oferta de um produto, incluindo:
- Propaganda do produto (rádio, TV, revistas, cartazes, camisetas)
- Promoções (vendas nas lojas, cupons, desenhos)
- Marketing (resenhas em livros, campanhas telefônicas, endosso de
celebridades)
- Manutenção do produto (garantias, serviços de atendimento ao cliente,
centros de serviço)
Mais uma vez, é comum os segmentos de mercado identificados com base nos
critérios de embalagem refletirem atributos de clientes semelhantes aos
segmentos baseados em características do produto: freqüência de uso, nível
de sofisticação, aplicação do produto e tipo de usuário.
O preço de um tipo específico de produto ou serviço tende a criar
diferentes grupos de clientes. Os clientes que são sensíveis ao preço estão
em um segmento; os que estão dispostos a pagar por um certo nível de
qualidade estão em outro. Mas o preço não é o único fator financeiro que
pode levar a diferentes segmentos de mercado. Outros critérios incluem:
- Financiamento disponível
- Opções de leasing
- Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta
- Acordo de troca
A distribuição e a entrega determinam como os clientes recebem seu
produto ou serviço. Nesse caso, os segmentos de mercado baseiam-se em geral
em onde os clientes compram, por exemplo:
- Depósitos
- Centros de desconto
- Lojas de Departamento
- Butiques
- Catálogos
- Internet
Os segmentos de mercado baseados na entrega também podem considerar
outros critérios, como: disponibilidade total de horário (lojas de
conveniência); disponibilidade total de local (postos de gasolina);
disponibilidade garantida (vídeo locadoras); sensibilidade ao horário
(floricultura, pizzarias, frutas e vegetais).
Por que está comprando?
Quando se trata realmente de satisfazer as necessidades dos clientes a
longo prazo, você não pode se esquecer de fazer as seguintes perguntas:
- O que seus clientes estão procurando?
- O que consideram importante?
- O que os motiva?
- Qual é sua percepção das coisas?
- Como fazem suas escolhas?
Quando agrupa seus clientes usando as respostas a essas perguntas, você
cria segmentos de mercado baseados nos benefícios que os clientes estão
procurando. Como esses segmentos de mercado descrevem seus clientes a partir
do ponto de vista dos clientes, e não do seu, oferecem melhor oportunidade
para que você satisfaça as necessidades específicas de um grupo inteiro de
clientes.
3. Análise SWOT do Produto/Serviço
Avalie os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes em
relação ao seu produto/serviço. Dessa maneira, será mais fácil para você
tentar tornar os pontos fracos deles em oportunidades e melhorar seu
produto/serviço de maneira a tentar eliminar as ameaças dos concorrentes e
os riscos envolvidos. Resumindo, faça uma análise SWOT do seu
produto/serviço.
4. Análise da Concorrência
A concorrência deve ser avaliada em relação a produtos/serviços e à
organização (nesse caso, sua análise já ocorreu na etapa de planejamento
estratégico). De que maneira o produto ou serviço pode ser comparado ao do
concorrente? De que maneira ele está organizado? Ele pode tomar decisões
mais rápidas do que você? Ele responde rapidamente a mudanças? Tem uma
equipe gerencial eficiente? A concorrência é líder ou seguidor no mercado?
Eles poderão vir a ser os seus concorrentes no futuro? Consulte a seguinte
lista de perguntas sobre a concorrência:
• Produto ou serviço
- De que maneira é definido um produto ou serviço competitivo?
- Como ele se parece com o seu e com os outros?
- De que maneira ele é diferente do seu e dos outros?
- A concorrência é especialista ou oferece variedade?
- Quais características do seu produto ou serviço satisfazem seu
mercado alvo?
- Quais pontos fracos e fortes da concorrência você pode explorar?
- Em que estágio tecnológico você se encontra em relação à
concorrência?
- Quanto inovador você é? Comparado à concorrência você se ajusta
rapidamente às mudanças tecnológicas?
- Que imagem o consumidor associa à concorrência?
• Preço
- Qual é a estratégia de preço do concorrente?
- Como é seu preço em relação ao do concorrente?
- Que margens de lucro o concorrente pratica?
• Praça
- Onde está localizado o concorrente?
- Como é sua localização em relação à dele?
- Ele tem espaço para crescer?
• Promoção
- De que maneira a concorrência faz a propaganda?
- Quanto eles gastam em propaganda?
- Qual a mensagem?
- A propaganda da concorrência é efetiva?
• Gerenciamento
- Como é a equipe gerencial do concorrente?
- Qual é seu conhecimento e sua competência?
- Que políticas de recrutamento eles utilizam?
- Eles oferecem treinamento ao seu pessoal?
- Qual a política de salários?
• Finanças
- O negócio do concorrente é lucrativo?
- Qual o faturamento; com que volumes de venda; com que participação
de mercado?
- Eles investem em P&D?
- Qual a estrutura de capital deles? E o fluxo de caixa?