Tanto para quem ingressa em seu primeiro emprego, quanto para quem está neste
caminho há mais tempo, existem na vida profissional algumas regras bastante
claras de "sobrevivência".
O motivo é simples: é fundamental o ajuste entre você e a empresa na qual
trabalha. As funções que você exerce devem estar em linha com o que a empresa
realmente necessita e espera do seu trabalho. Neste "casamento", um fator
decisivo para o sucesso é a postura profissional.
Parceira da educação
Embora pareça óbvio, muitas pessoas deixam de dedicar sua atenção a este quesito
praticamente obrigatório, o que as leva, inclusive, à perda do emprego.
Pode-se dizer que a postura profissional é parceira da boa educação que
recebemos desde cedo: ou seja, quando ouvimos a orientação de respeitar os
demais, saber se comportar em público, honrar compromissos e prezar pela
organização nem imaginamos o quanto isso será empregado ao longo da nossa vida.
Preste atenção à sua volta, onde você trabalha. Existe sempre alguém mais
despreocupado, sem ligar muito para o que fala, pouco comprometido com a
disciplina e com as regras da empresa. Pode ter certeza que esta pessoa, mais
cedo ou mais tarde, terá seu crescimento prejudicado justamente por esta
postura, ou então será "convidada" a se enquadrar ao perfil esperado. Afinal,
como a empresa poderá lhe confiar novas tarefas, ou até mesmo a liderança de um
grupo, se age desta forma?
Vale deixar claro que não se prega aqui a bajulação, a conquista de um lugar ao
sol a qualquer preço. Não é isso. O objetivo é lembrá-lo que, como em qualquer
ambiente, existem regras a serem cumpridas, metas e uma política interna da qual
você faz parte. Por isso, sua adaptação é mais do que esperada. Afinal, você foi
contratado para isso.
Autocrítica e interesse
Caso você se questione sempre sobre suas atitudes e tenha uma boa dose de
autocrítica, dificilmente terá problemas com relação a sua postura profissional.
A preocupação constante em melhorar é ponto mais do que positivo neste caminho.
Outro item importante é o seu interesse, não só pelo que faz, mas pela atividade
desenvolvida na empresa. Deve-se olhá-la como um todo e sentir-se comprometido
com sua filosofia, com a forma de trabalho adotada.
Lembre-se que você é o maior responsável pelo seu crescimento profissional.
Portanto, faça com que ele aconteça!