Que atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas ao fazer o currículo. Onde
colocar aquele curso de aperfeiçoamento? É preciso listar tudo o que eu já fiz
profissionalmente? Devo mencionar se passei um período sabático no exterior?
Regra geral, todo mundo titubeia na hora de elaborar esse cartão de visitas
profissional.O currículo deve ser tratado como uma peça de marketing. Precisa
ser claro e objetivo. Nada de enfeites, fotos, textos ou cartas de apresentação
anexadas.
'O objetivo é atrair a atenção do recrutador e conseguir uma entrevista', diz
Carlos Diz, ex-headhunter, que hoje comanda o Instituto de Liderança Executiva,
com sede no Rio de Janeiro, especializado no desenvolvimento de executivos. O
currículo favorito do mercado é o cronológico, em que são apresentados os dados
pessoais e as empresas empregadoras, da mais recente à mais antiga. Pensar seu
currículo e mantê-lo atualizado é importantíssimo mesmo para quem está bem
empregado. Com o tempo, os padrões mudam há 20 anos, por exemplo, os currículos
traziam informações detalhadas sobre a formação do profissional, desde o Ensino
Fundamental, o número de todos os documentos pessoais e até o motivo de saída de
cada empresa. Nada disso é necessário hoje em dia. Atualmente, o
currículo-padrão tem duas páginas só pense na terceira se tiver uma longa e
excelente carreira! Pedimos ao presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri, para
nos ajudar a confeccionar o currículo perfeito. Marcelo fundou a Curriculum,
empresa com escritório em São Paulo, especializada no recrutamento online, em
2000. Hoje, seu site hospeda mais de 2 milhões de currículos. De julho a
dezembro do ano passado, a Curriculum recolocou 51 313 profissionais, 82% deles
para cargos acima do nível de supervisão.
CUIDADO COM OS DETALHES
Alguns macetes, observa Marcelo, podem ajudá-lo a atrair a atenção do
selecionador. Prefira os verbos de ação para expressar suas experiências. Por
exemplo: administrei uma equipe, planejei a distribuição. Se enviar seu
currículo pelo correio, cheque a grafia correta do nome da empresa e da pessoa
que irá recebê-lo. E o encaminhe em um envelope grande, que abrigue o documento
sem dobras. A seguir, veja o que fazer e o que não fazer ao escrever seu
currículo.
O QUE NÃO FAZER
* A maioria dos currículos peca pelo excesso. Não adote um layout rebuscado e
poluído.
* Jamais minta. Ser desmascarado fará com que você perca a vaga e nunca mais
seja chamado pela empresa. Segundo as grandes empresas de recolocação, como
Mariaca e Fesa, ambas com sede em São Paulo, entre 10% e 20% dos currículos
apresentados pelos executivos contêm alguma inverdade sobre a trajetória
profissional ou uma competência específica (conhecimento em mandarim, por
exemplo).
* Evite mandar fotos, a não ser que o processo de seleção exija.
* Também não é necessário citar referências. Ninguém quer saber nome e telefone
dos seus ex-chefes. Esse tipo de informação, que já foi usada, não é mais aceita
como garantia. Deixe para passar esses dados se o recrutador os solicitar.
* A menos que seja claramente exigido pela empresa, não informe sua pretensão
salarial.
O QUE FAZER
Cabeçalho - Aqui você deve se apresentar. Coloque seu nome, endereço,
e-mail, telefones de contato, nacionalidade e estado civil. Se tiver registro
profissional, mencione-o: OAB, CRM, Crea.
Resultados obtidos - Cite exemplos: aumento de 30% no faturamento da
companhia, depois de ações de pré-venda.
Formação - Comece pelo curso mais recente, até chegar à graduação. Aqui,
cite também doutorado, mestrado, MBA.
Experiência profissional - Cite as principais ações desenvolvidas, sem
especificar as empresas por onde passou.
Viagens - Descreva as experiências significativas para a sua vida
profissional.
Idioma - Deixe claro seu nível de fluência e não superestime seus
conhecimentos.
Conhecimentos de tecnologia e informática - Liste os sistemas
operacionais que domina. Destaque certificações obtidas para programas
específicos.
Todas as informações acima devem ser resumidas na primeira página. Após
concluí-la, passe para a segunda. Nela, você deve listar:
- Histórico profissional - Coloque em uma linha, em negrito, o nome da
empresa e o período em que esteve por lá. Logo abaixo, liste seus cargos
começando pelo mais recente ou atual e informe o tempo em que permaneceu na
função.
- Cursos complementares - Cite todos os que sejam relevantes para o cargo
que você aspira, fazendo uma rápida descrição do conteúdo do curso.